Cadastro de Cursos - Aba Básico
Na tela de cadastro de curso, deve-se realizar as configurações da aba Básico. Abaixo, seguem as orientações de configurações:
Campos para preenchimento:
Tipo de curso: neste campo, deve-se informar qual será o tipo de curso, com base no subnível de ensino cadastrado.
Subnível Colégio: neste subnível, é possível optar entre os tipos de curso abaixo, conforme cadastrado em Tipos de curso:
- Educação Básica;
- Cursos Técnicos;
- Centro de Idiomas;
- Atividades de Extensão.
Subnível Graduação: neste subnível, é possível optar entre os tipos de curso abaixo, conforme cadastrado em Tipos de curso:
- Bacharelado;
- Licenciatura;
- 2ª licenciatura;
- Formação pedagógica.
Formato do curso: o usuário poderá escolher entre duas formas diferentes de oferecer as disciplinas que serão lecionadas no curso:
- Disciplinas por grade curricular: Quando esta opção estiver selecionada, o curso oferecerá as disciplinas de acordo com a grade curricular, exigindo a conclusão de todas as disciplinas da grade para a conclusão do curso;
- Disciplinas por turma: Quando esta opção estiver selecionada, o curso não terá grade curricular. As disciplinas serão oferecidas dentro de uma turma e será exigida apenas a conclusão das disciplinas da turma para a conclusão do curso.
- Se a opção selecionada for “Disciplinas por turma”, o sistema habilitará o campo “Número de fases”. Neste campo, deve ser informado o número de fases que o curso terá, quando o curso não possui grade curricular.
Plano de ensino padrão: pode-se definir um plano de ensino padrão a ser utilizado no curso cadastrado.
Área de conhecimento: pode-se vincular uma área de conhecimento ao curso. As áreas de conhecimento são cadastradas no módulo Comum, menu Áreas de Conhecimento.
Nomenclatura das fases: pode-se informar qual será a nomenclatura das fases utilizadas no curso cadastrado. As opções disponíveis são:
- Fase;
- Série;
- Ano;
- Etapa;
- Período;
- Módulo.
Habilitação: pode-se informar a habilitação do curso. A Habilitação de um curso é uma especificação de conteúdo associada a uma determinada modalidade de um curso de graduação, composta de um conjunto de disciplinas que podem ser obrigatórios e optativos.
Título conferido: quando este campo for selecionado com a opção “Outros”, serão habilitados as opções de “Titulação - gênero feminino” e “titulação gênero masculino”, para que a instituição personalize a opção desejada.
Titulação - gênero masculino e Titulação - gênero feminino: tem por finalidade atender a lei nº 12.605/12, que determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas. Esta titulação será exibida no diploma do aluno (RVDD) e também no arquivo XML.
Possui estágio?: este parâmetro deve ser marcado caso sejam obrigatórias horas de estágio para a conclusão do curso.
Utiliza disciplina de estágio: este parâmetro deve ser marcado caso seja obrigatório ter uma disciplina do tipo “estágio” no cadastro de disciplinas do curso. A configuração de disciplinas para estágio está descrita no item “Registro de estágio” deste manual.
Possui trabalho final?: este parâmetro deve ser marcado caso seja obrigatória a elaboração/apresentação de um trabalho final para a conclusão do curso.
Tipo do trabalho final: deve-se selecionar o tipo de trabalho final que será exigido do aluno, tendo as seguintes opções disponíveis: Monografia, TCC, Artigo, Dissertação, Tese, Linha de pesquisa, Outro, Iniciação científica, Estágio, Estágio monografia, Qualificação, Projeto aplicado.
Utiliza disciplinas para trabalho final: este parâmetro deve ser marcado caso no cadastro de disciplinas do curso seja obrigatório ter uma disciplina do tipo “Trabalho Final” vinculada ao curso. A configuração de disciplinas de “Trabalho Final” pode ser vista no item “Registro de TCC” deste manual.
Livro de expedição: pode-se informar em qual livro de expedição ficarão registrados os certificados dos alunos que se formarão no curso que será cadastrado.
Livro de registro de certificado: pode-se informar em qual livro de registro de certificados ficarão registrados os certificados dos alunos que se formarão no curso que será cadastrado.
Próximo curso: pode-se informar qual o próximo curso que deverá sequenciar o curso atual.
Número de lista: neste campo, deve-se definir se o sistema criará uma lista de chamada para cada disciplina ou se o sistema criará uma lista de chamada para a turma. Ao selecionar uma das opções, serão respeitadas as regras abaixo:
- Disciplina: se esta opção estiver selecionada, o sistema criará uma lista de chamada para cada disciplina. Exemplo: O aluno João pode ser o número 14 (quatorze) da disciplina de fundamentos matemáticos e o número 16 (dezesseis) da disciplina de engenharia de software. Este tipo de lista de chama é mais comum em cursos de nível superior.
- Turma: Se esta opção estiver selecionada, o sistema criará uma lista de chamada para a turma como um todo. Exemplo: O aluno João será o número 14 (quatorze) em todas as disciplinas da turma. Esta opção é mais comum em cursos de ensino fundamental e médio.
Aluno em dependência: define se os alunos com dependência serão ordenados normalmente na lista de chamada, ou se ficarão no final da lista de chamada.
Tipo de prazo para conclusão do curso: o usuário deverá selecionar uma entre duas maneiras diferentes que o sistema oferece para a contabilização do tempo que o aluno possui para concluir o seu curso sem ser jubilado, sendo elas:
- Período Letivo: ao selecionar esta opção, o cálculo será realizado de acordo com o regime acadêmico adotado pela instituição. Se a instituição adota o regime acadêmico semestral, a cada semestre, tem-se um novo período letivo. Se a instituição adota o regime acadêmico anual, a cada ano, tem-se um novo período letivo. O cadastro de períodos letivos deve ser realizado no módulo acadêmico > Períodos Letivos > Botão F7-Novo.
- Se a opção selecionada no campo “Tipo de prazo para conclusão do curso” for “Período Letivo”, o sistema exibirá os campos: “Períodos para conclusão do curso (Max)”, “Períodos de prorrogação (Max)” e “Períodos por solicitação (Max)”.
- Períodos para conclusão do curso (Max): neste campo, pode-se informar o número de períodos letivos que o aluno terá para concluir toda a grade do curso. Por exemplo, se neste campo estiver preenchido o número 20 (vinte) e cada período letivo da instituição representar um semestre, o aluno terá 20 (vinte) semestres para a conclusão do curso.\
- Períodos de prorrogação (Max): neste campo, deve-se informar o número máximo de períodos letivos adicionais que o aluno poderá solicitar à instituição caso o aluno não consiga concluir o seu curso no tempo programado (Períodos para conclusão do curso (Max)). Usando o exemplo anterior onde cada período letivo representa um semestre, se este campo for preenchido pelo usuário com o número 4 (quatro), o aluno poderá solicitar até quatro semestres extras para concluir o seu curso sem ser jubilado.
- Períodos por solicitação (Max): neste campo, deve-se informar o número de períodos letivos que o aluno poderá solicitar prorrogação, de uma única vez. Ainda conforme o exemplo, se o usuário preencher este campo com o número 2 (dois), o aluno poderá fazer duas solicitações de dois períodos letivos, ou poderá fazer quatro solicitações de um período letivo cada, ou ainda, uma solicitação de três períodos letivos e uma solicitação de um período letivo, desde que a soma de todos os períodos letivos prorrogados não ultrapasse o valor preenchido no campo “Períodos de prorrogação (Max)”.
- Meses: ao selecionar esta opção, o cálculo será realizado pelos meses que o aluno levará para concluir o curso. Este tipo de cálculo de prazo normalmente é utilizado para cursos de pós-graduação.
- Se a opção selecionada no campo “Tipo de prazo para conclusão do curso” for “Meses”, no lugar dos campos “Períodos para conclusão do curso (Max)”, “Períodos de prorrogação (Max)” e “Períodos por solicitação (Max)”, o sistema exibirá os campos “Meses para conclusão do curso (Max)”, “Dias de prorrogação (Max)” e “Dias por solicitação (Max)”.
- Meses para conclusão do curso (Max): neste campo, pode-se informar o número de meses que o aluno levará para concluir o seu curso, da mesma forma que a opção Períodos para conclusão do curso (Max). Por exemplo, se neste campo estiver informado o número 18 (dezoito), o aluno terá dezoito meses para concluir o seu curso.
- Dias de prorrogação (Max): neste campo, pode-se informar o número máximo de dias adicionais que o aluno poderá solicitar à instituição, caso o aluno não consiga concluir o seu curso no tempo programado (Meses para conclusão do curso (Max)). Utilizando o exemplo onde o aluno tem dezoito meses para concluir o seu curso, se o campo “Dias de prorrogação (Max)” for preenchida pelo usuário com o número 40 (quarenta), o aluno poderá solicitar até quarenta dias extras para concluir o seu curso sem ser jubilado.
- Dias por solicitação (Max): neste campo, deve-se informar a quantidade de dias de prorrogação que o aluno poderá solicitar de uma única vez. Ainda conforme o exemplo, se o usuário preencher este campo com o número 20 (vinte), o aluno poderá fazer duas solicitações de vinte dias cada, ou poderá fazer quatro solicitações de dez dias cada, ou ainda, uma solicitação de trinta dias e uma solicitação de dez dias, desde que a soma de todos os dias prorrogados não ultrapasse o valor preenchido no campo “Dias de prorrogação (Max)”.
Cód. do agrupador: o usuário poderá informar um código no qual o sistema utilizará na montagem de parte do código de matrícula do aluno, de acordo com a regra cadastrada na tela de Regra de Matrícula > Campo “Expressão de registro acadêmico” (código do aluno no curso).
Formação acadêmica: neste campo, pode-se informar a formação acadêmica dos alunos ao concluírem o curso.
Paga horas/aula para professores: este parâmetro deve ser marcado caso a instituição utilize o módulo Docente. Neste módulo, são calculados os valores a pagar dos professores que possuem vínculo com este curso.
Paga coordenação do professor: este parâmetro deve ser marcado caso a instituição remunere o professor por este exrcer a coordenação do curso.
Ato regulatório por unidade: por padrão, este parâmetro virá habilitado. Quando habilitado, os atos regulatórios devem ser informados na tela de Informações do curso por unidade, disponível no link inteligente, localizado na parte superior da tela de cadastro de cursos. Quando desabilitado, os atos regulatórios devem ser informados na tela de Atos regulatórios do curso, localizado na parte superior da tela de cadastro de cursos.
Dúvida: Utilizo atos regulatórios Por unidade e desejo reaproveitar a informações em Atos por curso, é possível?
Sim, é possível. Aos clientes que desejarem tornar seus atos regulatórios únicos por curso e não mais por unidade, deve-se executar manualmente os scripts abaixo antes de DESMARCAR o parâmetro “Ato regulatório por unidade”.
Abaixo, seguem os scripts que poderão auxiliar na unificação para um único curso ou para todos os cursos em lote:
- Script manual para unificação de atos regulatórios - MSSQL - Para clientes que usam banco de dados do tipo MSSQL.
- Script manual para unificação de atos regulatórios - ORACLE- Para clientes que usam banco de dados do tipo ORACLE.
Cadastra informações do censo por curso/unidade: ao marcar este parâmetro, será habilitada a Aba Censo, e nela, devem ser configuradas as informações da exportação para o Censo.
Utiliza Itinerários formativos: este parâmetro deve ser habilitado quando o curso for Ensino Médio.
Pessoa responsável pela validação no processo de aproveitamento de Atividade Complementar: A pessoa cadastrada neste campo, irá como o professor das disciplinas com componente curricular Atividade complementar.
Pessoa responsável pela validação no processo de validação de disciplinas de Transferência externa: A pessoa cadastrada neste campo, irá como o professor das disciplinas validadas por transferência externa que não tiveram professor vinculado à elas.
Observação: neste campo, pode-se inserir informações adicionais referentes ao curso cadastrado.
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