Processo agendado para envio de E-mail

O sistema permite automatizar o envio de e-mails para diversas finalidades, como por exemplo: Envio de e-mail para aniversariantes, envio de e-mail de cobrança, entre outros.

Para realizar o cadastro de processo agendado de envio de e-mail, deve-se seguir os passos abaixo:

No menu inicial, deve-se acessar a opção Processo:



Ao clicar na opção de menu, serão listados todos os processos já configurados:



Para configurar um novo processo, deve-se clicar no botão F7-Novo, e então, realizar as configurações em todas as abas do cadastro, conforme orientações a seguir:

Aba Geral

Na aba Geral, é necessário realizar algumas parametrizações:



Código: o código será gerado automaticamente toda vez que realizar um cadastro.
Tipo: campo de informação para escolha do tipo de envio (E-mail, SMS, Batch ou Notificação). Neste caso, deve-se informar que o tipo do processo será E-mail.
Configuração: deve-se informar a configuração que contenha a conexão com o banco de dados do sistema. Acesse a documentação Configuração inicial do agendador para saber como configurar.
Tipo de database: deve-se informar em qual banco de dados este processo será executado, se será em MSSQL Server, Oracle ou em ambos. Observação: embora o sistema consiga interpretar ambos os bancos, deve-se ter cuidado com a sintaxe.
Ativo: se marcado, o processo estará em funcionamento e será executado conforme agendamento. Se desmarcado, ficará inativo, não executando mais nenhum processo.
Grupo de unidade: neste filtro, pode-se atribuir o processo somente a um grupo de unidade.
Unidade: neste filtro, pode-se atribuir o processo somente a uma unidade.
Título: deve-se definir um título para o processo. É interessante informar um título simples e objetivo, para que o processo seja encontrado facilmente.
Descrição: pode-se informar uma descrição/resumo da funcionalidade do processo.
Agrupa resultados da consulta por destinatário: se marcado, retornará uma lista em que cada destinatário possui um agrupamento de registros. Sendo assim, no caso de um informativo de parcelas vencidas, por exemplo, será enviado apenas um e-mail por destinatário contendo todas as parcelas vencidas do mesmo, de modo agrupado.
Consulta (select) para definir campos utilizados no processo: poderá informar uma consulta (select) para filtrar determinadas informações, e posteriormente, enviar e-mails aos destinatários apresentados no resultado da consulta, conforme exemplo abaixo:

Envia e-mail somente se a query retornar valor: ao marcar este parâmetro, permitirá o envio de e-mail apenas se a consulta retornar algum valor.
Ajuda: neste campo, poderá informar uma ajuda para o usuário que acessar o processo.

Aba E-mail

Na aba E-mail, é necessário realizar algumas parametrizações:



Assunto: deve-se informar o assunto do e-mail que será enviado.
Destinatário: deve-se informar o destinatário para o envio de e-mail. Para enviar e-mail apenas para as pessoas retornadas na consulta (configurado na aba Geral), basta informar o campo curinga #EMAIL ou #NomeCampoEmail.
Conteúdo do e-mail: deve-se informar o conteúdo do e-mail que será enviado. Pode ser criado qualquer conteúdo textual ou no formato de HTML. Podem ser criadas listas no formato HTML. Abaixo, um exemplo de script para popular de forma correta a tabela no formato HTML.

#set ($i = 0)
<TABLE border="1" STYLE="width: 100%">
   <tr align='center'>
     <th>Nome</th>
     <th>E-mail</th>
     <th>Matricula</th>
   </tr>
#foreach(${dados} IN ${LISTA})
#set ($i = $i + 1)
   <tr align='center'>
     <td>${dados.NOME}</td>
     <td>${dados.EMAIL}</td>
     <td>${dados.MATRICULA}</td>
   </tr>
#end
</table>

Envia relatório por e-mail?: o sistema permite enviar relatórios a partir do processo agendado. Ao marcar este parâmetro, serão habilitados os campos abaixo:



Código relatório: pode-se informar o código do relatório que será enviado.
Usuário que irá sair no cabeçalho do Relatório: pode-se informar o usuário que sairá no cabeçalho do Relatório.
Filtro de unidade: pode-se informar o filtro de unidade para o relatório que será enviado.
Filtro de módulo: pode-se informar o filtro de módulo para o relatório que será enviado.
Filtro de subnivel de ensino: pode-se informar o filtro de subnível de ensino para o relatório que será enviado.

Aba Agendamento

Na aba Agendamento, pode-se realizar algumas parametrizações:



Data de início e término: pode-se informar um determinado período em que o processo deverá ser executado, informando data de início e término de execução.
Hora e Minuto: pode-se informar um determinado horário para execução do processo.
Dia: pode-se definir um dia em específico para o processo ser executado. Por exemplo: Este processo deverá ser executado no dia 10 de cada mês.
Mês: pode-se definir um mês em específico para o processo ser executado. Por exemplo: Este processo deverá ser executado somente durante o mês de abril.
Dia da semana: pode-se definir um dia da semana em específico para o processo ser executado. Por exemplo: Este processo deverá ser executado somente aos sábados.
Limpar cronograma: ao clicar neste link inteligente, todo o cronograma informado será apagado.
Utiliza cronograma avançado: ao marcar este parâmetro, todos os campos em tela serão ocultados, e então, será apresentado o campo Informe manualmente uma expressão CRON, no qual deverá ser preenchido com uma expressão na qual informe que o processo deve ser executado a cada meia hora, por exemplo:



Para saber como configurar um cronograma avançado, acesse a documentação Expressão Cron.

Informações adicionais

Exemplos de agrupamento de resultados da consulta por destinatário:

Na aba Geral, quando for marcada a opção “Agrupa resultados da consulta por destinatário”, é retornada uma lista em que cada destinatário possui um agrupamento de registros. Sendo assim, no caso de um informativo de parcelas vencidas, por exemplo, será enviado apenas um e-mail por destinatário contendo todas as parcelas vencidas do mesmo, de modo agrupado.

Abaixo, segue exemplo de SQL de parcelas vencidas por destinatário, que poderá ser informado no campo “Consulta (select) para definir campos utilizados no processo”:

SELECT
   PAR_DATVCT, PAR_VALJUR, PAR_VALOR, PAR_PESEMAIL
FROM
   TB_EXEMPLO_PARCELA
ORDER BY
   PAR_DATVCT


Já na aba E-mail, pode-se utilizar os campos de destinatário e conteúdo do e-mail da seguinte forma:

Destinatário:


Conteúdo do e-mail:


O código acima fará o agrupamento das parcelas do destinatário, ou seja, enviará somente um e-mail por destinatário, contendo todas as suas parcelas vencidas.
O nome descrito como “umaParcela” é uma variável que aponta para o campo que deve ser recuperado. Por exemplo: “umaParcela.PAR_VALOR” está buscando o valor da parcela, sendo que “PAR_VALOR” é um campo vindo do SQL definido no campo “Consulta (select) para definir campos utilizados no processo”.

Campos padrões:

Os campos padrões podem ser utilizados no título ou corpo do e-mail, sem que estejam no SQL do campo “Consulta (select) para definir campos utilizados no processo”. Por exemplo: para informar o nome da instituição no corpo do e-mail, basta informar #INST_NOME.

Os campos padrões são os campos que foram preenchidos no menu “ Configuração”, aba “Instituição”. Abaixo segue listagem dos campos:

Campo Descrição
#INST_CODIGO Código da instituição
#INST_NOME Nome da instituição
#INST_ENDERCO Endereço
#INST_BAIRRO Barro
#INST_CIDADE Cidade
#INST_UF UF
#INST_FONE Telefone
#INST_EMAIL E-mail (Pode ser utilizado como destinatário
#INST_HOMEPAG Home page

Após realizar as configurações necessárias, deve-se clicar no botão Gravar.

Além disso, poderá consultar se o processo funcionará como o esperado. Para isso, basta acessar a opção Logs dos processos.


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