Atualização do agendamento do processo pelo calendário acadêmico

Após a instituição configurar o processo agendado, pode-se permitir que a secretaria da instituição faça um agendamento da execução do processo para uma determinada data do período letivo (calendário) pelo próprio módulo acadêmico, a partir do Calendário acadêmico. Com este agendamento, não será necessário executar o processo pela aplicação Mentor Agendador.

Para configurar o agendamento, deve-se seguir o roteiro descrito abaixo. Será utilizado como exemplo, o agendamento do processo para atualização de situação acadêmica para jubilamento dos alunos que ultrapassaram o tempo limite de conclusão do curso. Clique nas abas para saber mais.

Criar um Tipo de evento

Primeiramente, deve-se criar um Tipo de evento para ser utilizado no Calendário acadêmico:



No cadastro de Tipos de eventos, deve-se clicar em F7-Novo, e então, serão habilitados novos campos para cadastro de tipo de evento. Nestes campos, deve-se informar a Descrição e o Tipo de processo, que no caso será “Processo agendado”. Após, deve-se clicar no botão Gravar para salvar as alterações.

Criar um evento no Calendário acadêmico

Após criar um tipo de evento específico para o agendamento, deve-se agendar o processo no calendário acadêmico. Siga as instruções abaixo para configurar este agendamento.

No cadastro de Calendário acadêmico, deve-se acessar o calendário do ano letivo desejado. Na tela do período selecionado, deve-se clicar no botão Novo, conforme destacado na imagem:



Ao abrir a tela para cadastro de evento, deve-se configurar da seguinte forma:



  1. Informar a Descrição do evento;
  2. Na lista de seleção “Tipo de atividade”, selecionar a opção “Atividade administrativa”. Ao selecionar, serão habilitadas mais duas listas de seleção: “Tipo de evento” e “Período letivo”. A lista de seleção “Período letivo” atualizará o período letivo que foi informado nas configurações do processo Falcon, na URL do processo batch;
  3. Na lista de seleção “Tipo de evento”, deve-se selecionar o tipo de evento cadastrado anteriormente. Ao selecionar, será habilitada a lista de seleção “Processo agendado”, e também, o campo “Hora inicial”;
  4. Na lista de seleção “Processo agendado”, deve-se selecionar o evento que será executado automaticamente;
  5. Informar a data e hora em que o processo deverá ser executado. Essas informações atualizarão o cronograma do processo agendado que foi criado nas “Configurações do processo Falcon”;
  6. Marcar as unidades nas quais o processo deverá ser executado;
  7. Deve-se clicar no botão “Confirmar” para fechar a pop-up, e então, deve-se clicar no botão “Gravar” da tela principal para confirmar as alterações. Nesse momento, ocorre a chamada da funcionalidade (servlet), que realiza a alteração no cronograma e na URL do processo agendado;
  8. Para consultar os logs de execução de cada um dos processos, é necessário habilitar a funcionalidade de consulta de logs (com/executajsf.do?evento=Editar&recurso=/f/n/logprocesso).

Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)