Integração manual com o EAD - Google for Education

Além da integração automatizada com o Google, o Mentor Web também permite realizar a integração manual com a plataforma.

Para utilizar a integração manual, deve-se acessar o menu EAD > Opção “Integrar com o EAD”:



Nesta tela, deve-se informar os parâmetros nos campos disponíveis, onde é possível integrar somente uma turma/disciplina específica, ou então, todas as disciplinas de todas as turmas vinculadas ao curso e período letivo selecionado.

Obrigatoriamente, deve-se informar os campos “Período letivo” e “Curso”. Somente serão listados os cursos que possuem o parâmetro “Integra com EAD” marcado nas Informações do curso por unidade.



Filtros para seleção:

Período letivo: deve-se selecionar o período letivo para que sejam apresentados os cursos e turmas vinculados ao período selecionado.
Curso deve-se selecionar o curso para que sejam apresentadas as turmas e disciplinas vinculadas ao período e curso selecionados.
Turma pode-se selecionar a turma para que sejam apresentadas as disciplinas vinculadas ao período, curso e turma selecionados.
Disciplina: pode-se selecionar uma disciplina para realizar a integração.
Atualizar avaliação do Google: ao marcar este parâmetro, quando realizar a integração com EAD, as avaliações contidas no Google serão atualizadas dentro do Mentor.


Regras de integração


Existem algumas regras de integração com o EAD. São elas:

  • Se o aluno/professor nunca foi integrado com o EAD, serão adicionados em seu vínculo com o EAD, as informações de data e hora de integração, e também, um código de integração.
  • Se o aluno/professor já foi integrado com o EAD, o sistema verificará a data de integração e a data de última alteração no cadastro. Se a data de última alteração no cadastro for maior que a data da última integração, a integração do aluno será atualizada com as novas informações de data e hora.

A mesma regra é utilizada para turma/curso/disciplina. Ao realizar a integração, o Mentor Web envia os seguintes dados para o Google for Education:

  • Turmas/disciplinas:
    • Dados:
      • Descrição e código da turma;
      • Alunos vinculados a turma;
      • Professores vinculados a turma;
      • Responsáveis vinculados a alunos da turma (somente se for configurado para enviar responsável).
    • Regras:
      • O curso da turma/disciplina deve ser configurado para realizar integração com EAD;
      • A turma/disciplina deve estar ativa;
      • Se a turma já foi integrada, ela será atualizada se a data de última alteração for maior que a data de integração.
  • Alunos:
    • Dados:
      • Todos seus dados cadastrais;
      • Responsáveis do aluno (somente se for configurado para enviar responsável);
      • Será vinculado com a sua turma.
    • Regras:
      • O aluno deve estar ativo;
      • O aluno deve estar vinculado a uma turma integrada ou que será integrada;
      • Se o aluno já foi integrado, ele será atualizado se a data de última alteração em seu cadastrado for maior que a data de integração.
  • Professores:
    • Dados:
      • Todos seus dados cadastrais;
      • Será vinculado com todas as turmas/disciplinas que leciona.
    • Regras:
      • O professor deve estar ativo;
      • O professor deve estar vinculado a uma turma integrada ou que será integrada;
      • Se o professor já foi integrado, ele será atualizado se a data de última alteração em seu cadastrado for maior que a data de integração.
  • Responsáveis: (Somente será enviado se for configurado para enviar responsável.)
    • Dados:
      • Todos seus dados cadastrais;
      • Será vinculado com o aluno cujo é responsável.
    • Regras:
      • O responsável deve estar ativo.


  • A remoção do aluno no MentorWeb, seja por remanejamento, trancamento, transferência, cancelamento ou desistência, remove o aluno do sistema EAD. Para isso, após operação de remoção do aluno, deve-se executar a integração com EAD, dessa forma o MentorWeb envia os dados do aluno excluído para o sistema EAD.
  • A remoção do professor na turma no sistema MentorWeb, seja pela tela de cronograma ou pela tela de Professor(es) da turma/disciplina, remove o professor do sistema EAD. Para isso, após operação de remoção do professor, deve-se executar a integração com EAD, dessa forma o MentorWeb envia os dados do professor excluído para o sistema EAD.
  • Se nas configurações da integração no Mentor Web foi configurado para criar um e-mail da instituição para o aluno e/ou professor, ao realizar a integração, o e-mail criado será adicionado no campo “E-mail com domínio da instituição” nos dados cadastrais da pessoa:



Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar Configurações EAD

  • (edição externa)