Primeiros passos
Este tópico visa mostrar os primeiros passos para as instituições que querem começar a utilizar a integração com o CRM.
Primeiramente, é necessário realizar algumas configurações no portal do CRM da instituição. Após as devidas configurações, também será necessário realizar algumas configurações no MentorWeb, para estar apto a iniciar a integração.
Primeiros passos
1. Cadastros no CRM
No CRM deve-se definir os campos padrões de dados cadastrais que estão contemplados nesta integração. Estes campos devem respeitar a nomenclatura abaixo:
Para alguns dos campos definidos acima, existem regras específicas de valor que envolvem dados do Mentor Web que devem ser cadastrados no CRM:
- O campo candidatoSexo deverá vir com M ou F do CRM.
- O campo ofertaCodigoCurso deverá vir com o CUR_ID da TB_CURSO.
- O campo ofertaAnoRef deverá vir com o PEL_ANOREF da TB_PERIODO_LETIVO, a informação de período letivo deve mudar a cada mudança de período.
- O campo ofertaSemestre deverá vir com o PEL_SEMESTRE da TB_PERIODO_LETIVO, a informação de período letivo deve mudar a cada mudança de período.
- O campo ofertaTurno deverá vir com 1,2,3,4 que representam (1-Matutino,2-Vespertino,3-Noturno,4-Integral), que devem ser equivalentes as turmas ofertadas pelo Curso no Mentor Web.
Estes campos serão necessários para criar o cadastro do candidato.
2. Cadastros no Mentor Web
Alguns itens são necessários de cadastro no Mentor Web para o funcionamento de alguns passos da integração.
- Cadastrar os filtros dos planos de pagamento, preenchendo período letivo, turma e utilizando o parâmetro de parcela de inscrição/rematrícula.
3. Criação do serviço externo para realização da matrícula
Deve-se criar um serviço externo no cadastro de serviço externo do MentorWeb. Para isso, pode-se executar os scripts “1” ou “2” abaixo (conforme tipo de banco), onde irá criar como padrão, no banco do Security:
- Obs.: Se utilizar o serviço padrão criado por script, deverá entrar no cadastro de serviço externo (CRM), e adicionar o arquivo Transformação Kettle (arquivo acima, descompactado) na linha referente ao método “realizaMatriculaCrm”. Posteriormente, deverá alterar os parâmetros, colocando a obrigatoriedade e os valores padrões (que são necessários) conforme a tabela Parâmetros para chamada do serviço externo.
3.1. Função/Procedures necessárias:
Para realizar a integração com o CRM, é necessário rodar alguns scripts para a criação de funções/procedures, que irão auxiliar no processo de integração.
Deve-se baixar e descompactar os arquivos abaixo, de acordo com o respectivo tipo de banco, e rodar cada uma das funções/procedures no banco de dados do ICoruja.
Funções:
- FUNC_CRM_GET_TURID_MENOR_FASE: Responsável por definir a turma da matrícula
Procedures:
- PROC_CRM_INS_UPD_PESSOA: Responsável por inserir/atualizar a pessoa
- PROC_CRM_ING_RESULT_PROCSEL: Responsável por inserir informações na aba do ingresso “processo seletivo”.
Essas funções e procedure podem ser alteradas pelo cliente, conforme a sua necessidade.
Não são padrões do sistema, elas são específicas da rotina de CRM, porém, o cliente pode alterar.
4. Criação do serviço externo para o processo agendado de atualização da matrícula de interessado para pré-matriculado
Deve-se criar um serviço externo no cadastro de serviço externo do MentorWeb. Para isso, pode-se executar os scripts “1” ou “2” abaixo (conforme tipo de banco), onde irá criar como padrão, no banco do Security:
- Obs.: Se utilizar o serviço padrão criado por script, deverá entrar no cadastro de serviço externo (CRM), e adicionar o arquivo .KJB Job Kettle (arquivo acima, descompactado) na linha referente ao método “alteraInteressadoParaPreMatriculado”. Posteriormente, deverá informar os parâmetros necessários e anexar o arquivo .KTR Transformação Kettle nas opções do serviço de Agendamento Kettle.
4.1. Funções necessárias:
Função responsável por verificar se o candidato possui documentos pendentes no MentorWeb. Caso deseje que serviço não realize esta restrição a função poderá ser modificada conforme necessidade.
5. Criação do serviço externo (Job) para realização do cancelamento da matrícula
Deve-se criar um serviço externo no cadastro de serviço externo do MentorWeb. Para isso, pode-se executar os scripts “1” ou “2” abaixo (conforme tipo de banco), onde irá criar como padrão, no banco do Security:
- Obs.: Se utilizar o serviço padrão criado por script, deverá entrar no cadastro de serviço externo (CRM), e adicionar o Job (crmCancelamentoMatriculaJob.kjb) na linha referente ao método “realizaCancelamentoMatriculaCrm”. No icone de configuração, deverá ser adicionado a transformação Kettle (crmCancelamentoMatriculaTransformacao.ktr). Posteriormente, os parâmetros deverão ser alterados para obrigatórios, e todos deverão ser preenchidos com os devidos valores.
6. Observações gerais
- Caso prefira, os serviços externos poderão ser cadastrado manualmente, lembrando que neste caso, deverá possuir também os serviços para geração do financeiro e realização da matrícula também cadastrados.
- Certifique-se de que todos os passos acima foram seguidos antes de iniciar a integração com o CRM.
- O serviço de geração do financeiro padrão chama-se “geraParcelaTituloInscParaContrato” e o da matrícula chama-se “matriculaAlunoNaTurma”. Se você já tem esses métodos cadastrados em algum serviço externo, eles não serão cadastrados novamente, devendo utilizar o serviço já existente.