Configurações do EAD no Mentor Web
Antes de iniciar os processos de configuração do Moodle no Mentor Web, é necessário que tenha sido concluído todos os passos da Configuração do Moodle
No módulo Acadêmico está disponível a opção de menu Configuração EAD, que deverá ser acessada para definição das configurações, onde esta dividido em duas abas, uma referente a configuração do Moodle e outra referente as categorias que serão integradas.
- Nesta tela é possível escolher a versão em que o moodle está rodando. Atualmente, temos a versão 3 (ou anterior) e versão 4. Atualmente, na parte de integração a única diferença entre uma e outra é a forma de autenticação, onde na versão 3 enviamos para o campo “Método de autenticação” o valor “Autenticação via webservice externo”, já na versão 4, enviamos o valor “Manual”.
- O sistema possibilita que seja utilizado a mesma aplicação de Moodle dentre unidades ou grupos de unidades, com configuração de categoria diferente para cada uma. Para ser possível estruturar a integração desta forma, contate nosso setor de suporte ao cliente.
- O sistema também possibilita a utilização da integração de forma automatizada, verifique o funcionamento do processo Integração Automatizada com EAD. Para o funcionamento da automatização deve-se marcar o parâmetro “Utiliza integração automatizada”.
Abaixo, serão descritos os componentes das abas:
Aba Configurações
URL do web service: Caminho do web service que será chamado para integração.
URL para login automático no Moodle: Ao utilizar o action “Acessar o moodle” o sistema jogará as informações de usuário por esta
URL, porém para funcionamento desta opção o arquivo “logar.php” deve estar dentro da pasta login do Moodle.
Faça o download do arquivo logar.zip, descompacte e copie o arquivo logar.php para dentro da pasta login que se encontra na raiz da pasta mooodle.
Chave de autenticação (Token): Informar a chave gerada (token) no passo de configurações do Moodle.
Exporta somente movimentos vigentes: Irá exportar somente movimentos vigentes, verificando data inicial e final dentro do cadastro da turma/disciplina.
Enviar turma sem alunos/professores: Irá enviar turmas sem alunos e professores.
Enviar alunos com situação pré-matrícula: Se marcado, irá enviar alunos com situação de pré-matrícula.
Data de início: Irá habilitar as seguintes opções;
- Não envia, onde não exportará a data inicial dentro do cadastro da turma/disciplina.
- Enviar a data de início da turma/disciplina, onde irá exportar a data inicial dentro do cadastro da turma/disciplina.
Data de término: Irá habilitar as seguintes opções;
- Não envia, onde não exporta data final dentro do cadastro da turma/disciplina.
- Enviar a data de término da turma/disciplina, onde irá exportar a data final dentro do cadastro da turma/disciplina.
- Calcular data de término da turma/disciplina, o sistema envia a data inicial da turma/disciplina + a quantidade de dias configurado no curso/unidade. Clique aqui para saber onde cadastra-se a quantidade de dias para concluir o curso EAD.
Divisão de aluno(s) em grupo(s) : Opções de divisão de alunos em: 'Não utiliza', 'Polo/Unidade' e 'Subturma'.
Instruções para consulta de campos personalizados no EAD: Definição de consulta SQL que será utilizada na integração para buscar os valores dos campos e informar ao Moodle os valores para campos personalizados (custom fields). Na consulta SQL deverá ser informando os alias dos campos utilizados no Moodle (nome do campo e não o seu apelido) relacionado aos campos da pessoa.
Exemplo: SELECT PES_NRODOC1 AS “cpf”, PES_NRODOC2 AS “rg” FROM TB_PESSOA WHERE PES_ID = ${PESSOA_ID}. Onde “cpf” e “rg” são os campos personalizados do Moodle e “PES_NRODOC1” e “PES_NRODOC2” são os campos da tabela com os valores requeridos.
Campos coringa: Consulta de campos coringa que podem ser utilizados na consulta acima.
Aba Categorias
Na aba “Categorias” é definido as categorias/níveis que será integrado e estruturado as informações dentro do Moodle, pois as turmas/disciplinas serão distribuídas em categorias e níveis conforme definição dessa configuração. Deve-se selecionar os níveis que deseja que as turmas sejam agrupadas.
Deve-se preencher também o campo “Identificação da turma/disciplina no EAD” , pois esta informação define como serão identificadas as turmas/disciplinas no ambiente do Moodle. Para essa configuração podem ser utilizados os campos relacionados no quadro “Campos disponíveis”.
Consulta de campos personalizados no EAD
Para integração da consulta de campos personalizados, primeiramente deverá ser acessado o Perfil administrador do Moodle e acessar a tela de Administração do site:
Ao acessar esta tela, selecionar a Aba Usuários e clicar no item 'Campos de perfil do usuário', conforme imagem abaixo:
Para configurar os campos é necessário informar o tipo do campo e o nome, esse nome deverá ser o mesmo informado no alias nas configurações do EAD no Moodle, ao final do processo.
É possível alterar ou excluir os campos cadastrados a partir dos ícones ao lado do campo.
Depois de cadastrados os campos, realizar a configuração do EAD com campos personalizados informados na consulta, sem esquecer do alias, que será o mesmo nome do campo no Moodle, criado anteriormente:
Para este processo será utilizado o campo específico na tela de Configurações EAD:
Como exemplo de consulta, foi disponibilizado uma consulta padrão para CPF e RG:
Por fim, realizar a integração com o Moodle.
Particularidades para funcionamento da integração
Para execução da integração com sucesso entre Mentor Web e Moodle existem alguns parâmetros que devem estar preenchidos no sistema, sendo os seguintes:
- Parâmetro de “Integra com o EAD”, nas informações do curso por unidade.
- A nomenclatura das fases no cadastro do curso deve estar preenchido, caso o contrário no momento da integração poderá retornar “Serviço Indisponível”.
- No Moodle, realizar as configurações.