Integrar com EAD

Para realizar a integração das informações de pessoas, categorias, turmas, disciplinas, matriculas e vínculo do professor na turma, é necessário acessar o menu [Acadêmico > EAD > Integrar com EAD].


Período letivo: deve-se selecionar o período letivo.
Curso deve-se selecionar o curso.
Turma deve-se selecionar a turma.
Disciplina: deve-se selecionar a disciplina.
Atualizar avaliação do Google: marque caso deseje que a integração com EAD trabalhe de forma automatizada. Salienta-se que essa opção só será habilitada para integrações EAD do tipo: Google for Education.

Para integração Moodle com agrupamento de turma, clique aqui.


A título de curiosidade:

  • Ao selecionar os filtros e clicar Integrar, o sistema integrará as seguintes informações com o Moodle:
    • Pessoa: Login, senha, nome, e-mail, identificação da pessoa do MentorWeb (id), cidade. Vale ressaltar, que o Moodle não aceita letras maiúsculas no login.
    • Turma/Disciplina: Nome conforme configurado, vinculo entre os alunos, professores, cursos e períodos letivos. Situação da turma:
      • Em inscrição: Em andamento, Em TCC, Concluído: Envia a turma normalmente.
      • Em elaboração: A turma é enviada como hide(escondida). Para verificar mais sobre, clique aqui.
      • Cancelado: Não envia a turma.
    • Categoria: Nome da categoria (conforme os níveis configurados), chave (identificação da categoria no MentorWeb)
    • Curso: Nome conforme configurado, o vinculo entre as turmas/disciplina, ao subnivel e a unidade.
    • Movimentação: matrícula do aluno e o vínculo do professor no curso.
  • Integra apenas disciplinas ativas, ou diferente de ativas em que a data de integração da disciplina esteja diferente de nula.
  • A atualização dos dados é feita na integração e ocorre quando:
    • Pessoa: Quando a data de ultima alteração da pessoa for maior que a data de integração da pessoa.
    • Turma/Disciplina: Quando a data de ultima alteração da Turma/Disciplina for maior que a data de integração da Turma/Disciplina.
    • Agrupamento de Turma/Disciplina: Quando a data de ultima alteração de alguma Turma/Disciplina do agrupamento for maior que a data de integração da Turma/Disciplina.
  • Matricula: Quando a data de ultima alteração do aluno for maior que a data de integração do aluno.
  • A remoção do aluno no MentorWeb, seja por remanejamento, trancamento, transferência, cancelamento ou desistência, remove o aluno do sistema EAD. Para isso, após operação de remoção do aluno, deve-se executar a integração com EAD, dessa forma o MentorWeb envia os dados do aluno excluído para o sistema EAD.
  • A remoção do professor na turma no sistema MentorWeb, seja pela tela de cronograma ou pela tela de Professor(es) da turma/disciplina, remove o professor do sistema EAD. Para isso, após operação de remoção do professor, deve-se executar a integração com EAD, dessa forma o MentorWeb envia os dados do professor excluído para o sistema EAD.

Clonagem de curso com materiais e conteúdos:

  • Necessário nas configurações do moodle dar permissão ao método de clonagem. Acessar: Administração do site, acessar Web Serviçes > Serviços externos, acessar funções em serviços personalizados, adicionar a função core_course_duplicate_course. Ao adicionar essa configuração, certifique-se que está sendo incluída no serviço externo correto do moodle que é utilizado para integração com Mentor.
  • Para criar um curso (disciplina da turma) no Moodle com materiais, multimídias, conteúdos e configurações de um curso já existente no Moodle, deve-se informar o courseid na disciplina da turma, no campo código do template (código de referência de um curso no Moodle), que encontra-se dentro do cadastro da turma, aba disciplinas > +info.

800

  • O código do template é pego a partir do cadastro do curso no Moodle conforme imagem:

800

  • Ao realizar a integração da disciplina, a mesma será criada no Moodle como uma duplicação do curso que foi informado no código no template, contendo os seus materiais, multimídias, conteúdos e configurações. Importante: Recomenda-se que o curso de template não possua atividades pré cadastradas, pois as mesmas não serão automaticamente integradas com o MentorWeb, sendo recomendada a criação de atividades manual no novo curso criado. Caso ainda assim hajam atividades no curso de template e seja criada uma duplicação deste curso com as atividades, será necessário abrir cada atividade e gravar, para que a mesma seja integrada com o MentorWeb.

Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar para importação de avaliações e notas Voltar para módulo Acadêmico

  • (edição externa)