Integração Automatizada com Google for Education
O Google for Education - ou “Google Classroom” - é uma plataforma gratuita de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que foi criada pelo Google com o objetivo de ajudar as instituições de ensino a otimizar os processos da instituição, como: ministração de aulas, disponibilização de materiais pedagógicos, realização de provas, digitação de notas, entre outros processos utilizados pela instituição de ensino. Ou seja, a plataforma é voltada para quem precisa ensinar, aprender e se conectar.
Para saber mais sobre o Google for Education, acesse: Informações da plataforma Google for Education.
Pré-requisitos
Para que seja possível realizar a integração das informações contidas no Mentor com a plataforma do Google For Education, é necessário realizar as devidas parametrizações, tanto no Google, quanto no Mentor Web.
Para realizar as configurações dentro da plataforma do Google, acesse a documentação Configurações EAD no Google - Integração com Google For Education.
Após realizar as configurações dentro da plataforma do Google, deve-se realizar as configurações de integração com o EAD dentro do Mentor.
Acesse a documentação configurações EAD para saber mais a respeito das configurações da integração.
O sistema permite realizar a integração automatizada com o Google For Education. Para habilitar esta funcionalidade, nas configurações EAD, deve-se ter o parâmetro “Utiliza integração automatizada” marcado.
Ao parametrizar que o Google utiliza a integração automatizada em suas configurações, os alunos e professores serão enviados de forma automática para a plataforma do Google. A seguir, no tópico Fluxo dos processos, serão apresentados os detalhes das informações integradas.
Configurações necessárias
Além das configurações no Google e das configurações EAD no Mentor, deve-se realizar outras configurações dentro do sistema para que a integração funcione corretamente:
- Cursos: Para integrar os cursos com o sistema EAD, estes deverão estar com o parâmetro “Integra com EAD” marcado nas informações do curso na unidade, no cadastro do curso. Para saber como configurar, acesse a documentação cadastro do curso com o parâmetro "Integra com EAD".
- Turmas: A data de início e término da turma deverá estar vigente em seu cadastro, caso contrário, não será realizado o processo automático de integração dos alunos.
- Disciplinas: Para que as disciplinas vinculadas a turma possam ser integradas com a plataforma EAD, é necessário que no cadastro de turmas > Aba disciplinas > Link +info, o parâmetro “Integra com EAD” esteja marcado. Por padrão, estes parâmetros já serão marcados ao vincular as disciplinas a turma, caso o parâmetro “Integra com EAD” esteja habilitado no cadastro de curso.
- Subnível de ensino: É necessário configurar em Subnível de ensino > Aba Informações gerais, o perfil que será atribuído aos alunos assim que eles tiverem suas matrículas realizadas.
- Alunos: Os alunos devem estar com a matrícula ativa e também, possuir senha gerada para que possam ser integrados com a plataforma do Google. Qualquer status diferente deste, não permitirá que o mesmo seja integrado.
- Professores: Ao atender os pré-requisitos de integração e também, possuir senha gerada, alunos e professores serão integrados com o Google.
Fluxo dos processos
A integração pode ser realizada de forma automatizada (quando marcado o parâmetro “Utiliza integração automatizada”), ou então, pode ser realizada de forma manual.
Além disso, é possível executar uma rotina para realizar correções de erros de integração, erros operacionais, entre outros, a partir da tela de Sincronizar pessoas.
O Mentor Web permite realizar uma integração para importar avaliações e notas realizadas no Google Classroom. Acesse a documentação Integração de Avaliações e Notas - Google For Education para saber mais a respeito desta funcionalidade.
O Mentor Web envia diversas informações para o Google através da integração. Acesse a documentação Informações integradas para o Google para saber mais.
Informações importantes
- Cadastro de Pessoa Física: O sistema não trabalhará a nível de cadastro de Pessoa Física, ou seja, ao cadastrar uma pessoa física ou alterar o cadastro de um aluno, isso não será sincronizado de forma automática para o Google.
- Forma de trabalho do sistema: O sistema trabalhará com processo em Background para realizar as integrações automatizadas, onde gravará as falhas ocorridas, processos concluídos com sucesso, e para processos em lote, como por exemplo: remanejamento de turma em lote, processos de matrícula e rematrícula em lote, criará uma fila de processamento.
- Alteração de usuário: É realizada a atualização automática do EAD ao alterar o usuário por via dos seguintes procedimentos:
- Publicar o usuário via cadastro de pessoa física;
- Gerar senha através da rotina de geração senha do módulo Comum;
- Realizar a redefinição de senha.
Caso o aluno ainda não tenha sido integrado, será realizada a sincronização deste aluno com o sistema EAD, seguindo os
critérios: Se o curso/turma/disciplinas ainda não tenham categoria, estes serão criados no Google, desde que a turma esteja vigente.
- Processo Agendado: Criado um processo no Mentor Agendador para envio de e-mail sobre inconsistências ocorridas no processo Background de integração de alunos no sistema EAD, clique aqui para obter o arquivo do processo (possui para ambos os bancos de dados). Ao importar o processo no Agendador, deverá ser configurado na aba de E-mail as informações de Assunto, destinatário e conteúdo do E-mail que será enviado. O e-mail somente será enviado quando ocorrer inconsistências, ou seja, processo de integração de aluno com sistema EAD que ocorreu falha, onde no e-mail não irá relatar informações do processo. Para verificar detalhadamente, o usuário deverá acessar a consulta mencionada no item Consulta de processos em background e analisar o que ocorreu.
- Status da matrícula: Alunos com situação PRÉ-MATRÍCULA não serão integrados de forma automática no Google for Education, somente alunos com situação ATIVO, por exemplo: alunos de processos de matrícula com efetivação de matrícula somente após confirmação de documentos entregues e/ou pagamento de parcela, ou seja, que o tipo de processo é de pré-matrícula, somente serão enviados ao Google após sua situação de matrícula mudar para ativo, confirmando a entrega de documentos e/ou baixa da parcela.
- Quando o aluno possuir ingresso em dois cursos, ou possuir disciplinas de outros cursos em sua matrícula, o sistema fará o vínculo deste aluno individualmente nos dois cursos, e vinculará corretamente ele nas disciplinas a qual pertence a outro curso, onde também seguirá a regra que criará a categoria de curso/turma/disciplinas caso não existam no Google, a turma deverá estar vigente.
- O envio dos alunos não será síncrono, eles serão enviados para a fila de processamento em Background, e nestes casos, poderá levar alguns minutos para que sejam efetivamente enviados.
Outros processos
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.