Google for Education
O Google for Education é um sistema de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O Google for Education ajuda a administrar turmas, distribuir tarefas, enviar feedback… Para ler mais sobre o Google for Education clique aqui.
O Mentor Web realiza a integração com o Google for Education, sem necessidade de cadastrar turmas, vincular alunos e professores, onde que, o sistema envia para o Google essas informações, podendo realizar de forma automatizada ou manual.
Nesta tela podemos encontrar os seguintes campos:
Tipo: campo onde será selecionado qual tipo de integração será cadastrada. Neste caso, será selecionado Google for Education.
ID da conta de serviço: Neste campo deverá ser inserido o ID da conta de serviço que será realizada a integração, podendo ser verificado pelo cliente na tela de configurações da sua conta no Google for Education. Para ambientes de testes, pode ser verificado clicando aqui.
ID da chave: Deverá ser seguido o mesmo procedimento da configuração da conta de serviço, onde o cliente deverá verificar no mesmo local. Para ambientes de testes, poderá ser verificado seguindo a mesma documentação supracitada.
URL de retorno: Deverá ser inserida a URL com o parâmetro “/configeadman.do?evento=gravarToken” ao final. Esta URL poderá ser encontrada no mesmo caminho dos campos citados acima e estará com o nome “URIs”.
Flags “Criar um e-mail para o aluno com o domínio da instituição?” e “Criar um e-mail para o professore com o domínio da instituição?”: Quando marcadas estas flags, será habilitado um campo abaixo de cada uma delas para que seja inserido o diretório que será criado no ambiente do Google para que seja configurado um e-mail para os alunos e professores no domínio do cliente.
Flag “Integra responsável do aluno para acompanhar as atividades?(Pai/Mãe/Responsável)”: Está flag deverá ser marcada caso o cliente deseje que os responsáveis de alunos cadastrados no sistema sejam integrados também.
Flag “Utiliza integração automatizada”: Deverá ser marcada quando o cliente desejar que o processo de integração com o Google for Education seja feita automaticamente ao gerar o token, para que não seja preciso gerar novamente a cada processo alterado ou login feito.
A tela acima refere-se as informações de configuração da integração do Google for Education com o Mentor Web, onde deve-se verificar os passos abaixo e primeiramente configurar o Google For Education para receber a integração.
1. Realizando configuração da integração no Google For Education
2. Realizando configuração da integração no MentorWeb
3. Utilizando a tela de integração
4. Utilizando a tela de sincronização com a integração
5. Ambiente para testes