Para configuração de ambiente de testes, deverá ser configurado um ambiente no Google for Education. O processo de configuração pode ser verificar clicando aqui. Será necessário solicitar aos responsáveis da infraestrutura a configuração de um IP externo que aponte para o IP da pessoa que irá testar.

Após o acesso na URL https://console.developers.google.com/, o analista deverá acessar o seguinte menu:


Após isto, deverá verificar os seguintes dados:


Nos dois campos destacados no quadrado vermelho (URIs), deverá ser inserido o IP externo que foi verificado com a infra previamente.

IMPORTANTE: No segundo campo, deverá ser inserido o IP com o seguinte parâmetro ao final: “/configeadman.do?evento=gravarToken” para que o processo de geração do token automatizado seja efetuado corretamente.


Feito estas alterações, deverá copiar os campos “ID do cliente” e “Chave secreta do cliente”, que também estão destacados no campo superior direito, e inseri-los nas configurações de integração com EAD no MentorWeb, que podem ser verificados clicando aqui.

Também deverá ser concedido permissões para professores e alunos para que eles possam ser integrados corretamente. Para isso, deve-se acessar o endereço https://admin.google.com/ac/appslist/core, clicar na opção “Classroom” e acessar cada uma das opções que existir, conforme print abaixo:


Ao clicar em cada uma delas, o analista deverá edita-las e conceder a permissão máxima para criação de dados no domínio.


Após feito todos estas validações, deverá ser seguido os processos descritos nas seguintes documentações, que podem ser acessadas clicando aqui e aqui, bem como no link supracitado.


Após todas as configurações no MentorWeb e quando possuir o usuário de integração, deverá acessar a tela inicial de console do Admin (https://admin.google.com/), clicando em “Grupos” e acessar a opção “Classroom Teachers”

Nesta opção, deverá verificar se o usuário de integração está como proprietário do grupo. Caso não esteja, deverá adicioná-lo, clicando em “participantes” e buscando pelo seu usuário de integração. Feito isto, deve-se clicar na checkbox ao lado do seu nome e no canto superior direito clicar em alteração em massa, selecionando o item “FUNÇÃO”. Após isso, irá abrir esta tela, que deverá ser marcada a seguinte opção:


Caso deseje saber como está a configuração atual do grupo em relação as ações permitidas, basta clicar em “configuração” na tela do grupo. Será aberta seguinte tela:


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  • (edição externa)