Instalação em ambiente Windows Server

Ao instalar o MongoDB sobre Windows Server, além dos requisitos de Hardware necessario existe um item que precisa ser observado:
Para usar a versão 4.4.6 do MongoDB em Windows Server, a versão do Windows Server terá que ser 2016 ou superior.
Para Windows Server 2008R2 até Windows Serve 2012 Standard a versão do MongoDB deverá ser a 4.2.14 pois a versão 4.4.6 do MongoDB não suporta estas versões de Windows Server.

Ressaltamos que versões anteriores a 4.4.6 estão deficitárias com relação a correções de bug, novas implementações e melhorias de performance do MongoDB, por isso recomendamos a utilização da versão 4.4.6 que é a versão mais recente até a data de escrita desde manual.

1) Acesse o endereço https://www.mongodb.com/try/download/community e em Availabel Downloads selecione a versão de acordo com o SO do servidor.
Em Platform selecione Windows e em Pack selecione msi depois clique em Download.

2) Crie uma pasta para os arquivos de instalação do MongoDB

3) Executar o instalador do MongoDB que baixado de https://www.mongodb.com/try/download/community e na primeira tela clique em next

4) Na próxima tela aceite os termos de uso e clique em next para ir para a tela seguinte

5) Nesta tela abaixo clique em Custom.

6) Na tela que se abre marque verifique se todas as opções estão selecionadas (igual a imagem abaixo) e clique em Browse…

7) Na próxima tela aberta edite o caminho da pasta de instalação do MongoDB trocando o c:\program.. pelo endereço da do diretório que foi criado anteriormente, mas mantendo o \server\numero_da_versao\ conforme mostrado na imagem abaixo e clique em OK para avançar no processo de instalação

8) Nesta tela verifique se os endereços Data Directory e log Directory estão apontando para o endereço que foi informado anteriormente + \datas\ e \log\ conforme mostra a imagem abaixo. Conferido isso, clique em next para seguir adiante

8 Na tela abaixo clique em next

9) Neste tela clique em Install e aguarde o processo de instalação ser concluído.
O processo de instalação pode demorar alguns minutos.

10) Durante o processo o MongoDB poderá solicitar a aprovação de algum aplicativo, clique em sim para continuar a instalação até o final

11) Para finalizar a instalação clique em Finish

Para testar se o MongoDB esta funcionando corretamente abra a ferramenta MongoDBCompass e clique em “connect”.

Na tela que se abriu,o MongoDB exime as bases de dados, collections, etc. e no canto inferior direito da tela temos o >_MONGOSH BETA que é uma interface que permite a execução de código no MongoDB, nos molde de um Oracle SQL Plus.

No _MONGOSH BETA execute o código abaixo:

db.runCommand({ connectionStatus: 1 })

O resultado deve ser igual ao da imagem abaixo:

Habilitando conexão remota ao MongoDB

Para permitir que o mongo seja acessado por outras aplicações que não estejam em localhost, deve-se editar o arquivo mongod.cfg que se encontra ..\server\numerodaversao\bin alterando a linha bindIp: 127.0.0.1 para bindIp: 0.0.0.0.

Antes:
Depois:

Alterar local de gravação dos dados

Para alterar o local onde os dados serão gravados edite o arquivo mongod.cfg alterando a linha dbPath: ..\Server\4.4\data para o endereço do diretório onde os dados serão gravados.

Antes:
Depois:
Observação: Esta alteração é opcional.

Após estas alterações salve o arquivo mongod.cfg e reinicie o serviço mongodb no gerenciador de serviços do Windows (services.msc).

  • (edição externa)