Dashboard Requerimentos
O painel de Requerimentos foi desenvolvido para apresentar os dados relacionados à solicitação de requerimentos. Neste dashboard poderá ser visualizada a situação dos requerimentos ativos, finalizados ou em análise, isto é, requerimentos cancelados não serão contabilizados.
Público-alvo: Secretário(a) geral, Direção e Gestores de setor.
Estrutura do Dashboard
Abaixo, será apresentado um detalhamento da estrutura do dashboard de Requerimentos:
Painéis
Painel 1: Faturamento: Neste painel, são contabilizados os valores recebidos através dos pagamentos dos requerimentos que possuem taxas no período configurado no filtro.
Painel 2: Volume de solicitações: Quantidade de requerimentos solicitados no período configurado no filtro. A quantidade se refere aos requerimentos deferidos, indeferidos e que se encontram em análise.
Painel 3: Tempo Médio (dias): Este valor se refere à duração média de finalização de um requerimento, isto é, do momento em que é realizada o registro da solicitação no sistema até o dia em que a mesma é deferida ou indeferida.
Painel 4: Requerimentos em Análise: Porcentagem dos requerimentos que ainda não foram analisados.
Painel 5: Requerimentos Deferidos: Porcentagem dos requerimentos que tiveram suas solicitações aprovadas.
Painel 6: Requerimentos Indeferidos: Porcentagem dos requerimentos que tiveram suas solicitações reprovadas.
Gráficos
Gráfico 1: Tempo Médio de Análise : Neste gráfico, é exibida uma comparação do tempo médio de análise dos requerimentos em suas três situações: Deferido, Indeferido e cancelado.
Gráfico 2: Quantidade de Requerimentos em Atraso : Neste gráfico, são exibidos dados relativos a requerimentos com status “Em Análise” com mais de 7 dias em aberto. As informações são agrupadas e exibidas em colunas divididas entre cinco períodos, sendo o primeiro o atraso de 7 dias e o último acima de 28 dias.
Gráfico 3: Quantidade de Requerimentos por Tipo/Situação: Este gráfico exibe a quantidade de requerimento a partir de sua situação: Deferido, Indeferido e Em Análise.
Gráfico 4: Volume de solicitações por curso/subnível: Neste gráfico são quantificadas as solicitações por subnível e curso: A cor representa um subnível, enquanto as subdivisões representam o curso.
Visualização dos gráficos e seleção dos pontos de dados
- Pode-se selecionar um ou diversos pontos de dados em um gráfico do dashboard. Dependendo de quantos pontos de dados seleciona-se em um visual, alterará a filtragem e os realces cruzados dos outros visuais na página;
- Nos gráficos, para realçar um ponto de dados em um determinado visual, basta clicar no ponto de dados do visual. Por exemplo, se tiver uma barra ou elemento do gráfico importante e desejar que outros elementos visuais na página do relatório realcem os dados com base na sua seleção, deve-se clicar no elemento de dados em um elemento visual e os resultados serão refletidos em outros elementos visuais na página;
- Pode-se selecionar mais de um ponto de dados e realçar os resultados entre os visuais na página. Para selecionar vários pontos de dados em visuais, deve-se usar “Ctrl+clique”;
- É possível selecionar vários elementos de dados em um visual ou vários visuais em um relatório usando a seleção retangular. Selecione vários visuais e outros elementos de relatório clicando e arrastando sobre a tela para criar um laço retangular. Todos os visuais que estão totalmente encapsulados dentro do laço serão selecionados. Ao pressionar a tecla Ctrl ou Shift (conforme faz uma seleção múltipla pressionando Ctrl e clicando em visuais individuais);
- O canto superior direito do gráfico apresenta algumas informações complementares:
- Os filtros utilizados no gráfico;
- Modo de foco: expande o gráfico para uma nova página;
- Mais opções:
- Exportar os dados: possibilita a exportação do gráfico em planilha salva no computador local;
- Mostrar como tabela: expande o gráfico e seus dados (planilha) em uma nova página;
- Destaque: destaca o gráfico deixando os demais dados da tela em segundo plano;
- Classificar o eixo: altera a classificação dos dados apresentados no gráfico.
Filtros
Neste dashboard, estão disponíveis os filtros abaixo:
- Grupo de unidades (opcional);
- Unidade (opcional);
- Subnível de ensino (opcional);
- Tipo de Requerimento:
- Data Inscrição (data de início e data de fim)
Para acessar o painel com os filtros, deve-se clicar no ícone de “Lupa” à esquerda da tela. Para ocultar o painel, clique na seta no canto direito superior deste painel.
Validação dos dados
Para validar os dados do dashboard Requerimentos, deve-se utilizar a consulta de requerimentos solicitados, localizado no módulo de Requerimentos > Menu de Consulta > Opção Requerimentos solicitados sempre utilizando os mesmos filtros, tanto na consulta de requerimentos, quanto no dashboard.
Painéis
Painel 1: Faturamento: Nos filtros, deve-se preencher de acordo com os filtros aplicados no dashboard, e em “Situação de pagamento”, selecionar a opção “Pago”. Não há um campo que contabilize o valor de faturamento, logo, se faz necessário acessar cada requerimento, a fim de identificar o valor pago e realizar a somatória manualmente.
Painel 2: Volume de solicitações: Ao final da listagem, é apresentada a quantidade de solicitações realizadas. Este valor deve ser igual ao exibido no P2.
Painel 3: Tempo Médio (dias): Não há um campo que contabilize a quantidade de dias, somente a data de realização da solicitação e data da finalização. Logo, se faz necessário acessar cada requerimento a fim de identificar as datas e realizar a somatória manualmente.
Painel 4: Requerimentos em Análise: Na tela “Requerimentos solicitados”, deve-se filtrar somente os requerimentos “Em Análise” e verificar a quantidade. Este valor deve representar a porcentagem em relação ao total de requerimentos (valor exibido no P2).
Painel 5: Requerimentos Deferidos: Na tela “Requerimentos solicitados”, deve-se filtrar somente os requerimentos “Deferidos” e verificar a quantidade. Este valor deve representar a porcentagem em relação ao total de requerimentos (valor exibido no P2).
Painel 6: Requerimentos Indeferidos: Na tela “Requerimentos solicitados”, deve-se filtrar somente os requerimentos “Indeferidos” e verificar a quantidade. Este valor deve representar a porcentagem em relação ao total de requerimentos (valor exibido no P2).
Observação: A somatória de P4, P5, e P6 deve ser igual a 100.
Ou seja: P2 = P4 + P5 + P6.
Gráficos
Gráfico 1: Tempo Médio de Análise : Na tela “Requerimentos solicitados”, realizar as buscas dos requerimentos listando em cada uma o status da solicitação. Não há um campo que contabilize a quantidade de dias, somente a data de realização da solicitação e data da finalização. Logo, se faz necessário acessar cada requerimento, a fim de identificar as datas e realizar a somatória manualmente. O valor exibido no dashboard corresponde à somatória das horas gastas em todos os requerimentos do determinado status e posteriormente, divido pela quantidade de registros.
Gráfico 2: Quantidade de Requerimentos em Atraso : Na tela “Requerimentos solicitados”, deve-se filtrar somente os requerimentos “Em Análise”. Já na listagem, é possível visualizar a data da solicitação. Estas informações devem ser listadas e analisadas com cada período exibido no G2.
Gráfico 3: Quantidade de Requerimentos por Tipo/Situação: Na tela “Requerimentos solicitados”, realizar as buscas dos requerimentos listando em cada uma o status da solicitação.
Gráfico 4: Volume de solicitações por curso/subnível: Na tela “Requerimentos solicitados” realizar as buscas dos requerimentos utilizando o campo “Curso” e validar as quantidades exibidas em P4.
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