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Passos para criar uma interface

Cadastro de interface

Tela utilizada para cadastrar e alterar as interfaces. Este é o primeiro passo para criar uma interface, o cadastro nesta tela é simples e rápido, segue abaixo um guia de como utilizar os campos.

  1. Código: Este campo é gerado automaticamente ao gravar. Os códigos são padronizados para começar com um prefixo, existem 5 prefixos existentes no sistema, são eles:
    1. Prefixo CLI(Cliente): Listagens criadas pelo cliente.
    2. Prefixo PER(Personalizada): Listagens criadas pela Edusoft para o cliente.
    3. Prefixo PAD(Padrão): Listagens criadas pela Edusoft para todos os clientes.
    4. Prefixo GRP(Grupo): Grupos de pesquisa criados pelo cliente ou pela Edusoft.
    5. Prefixo DET(Detalhe): Para interfaces de detalhes.
  2. Título: Título da listagem.
  3. Tipo interface: Este campo é importante, pois conforme a opção escolhida nele, será trocado o método de execução e do cadastro da interface. Os tipos de interfaces disponíveis são:
    1. Listagem: Este tipo de interface serve para extrair informações em formato de tabelas/listas. Você informa os filtros e as colunas da tabela conforme configurações pré-definidas.
    2. Documento HTML: Este tipo de interface serve para montar documentos (declarações, atestados, contratos, …). Você informa os filtros, as colunas e o texto do documento através de um template em HTML.
    3. Documento ODT: Este tipo de interface serve para montar documentos (declarações, atestados, contratos, …) Você informa os filtros, as colunas e o texto do documento através de um template criado com o Libre Office Writer (formato ODT)
    4. Cadastro: Este tipo de interface serve para criar e personalizar telas de cadastros. Os campos serão apresentados em tela conforme os campos e formatações configuradas.
      1. Filtro de Entrada: Quando selecionado “cadastro” no campo Tipo interface é habilitado o campo Filtro de Entrada que tem as opções: Padrão e Personalizado. A opção “Padrão” o cadastro permite apenas um filtro e incluir novos registros, e ao selecionar a opção “Personalizado”, o sistema permite inserir mais de um filtro na tela e fazer uma interface para dar manutenção em uma tabela de detalhe de uma tabela principal.
    5. Controle: Uma interface onde, são adicionados campos da tabela selecionadas, porém nada é gravado. Os campos adicionados são apenas para preencher. Este tipo de interface é utilizada para executar um serviço externo, classe java com os campos preenchidos em tela.
  4. Grupo: Grupo de listagem que a listagem pertence. É utilizado para o agrupamento de interfaces conforme suas funcionalidades.
  5. Módulos: Conforme o módulo selecionado, trará tabelas e campos diferentes para o cadastro de listagem. Exemplo: Se a listagem for para consultar parcelas, deve-se selecionar o módulo financeiro pois trará todas as tabelas referentes ao financeiro.
  6. Homologado para: Informe o banco em que a interface está homologada para executar, Microsoft SQL Server ou ORACLE.
  7. Versão Mínima: Versão mínima do sistema para o funcionamento correto da Interface. Exemplo: Versão 5.29 deve-se colocar 05290100.
  8. Ajuda: Descrever uma pequena ajuda para o usuário. Descreve o que é esta interface, quais as regras utilizadas, filtros que são obrigatórios e etc.
  9. Acesso liberado (não necessita estar logado para executar): Quando marcado a interface terá acesso liberado (não necessita estar logado para executar), não sendo necessário dar permissão na aplicação de segurança.
  10. Anexar modelo: Anexar um modelo da interface para o usuário.

Terminando o cadastro da interface, clique em Avançar e continue o cadastrado da interface na tela de Layout - Definição de tabelas, colunas e filtros.
Para a execução da Interface deve acessar através da seguinte URL:

http:<endereço>/MentorWeb/jsf/geradorinterface/executa/interfaceexec.jsf?codigoForm=<codigoForm>.

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