Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Tabelas
Tipo de campo físico
Campos físicos são colunas da tabela que esta sendo criada/editada. Essas colunas respeitam os campos definidos em tela como: “Tipo de dado: Numérico inteiro”, nesse caso, esta coluna só aceita valores inteiros. “Valor padrão ao inserir”, onde podemos definir um valor padrão para o campo quando for incluído uma nova linha na tabela.
Nome: Nome do campo na tabela, recomenda-se que tenha um nome que dá a entender para o que ele é utilizada. Exemplo: campo Nome da tabela Pessoa, que guarda o nome da pessoa..
Descrição: Ao um usuário buscar pela tabela, ele terá esta descrição em tela. Nesse caso, é preciso que explique-se em poucas palavras o que é guardado neste campo.
Nome físico: Nome do campo na tabela no banco de dados. Nota: Sempre adiciona o identificador da tabela antes. Exemplo: Identificador TEST, campo nome: TEST_NOME.
Grupo: Grupo do campo. Informação apenas para controle.
Tipo de dado: Tipo de dado que o campo guarda. É possível escolher entre:
- Alfanumérico: Aceita números, letras e caracteres especiais.
- Alfanumérico (texto longo): Aceita números, letras e caracteres especiais suportando um grande quantidade de caracteres.
- Numérico inteiro: Aceita apenas números inteiros.
- Numérico com decimal: Aceita apenas números inteiros e decimais.
- Data: Tipo de dado preparado para receber datas.
- Hora: Tipo de dado preparado para receber hora.
- Data/hora: Tipo de dado preparado para receber data/hora.
- Imagem/Anexo: Tipo de dado preparado para receber.
Quando um campo de qualquer tipo de dado listado acima é utilizado, o sistema já vem preparado para setar o campo correto em tela.
Exemplo: Para campos de data, ao ser adicionado no sistema, é apresentado um campo com formatação de data e calendário.
Ordem: Ordem do campo na tabela. Apenas para manter ordenação em tela.
Tamanho: Tamanho do tipo de dado que o campo suporta.
Exemplo: Alfanumérico, com tamanho 300. É possível digitar apenas 300 caracteres no campo.
Qtd. decimais: Quantidade de decimais no campo, quando utiliza.
Valor padrão ao inserir: Ao ser adicionado uma nova linha (um novo registro) na tabela, se este campo não receber outro valor em tela o seu valor padrão será o valor o definido em Valor padrão ao inserir. Ao clicar no lápis azul ao lado do título do campo, é aberta uma popup com todos campos que podem ser usados, como Login da pessoa logada, Unidade da pessoa logada…
Valor padrão ao alterar: Ao ser alterado uma linha (um registro) da tabela, se este campo não receber outro valor em tela o seu valor padrão será o valor o definido em Valor padrão ao inserir. Ao clicar no lápis azul ao lado do título do campo, é aberta uma popup com todos campos que podem ser usados, como Login da pessoa logada, Unidade da pessoa logada…
Obrigatório: Marcar se o campo é obrigatório.
Campo chave: Este campo não está habilitado para ser marcado/utilizado pois a PK (Campo ID) da nova tabela que está sendo criada, será adicionado automaticamente ao gravar na tela. E este campo será um “campo chave”.
Campo código e campo nome: Marcar se o campo é um campo nome da tabela ou o campo código da tabela. Estas opções são utilizadas para saber como o sistema deve retornar os registros da tabela em tela.
Exemplo: Adicionamos na interface a opção de selecionar uma pessoa, mas como serão exibidos os registros desta tabela? É listado todos os registros, mas apresentando apenas seu campo de nome e código.
Como é apresentado:
Campo nome (Campo código)
João (123)
Domínio: Colocar itens pré-definidos no campo.
Exemplo: Usando a expressão chave=valor#chave=valor podemos definir os itens pré-definidos.
Estamos usando um campo que retorna 0 ou 1, mas na interface queremos que apresente não quando 0, e sim quando for 1.
Então a expressão ficaria conforme abaixo.
Unique do campo: Deve-se informe neste campo a unique key deste campo. A unique key deve ser criada no banco pelo usuário.
Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Tabelas