Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de Campos
Campo Virtual
Criar um campo com subquerys, chamadas de funções de banco, expressões de cálculo e etc.
Para criar um campo virtual clique com botão direito do mouse na caixa de campos em uma parte em branco (sem que fique em cima dos campos).
Ao clicar com o botão direito do mouse na caixa de campos será aberta uma tela para configuração do campo virtual.
Valor vindo de filtro: Habilita um filtro com o mesmo nome do campo, e o que for informado neste campo será mostrado no filtro.
Expressão SQL: Expressão SQL que traz o valor do campo. Evitar colocar expressões específicas de um banco de dados, use parâmetros implícitos.
Para ver os parâmetros implícitos clique aqui.
Exemplos: No exemplo acima foi utilizada a função para retornar a idade da pessoa, utilizando como parâmetro a data de nascimento.
Campos agrupar: Adicionar campos da expressão para o agrupamento do sql da interface. Evitar ao máximo usar as próprias funções no agrupamento, por questões de performance, mas em alguns casos não há como deixar de usar.
Exemplo: A função da imagem acima é para receber a idade da pessoa. Se eu quero agrupar os registros da interface por Idade, tenho que usar a função como agrupamento.
Expressão SQL usada:
IMP@OWNERFUNC_GET_IDADE ((PES_1.PES_DATNAS))
O parâmetro PES_1.PES_DATNAS foi retirado do campo Data de nascimento, para encontrar foi seguido estes passos:
Adicionar o campo na interface.
Adicionado o campo, deve-se clicar com botão direito do mouse sobre o campo e clicar em editar. Ao clicar em editar será aberta a configuração de campo, e procure o alias do campo, que nesse caso é PES_1_PES_DATNAS.
Encontrando o alias do campo, deve-se procurar o campo no sql da interface. Para ver o sql da interface clique no botão “SQL da interface” abaixo das tabelas.
Procure o alias do campo (PES_1_PES_DATNAS) e encontre o campo (PES_1.PES_DATNAS)
Dica: Um jeito mais fácil de encontrar o campo é pegar o alias do campo e trocar seu segundo “_” por um “.”. Exemplo: PES_1_PES_DATNAS ⇒ PES_1.PES_DATNAS.
Voltar para a página Gerador de interface
Voltar para a página Definição de Campos