Planilhas de dados do sistema Legado

Veremos aqui um complemento das explicações existentes no layout das planilhas.

3. Curso

Essa planilha permite importar o cadastro de cursos de uma instituição de ensino.

Normalmente esse cadastro é compartilhado entre as unidades da instituição, justamente para que seja possível extrair informações consolidadas entre as unidades do mesmo curso, quando necessário. Mas mesmo compartilhando os cursos, todo o controle acadêmico pode ser feito de forma descentralizada por unidade.

  • Regra para nº lista e Formato do curso serão migrados como 'DIS' e 'DTU', respectivamente.
  • Sempre será utilziada a primeira regra de matrícula do subnível do curso;
  • Nas migrações do Modular, informar o código da Unidade antes do código do curso, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código);
  • Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada (ver planilha gerada no Data Migrator no botão Gerar relatório item pré-definido;
  • Campo Tipo de Curso: informar a descrição do tipo de curso pre configurada.

4. Tabela de disciplina

Planilha dedicada a importar o cadastro de disciplinas existentes na instituição de ensino.

Lembrando que não é necessário importar disciplinas cursadas pelo aluno em outra instituição de ensino para não “poluir” o cadastro de disciplinas do sistema. Apenas deve-se importar as disciplinas da própria instituição. As disciplinas cursadas pelo aluno em outra instituição podem ser informadas diretamente na importação dos dados do histórico do aluno, sem precisar importá-las através deste layout.

  • Forma de realização e as cargas horárias serão migradas como Presencial e horário presencial, respectivamente.
  • Nas migrações do Modular, informar o código da Unidade antes do código da disciplina, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código)
  • Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.

5. Grades curriculares

Planilha dedicada as grades oferecidos na instituição.

Usado apenas para cursos técnicos e de Graduação para controlar pendências curriculares dos alunos (disciplinas cursadas e a cursar do currículo). No caso de cursos de educação básica não se aplica, pois os cursos são seriados e o aluno precisa cursar todas as disciplinas ofertadas da fase/etapa/série que o aluno está matriculado. E nos cursos de pósgraduação também não se aplica, pois todas as disciplinas estão vinculadas diretamente na turma, uma vez que tais cursos não possuem rematrícula.

  • Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos.

6. Tabela de disciplinas da grades

Complemento da planilha anterior vinculando a grade com a disciplina.

  • Campo Código da grade: informar o código da grade informado na planilha de Grades;
  • Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
  • Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado.

7.1. Pessoas jurídicas

Essa planilha permite importar o cadastro das pessoas jurídicas (instituições) utilizadas no histórico, validações etc.

  • Campo UF da instituição: informar a sigla da UF (exemplo: SC).

7.2. Pessoas físicas (responsáveis, funcionários)

Essa planilha é usado para enviar os dados pessoais dos pais, mães, responsáveis, professores, funcionários, ou seja, qualquer pessoa física.

Observação: Se no sistema atual, a mesma pessoa física tiver 2 ou mais cadastros, é possível unificar tais cadastros posteriormente à migração dos dados a partir do sistema.

  • Utilizado endereço residencial como endereço de cobrança;
  • Nas migrações do Modular, informar o código da unidade antes do código da pessoa, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código com outras unidades);
  • Quando temos responsáveis que são alunos (por exemplo, o pai está na graduação e o filho no colégio) podem ocorrer “Linhas inválidas” pois o cadastro do pai deverá ser importado antes do cadastro do filho. Reimportar o arquivo de erros gerado até importar todos os registros;
  • Quando o restonsável financeiro for o próprio aluno, não informar nada no campo responsável financeiro e tratar este item como script pós migração;
  • Campo UF de endereço (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo UF Nascimento (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo UF do órgão emissor (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo UF Município Eleitoral: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo UF Município expedidor doc. mil.: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo Raça: informar a descrição da Raça pre configurada.

7.3. Pessoas físicas (alunos)

Essa planilha é usado para enviar os dados pessoais dos alunos.

Observação: Se no sistema atual, a mesma pessoa física tiver 2 ou mais cadastros, é possível unificar tais cadastros posteriormente à migração dos dados a partir do sistema.

  • Utilizado endereço residencial como endereço de cobrança;
  • Nas migrações do Modular, informar o código da unidade antes do código da pessoa, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código com outras unidades);
  • Quando temos responsáveis que são alunos (por exemplo, o pai está na graduação e o filho no colégio) podem ocorrer “Linhas inválidas” pois o cadastro do pai deverá ser importado antes do cadastro do filho. Reimportar o arquivo de erros gerado até importar todos os registros;
  • Quando o restonsável financeiro for o próprio aluno, não informar nada no campo responsável financeiro e tratar este item como script pós migração;
  • Campo UF de endereço (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo Código de cadastro do Responsável Pedagógico: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
  • Campo Código de cadastro do Responsável Financeiro: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
  • Campo Código de cadastro do Pai: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
  • Campo Código de cadastro da Mãe: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
  • Campo UF Nascimento (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo UF do órgão emissor (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo UF Município Eleitoral: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo UF Município expedidor doc. mil.: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
  • Campo Raça: informar a descrição da Raça pre configurada.

8. Períodos letivos

Essa planilha permite importar os períodos letivos para depois vincular os mesmos nas demais tabelas do sistema (matrículas, parcelas, …). Esse cadastro é feito separadamente por nível de ensino, ou seja, você terá um cadastro de períodos letivos diferentes entre a graduação e o colégio, por exemplo. E esse cadastro poderá ou não ser compartilhado entre as unidades de ensino da sua instituição.

  • Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.

9. Turmas

Nessa planilha serão importadas as turmas ofertadas nos períodos letivos. Então, caso você queira armazenar no Mentor Web as matrículas correntes e dos anos anteriores, deve-se importar primeiramente o cadastro das turmas de todos esses períodos letivos

  • Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
  • Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
  • Campo Código do critério de avaliação: informar a descrição do nível de ensino pre configurada;
  • Campo Código da grade curricular: informar o código do curso informado na planilha de Grades;
  • Campo Coordenador (código de cadastro): informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2.

10. Disciplinas da turma

Complemento da planilha anterior vinculando a turma com a disciplina.

  • Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
  • Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
  • Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
  • Campo Critério de avaliação por disciplina: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.

11. Disciplinas da turma - professores

Complemento da planilha anterior vinculando um professor com a disciplina dentro de uma turma.

  • Campo Código da turma: informar o código da turma informado na planilha de Turmas;
  • Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
  • Campo Código do Professor: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2.

12. Horários

As planilhas Horários, Cronograma de aula e Cronograma de aulas faltas são usados para criar a estrutura de cronogramas de aulas e provas das turmas e informações dos alunos. Seu preenchimento é opcional.

  • Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.

13. Cronograma aulas

  • Campo Código da turma: informar o código da turma informado na planilha de Turmas;
  • Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
  • Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
  • Campo Código do Professor: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
  • Campo Código do Horário: informar o código do cadastro do horário informada na planilha Horários.

14. Cronograma aulas faltas alunos

  • Campo Código da Aula: informar o código da turma informado na planilha de cronograma Aulas;
  • Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
  • Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
  • Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3.

16. Ingresso do aluno no curso

Essa planilha é usada para criar o vínculo do cadastro do aluno ao cadastro do curso. Ou seja, esse vínculo não é relacionado ao período letivo. Deve haver apenas um registro por aluno e curso com situação ativo. Se o aluno frequentar 2 cursos, ele terá 2 ingressos e assim por diante.

A tabela de ingressos é diferente das matrículas dos alunos. Contém um vínculo único do aluno com seu curso e currículo, assim como a data que o aluno iniciou o curso, dentre outras informações. Deverão ser incluídos um registro para cada ingresso do aluno (reingressos).

  • Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
  • Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
  • Campo Código da grade curricular: informar o código do curso informado na planilha de Grades.

17. Matrículas

Essa planilha é usada para importar as matrículas dos alunos em cada período letivo. A seguir, teremos 2 layouts referentes à matrícula: o primeiro se refere aos dados principais da matrícula e o segundo layout corresponde às disciplinas que farão parte da matrícula. O aluno somente pode ter um vínculo ativo por período letivo com a turma e/ou curso informada.

  • Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
  • Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
  • Campo Resultado do aluno no período letivo: informar a descrição da situação de resultado pre configurado.

18. Disciplinas da matrículas

  • Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
  • Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
  • Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
  • Campo Resultado do aluno na disciplina: informar a descrição da situação de resultado pre configurado.
  • Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.

20. Aproveitamento de estudos

Essas planilhas poderão ser utilizados para importação das informações que serão usadas para impressão do histórico escolar, principalmente quando o aluno veio transferido de outra instituição de ensino. Mas estes layouts também poderão ser usados, caso você não queira importar as turmas e matrículas dos movimentos anteriores e queira enviar apenas os resultados finais obtidos pelos alunos nos anos anteriores para a emissão dos históricos.

  • Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
  • Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
  • Campo Código da grade curricular: informar o código do curso informado na planilha de Grades;
  • Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
  • Campo Resultado final do aluno no período letivo: informar a descrição da situação de resultado pre configurado;
  • Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
  • Campo Resultado do aluno na disciplina: informar a descrição da situação de resultado pre configurado.

21. Registro de diplomas

  • Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
  • Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
  • Campo Código da IES registradora do diploma: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2.
  • (edição externa)