Catracas TopData INNER

Abaixo são detalhadas as configurações necessárias e os recursos disponíveis para configurar o controle de acesso.

Configuração da catraca TopData INNER

  • As configurações abaixo são baseadas no ambiente de teste local, sendo assim IP,URLs e Senhas podem ter alterações.
  • Para acessar a tela de configuração da Catraca Inner TOPDATA, deve- se fazer o download do manual da catraca.
  • Após ligar a catraca, é necessário ajustar as seguintes configurações (todas presentes, de forma detalhada, no manual disponível acima):


  • Configurar rede:
  1. Pressione a tecla MENU;
  2. Caso não possua um cartão de acesso master, digite a senha “F” + “1” + “9” através das teclas e as mantenha pressionadas. Será emitido um aviso sonoro e no display será exibida a mensagem indicando o acesso ao menu.
  3. Com as teclas de seta, navegue até “Menu Rede” e pressione OK;
  4. Com as teclas de seta, navegue até “Rede DHCP” e pressione OK;
  5. Com as teclas de seta, mude para opção “Habilitado” e pressione OK;
  6. Com as teclas de seta, navegue até a opção “Rede IP do Servidor” e pressione OK;
  7. Com as teclas numéricas, informe o IP do computador onde a aplicação “Controle Acesso” está instalada e pressione OK.

Por exemplo, para o IP 172.31.10.73, deve-se informar no equipamento 172.031.010.073. Ou seja, todas os espaços disponíveis devem ser preenchidos.

  • Consultar IP da catraca (somente após a configuração de rede):
  1. Pressione a tecla MENU;
  2. Caso não possua um cartão de acesso master, digite a senha “F” + “1” + “9” através das teclas e as mantenha pressionadas. Será emitido um aviso sonoro e no display será exibida a mensagem indicando o acesso ao menu.
  3. Com as teclas de seta, navegue até “Menu Rede” e pressione OK;
  4. Com as teclas de seta, navegue até “Rede IP do Inner”;
  5. Anote o IP do Inner, pois ele será necessário na configuração da aplicação “Controle de Acesso”;


  • Cadastrar uma digital
  1. Pressione a tecla MENU;
  2. Caso não possua um cartão de acesso master, digite a senha “F” + “1” + “9” através das teclas e as mantenha pressionadas. Será emitido um aviso sonoro e no display será exibida a mensagem indicando o acesso ao menu.
  3. Com as teclas de seta, navegue até “Menu Biometria” e pressione OK;
  4. Com as teclas de seta, navegue até “Incluir usuário” e pressione OK;
  5. Informe o número do cartão, mesmo código utilizado no login do Mentor Web (código da pessoa), sendo somente números;
  6. Pressione o dedo no leitor de digitais conforme o equipamento solicita;
  7. Quando for perguntado se deseja cadastrar outra biometria, selecione “Sim” para confirmar ou “Não” para recusar.
  8. Cadastro finalizado.


  • Se for necessário reiniciar o equipamento, a configuração da rede precisará ser refeita, mas as digitais serão mantidas.
  1. Com o equipamento desligado, mantenha o botão OK pressionado e coloque o aparelho na tomada;
  2. Aguarde o equipamento ligar com o botão OK pressionado, até ser emitido um aviso sonoro;
  3. Após ligar, com os botões de seta, selecione a opção “Restaurar cfg.” e aperte OK;
  4. Selecione a opção “SIM” e aperte OK;

Aguarde o equipamento configurar e reiniciar.

Serviço de controle de acesso

Importante: No serviço para a utilização das catracas TopData, nossa aplicação é um servidor socket onde a catraca se conecta, então torna-se necessário efetuar a liberação da porta 3570 para entrada e saída no firewall.

Para dar continuidade ao processo de instalação, devemos baixar e instalar o serviço que irá ficar rodando no background realizando a comunicação com a catraca.

Procedimentos:

  1. Baixar o instalador, acesse: Z:\Distribuição\ICoruja\Serviços\IntegracaoControleAcesso (Solicitado no chamado 226569)
  2. Escolher a pasta de acordo com o sistema operacional Linux ou Windows.
  3. Colocar o conteúdo dessa pasta no caminho C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso
  4. Executar o arquivo .bat “Install”.
  • Tendo feito a instalação do serviço, agora deve ser feito a configuração do projeto no arquivo “configuracao.properties”:
  • Ainda dentro da pasta temos dois executáveis “Iniciar servico” e “Parar servico” para facilitar quando necessário a utilização.

Arquivo de configuração do sistema de Catraca

  • sistemaIntegracao= Padrão a ser seguido é “TOPDATA_INNER”
  • tcpServer.0.host= Número do IP da maquina onde está instalada aplicação seguido pelo número da porta e separados por “:”.
  • tcpClient.0.host= Número do IP da catraca seguido pelo número da porta e separados por “:”. EX: 172.031.010.006:3570
  • tcpClient.0.numero= Número do equipamento. Não é uma configuração obrigatória, e, caso não informada, o valor padrão considerado será 00.
  • tcpClient.0.giro= Sentido do giro catraca, podendo receber “E” para Entrada, “S” para saída ou “I” para Indiferente (giro nos dois sentidos). Não é uma configuração obrigatória, e, caso não informada, o valor padrão considerado será “I” (Indiferente, ou seja, giro nos dois sentidos).
  • edusoftApi.url= O caminho da URL que o sistema está rodando.
  • edusoftApi.login= Login do usuário.
  • edusoftApi.senha= Senha do usuário.
  • controle.acesso.log= Controla o nível do log exibido. Utilize “info” durante uso comum da catraca e “debug” em situações de teste e instalação.

Observação:

  • O login e senha devem ser de um usuário cadastrado como padrão no sistema do cliente, este deve ser um usuário que não pertence a nenhuma pessoa real e também um que não seja feito o login com frequência e alterações de senha, módulo e unidade. Este usuário também deve possuir ao menos uma permissão no Security do Metnor Web, para qualquer aplicação API/Flutter, caso contrário, o erro 403 será retornado.
  • Em caso de mais de um equipamento o numero deve ser incrementado na configuração ex tcpClient.0.host, tcpClient.1.host, tcpClient.2.host. A configuração tcpClient.0.numero também deve ser incrementada.
  • O IP e número do equipamento configurado deve bater com o equipamento instalado na rede.
  • No caso da TopData, sempre teremos apenas tcpServer.0.host
  • Tendo feito a configuração do serviço, agora basta iniciar o serviço executando o .bat “Iniciar servico”.
  • Deve-se criar um processo agendado no windows/linux para fazer o restart desse serviço todos os dias de madrugada. isso é necessário para realizar novamente a autenticação na api.
  • É possível consultar os registros de Entrada e Saída dos aluno através do módulo Controle de Frequência. Para saber mais, clique aqui.

Caminho e padrão dos logs:

O caminho para onde os logs criados estão sendo armazenados está nos arguments da VM. Caminho: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso\logs

Para conferir se os logs estão sendo gerados corretamente é só rodar o .bat como serviço e testar a catraca, depois conferir o caminho do log e verificar se estão sendo gerados corretamente. Caminho do .bat: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso - Windows

Fluxo

  • Server da Catraca solicitou acesso > O nosso projeto recebe essa requisição > Chama um endpoint na API para validar o acesso > Retorna para o nosso projeto > Envia se o acesso é liberado ou negado para o server da catraca.
  • A porta 3570 é utilizada pela aplicação de integração e é onde é disponibilizado o socket server.
  • A comunicação com o mentor web é através da API.

Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


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