Catracas IHM Tecnibra
Abaixo são detalhadas as configurações necessárias e os recursos disponíveis para configurar o controle de acesso.
Configuração da catraca IHM Tecnibra
- As configurações abaixo são baseadas no ambiente de teste local, sendo assim IP,URLs e Senhas podem ter alterações.
- Para acessar a tela de configuração da Catraca IHM Tecnibra, deve- se fazer o download do software da catraca.
- Para iniciar as configurações, após baixar o arquivo deve-se executar o mesmo, em seguida deve-se clica na opção Verificar IP no terminal.
- Na tela que abrir, aguardar aparecer um equipamento na lista Tibbo, selecionar ele e clicar em Configurar.
- Na tela que abrir preencher os campo de configuração de IP, manter como está na imagem, para o campo Endereço de IP do Computador, é onde a aplicação está executando, se for na sua máquina, basta clicar no botão IP que ele preenche. Depois clicar em OK.
- Após isso aguarde a configuração e depois clique em sair.
- Na tela de configuração inicial, informe o Endereço de IP do Coletor, o mesmo que configuramos anteriormente e o Número do Terminal, neste para teste é 01. Em seguida clique em Iniciar Comunicação.
- Após essa configuração na lateral em Terminais Conectados, serão apresentados os terminais configurados e ao clicar em Testar, será apresentada a mensagem de ON-LINE.
- Pronto, agora ao clicar nos comandos para Liberar Terminal, Bloquear e Não Cadastrado o terminal ira emitir um aviso sonoro e apresentar a mensagem.
- No campo tempo de exibição solicitamos que seja informado pelo menos 10 segundos, devido a possibilidade de alguma interrupção com a rede, porém pode ser configurado conforme solicitado por cada instituição.
OBS: No manual de integração da catraca, está definido que a catraca trabalha com 3 formas de rotação E,S,I Entrada, Saída e Indiferente respectivamente.
Nesse caso se a catraca estiver configurada para E ou I irá registrar entrada e S saída… a mesma catraca pode registrar apenas um desse movimentos, então se o cliente quer utilizar entrada e saída, precisa ter uma catraca configurada para entrada e outra para saída.
Um exemplo que é utilizado no cliente é apenas o registro da entrada dos alunos, uma vez que na saída são abertos os portões por conta do grande volume de pessoas.
Configurar digital no Terminal IHM
- As configurações abaixo são baseadas no ambiente de teste local utilizando o Terminal IHM, sendo assim podem ter alterações dependendo do modelo.
No terminal:
- Pressionar seta para direita.
- Informe a senha 123456
- Pressionar seta para direita, até chegar na opção Biometria.
- Pressionar # (ENT.).
- Pressionar seta para direita, até chegar na opção Novo Usuário.
- Pressionar # (ENT.).
- Informar o ID, mesmo código da pessoa presente no Mentor.
- Pressionar # (ENT.).
- Insira a digital e aguarde.
Após esses passos o cadastro estará finalizado.
Serviço de controle de acesso
Importante: No serviço para a utilização das catracas tecnibra nossa aplicação é um servidor socket onde a catraca se conecta, então torna-se necessário efetuar a liberação das portas 2050 e 2051 para entrada e saída no firewall.
Para dar continuidade ao processo de instalação, devemos baixar e instalar o serviço que irá ficar rodando no background realizando a comunicação com a catraca.
Procedimentos:
- Baixar o instalador, acesse: Z:\Distribuição\ICoruja\Serviços\IntegracaoControleAcesso (Solicitado no chamado 226569)
- Escolher a pasta de acordo com o sistema operacional Linux ou Windows.
- Colocar o conteúdo dessa pasta no caminho C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso
- Executar o arquivo .bat “Install”.
- Tendo feito a instalação do serviço, agora deve ser feito a configuração do projeto no arquivo “configuracao.properties”:
- Ainda dentro da pasta temos dois executáveis “Iniciar servico” e “Parar servico” para facilitar quando necessário a utilização.
- sistemaIntegracao= Padrão a ser seguido é “TECNIBRA_IHM”
- tcpServer.0.host= Número do IP da maquina onde está instalada aplicação seguido pelo número da porta e separados por “:”.
- tcpClient.0.host= Número do IP da catraca seguido pelo número da porta e separados por “:”. EX: 192.168.0.100:2051
- tcpClient.0.numero= Número do equipamento. Não é uma configuração obrigatória, e, caso não informada, o valor padrão considerado será 00.
- edusoftApi.url= O caminho da URL que o sistema está rodando.
- edusoftApi.login= Login do usuário.
- edusoftApi.senha= Senha do usuário.
- edusoftApi.config.converte.codtel= Deve informar true ou false, conforme descrito abaixo*.
- controle.acesso.log= Controla o nível do log exibido. Utilize “info” durante uso comum da catraca e “debug” em situações de teste e instalação.
* O código de acesso da pessoa, cadastrado no equipemento catraca, geralmente é constituido por uma string de inteiros com zeros a esquerda. EX.: 0000000005. Caso o cliente opte por utilizar o Código de Tela como identificador para controle de frequência e este possuí zeros a esquerda, EX.: 0010, é necessário converter este valor para realizar a integração. Para isso devemos informar o valor true na configuração edusoftApi.config.converte.codtel do integrador Ao usar essa opção, talvez seja necessário aumentar o tempo de espera de resposta do equipamento, pois a consulta fica um pouco mais lenta.
Observação:
- O login e senha devem ser de um usuário cadastrado como padrão no sistema do cliente, este deve ser um usuário que não pertence a nenhuma pessoa real e também um que não seja feito o login com frequência e alterações de senha, módulo e unidade.
- Em caso de mais de um equipamento o numero deve ser incrementado na configuração ex tcpClient.0.host, tcpClient.1.host, tcpClient.2.host
- O IP e numero do equipamento configurados deve bater com os equipamentos instalados na rede.
- No caso da tecnibra sempre teremos apenas tcpServer.0.host
- Tendo feito a configuração do serviço, agora basta iniciar o serviço executando o .bat “Iniciar servico”.
- Deve-se criar um processo agendado no windows/linux para fazer o restart desse serviço todos os dias de madrugada. isso é necessário para realizar a reautenticação na api.
Caminho e padrão dos logs:
O caminho para onde os logs criados estão sendo armazenados está nos arguments da VM. Caminho: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso\logs
Para conferir se os logs estão sendo gerados corretamente é só rodar o .bat como serviço e testar a catraca, depois conferir o caminho do log e verificar se estão sendo gerados corretamente. Caminho do .bat: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso - Windows
Fluxo
- Server da Catraca solicitou acesso > O nosso projeto recebe essa requisição > Chama um endpoint na API para validar o acesso > Retorna para o nosso projeto > Envia se o acesso é liberado ou negado para o server da catraca.
- A porta 2050 é utilizada pela aplicação de integração e é onde é disponibilizado o socket server.
- A porta 2051 é utilizada pela catraca da Tecnibra, é onde é disponibilizado o socket client.
- A comunicação com o mentor web é através da API.
Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.