Catracas Henry da geração 8x
Abaixo são detalhadas as configurações necessárias e os recursos disponíveis para configurar o controle de acesso.
Configuração das catracas Henry modelo 8x
Observação: As configurações abaixo são baseadas no ambiente de teste local, sendo assim IP,URLs e Senhas podem ter alterações.
Para acessar a tela de configuração da Catraca, deve acessar no navegador:
- Usuário: primmesf
- Senha: 121314
- Cadastro de pessoas na Catraca.
Por padrão, o usuário vinculado ao cartão é o de código “8551221”, não sendo possível alterar esse código, ou seja, só será possível cadastrar novos usuários usando a biometria. Para cadastrar esses usuários, segue o passo a passo:
- Acessar a aba “Listas” > “Cartões” > “Inserir”.
Nessa tela, é necessário apenas o campo “Matricula”. Este campo representa o código da pessoa, o valor desse campo deve ser o mesmo que o Código da tela/ID/CPF/Código de integração (De acordo com a configuração no módulo de Controle de Frequência) da pessoa no Mentor.
- Para cadastrar a biometria dessa pessoa, acesse a aba “Listas” > “Biometrias” > “Inserir”
Nessa tela, deverá informar o código informado para a pessoa no passo acima na aba “Cartões”. Após clicar em gravar, deve-se gravar a biometria no sensor biométrico do relógio de ponto.
- Dados para comunicação entre a catraca/sistema.
- Cadastro de mensagens para ser exibidas no visor da catraca ao realizar a Entrada e Saída.
Obs. Só irá funcionar o Tipo de mensagem “Personalizada” e a primeira linha de mensagem, informar a segunda linha não irá fazer diferença.
- Configuração de tempo que catraca irá aguardar o giro da catraca após ter a entrada liberada.
Serviço de controle de acesso
Para dar continuidade ao processo de instalação, devemos baixar e instalar o serviço que irá ficar rodando no background realizando a comunicação com a catraca.
Procedimentos:
- Baixar o instalador, acesse: Z:\Distribuição\ICoruja\Serviços\IntegracaoControleAcesso (Solicitado no chamado 226569)
- Escolher a pasta de acordo com o sistema operacional Linux ou Windows.
- Colocar o conteúdo dessa pasta no caminho C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso
- Executar o arquivo .bat “Install”.
- Tendo feito a instalação do serviço, agora deve ser feito a configuração do projeto no arquivo “configuracao.properties”:
- Ainda dentro da pasta temos dois executáveis “Iniciar servico” e “Parar servico” para facilitar quando necessário a utilização.
- sistemaIntegracao = Padrão a ser seguido é “HENRY”
- tcpServer.0.host= Número do IP da catraca seguido pelo número da porta e separados por “:”.
- edusoftApi.url= O caminho da URL que o sistema está rodando.
- edusoftApi.login= Login do usuário.
- edusoftApi.senha= Senha do usuário.
Observação: O login e senha devem ser de um usuário cadastrado como padrão no sistema do cliente, este deve ser um usuário que não pertence a nenhuma pessoa real e também um que não seja feito o login com frequência e alterações de senha, módulo e unidade.
- Tendo feito a configuração do serviço, agora basta iniciar o serviço executando o .bat “Iniciar servico”.
Observação: Deve-se criar um processo agendado no windows/linux para fazer o restart desse serviço todos os dias de madrugada. isso é necessário para realizar a reautenticação na api.
Caminho e padrão dos logs:
O caminho para onde os logs criados estão sendo armazenados está nos arguments da VM. Caminho: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso\logs
Padrão que os logs estão sendo gerados. Os logs são gerados dentro de um arquivo que tem como padrão de nome “número do IP da catraca + número da porta + data e hora que o arquivo foi gerado”. Ex.: “172.31.10.121_3000-2024-02-02-14-15” Os logs em si agora tem o padrão “data e hora + o tipo de log + {Catraca + IP da catraca + número da porta] + caminho do erro ou onde o log foi gerado + mensagem do log. Ex.: “2024-02-02 14:15:03 ERROR [Catraca-172.31.10.121_3000] br.com.edusoft.controleacesso.tcp.IntegracaoTcpClient - java.net.ConnectException: Connection refused: connect”
Para conferir se os logs estão sendo gerados corretamente é só rodar o .bat como serviço e testar a catraca, depois conferir o caminho do log e verificar se estão sendo gerados corretamente. Caminho do .bat: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso - Windows
Fluxo
- Server da Catraca solicitou acesso > O nosso projeto recebe essa requisição > Chama um endpoint na API para validar o acesso > Retorna para o nosso projeto > Envia se o acesso é liberado ou negado para o server da catraca.
- A porta 3000 vai ser para se comunicar com o Server da catraca, via socket, a única comunicação que será feito ao mentor será na API
Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.