Catracas Henry da geração 8x

Abaixo são detalhadas as configurações necessárias e os recursos disponíveis para configurar o controle de acesso.

Modelos da geração 8x

Os modelos abaixo da geração 8x com comunicação TCP/IP utilizam a mesma interface de comunicação:

  • Lumen Advance
  • Lumen Balcão
  • Lumen Balcao LT
  • Lumen Black
  • Lumen Glass
  • Flap AJ Exportação
  • Flap ES
  • Pedestal Inox
  • Primme SF
  • Primme SF Facial

Mais informações: aqui e aqui

Configuração das catracas Henry modelo 8x

Observação: As configurações abaixo são baseadas no ambiente de teste local, sendo assim IP,URLs e Senhas podem ter alterações.

Para acessar a tela de configuração da Catraca, deve acessar no navegador:

  • Cadastro de pessoas na Catraca.

Por padrão, o usuário vinculado ao cartão é o de código “8551221”, não sendo possível alterar esse código, ou seja, só será possível cadastrar novos usuários usando a biometria. Para cadastrar esses usuários, segue o passo a passo:

  • Acessar a aba “Listas” > “Cartões” > “Inserir”.

Nessa tela, é necessário apenas o campo “Matricula”. Este campo representa o código da pessoa, o valor desse campo deve ser o mesmo que o Código da tela/ID/CPF/Código de integração (De acordo com a configuração no módulo de Controle de Frequência) da pessoa no Mentor.

  • Para cadastrar a biometria dessa pessoa, acesse a aba “Listas” > “Biometrias” > “Inserir”

Nessa tela, deverá informar o código informado para a pessoa no passo acima na aba “Cartões”. Após clicar em gravar, deve-se gravar a biometria no sensor biométrico do relógio de ponto.

  • Dados para comunicação entre a catraca/sistema.

  • Cadastro de mensagens para ser exibidas no visor da catraca ao realizar a Entrada e Saída.

Obs. Só irá funcionar o Tipo de mensagem “Personalizada” e a primeira linha de mensagem, informar a segunda linha não irá fazer diferença.

  • Configuração de tempo que catraca irá aguardar o giro da catraca após ter a entrada liberada.

Serviço de controle de acesso

Para dar continuidade ao processo de instalação, devemos baixar e instalar o serviço que irá ficar rodando no background realizando a comunicação com a catraca.

Procedimentos:

  1. Baixar o instalador, acesse: Z:\Distribuição\ICoruja\Serviços\IntegracaoControleAcesso (Solicitado no chamado 226569)
  2. Escolher a pasta de acordo com o sistema operacional Linux ou Windows.
  3. Colocar o conteúdo dessa pasta no caminho C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso
  4. Executar o arquivo .bat “Install”.
  • Tendo feito a instalação do serviço, agora deve ser feito a configuração do projeto no arquivo “configuracao.properties”:
  • Ainda dentro da pasta temos dois executáveis “Iniciar servico” e “Parar servico” para facilitar quando necessário a utilização.

  • sistemaIntegracao = Padrão a ser seguido é “HENRY”
  • tcpServer.0.host= Número do IP da catraca seguido pelo número da porta e separados por “:”.
  • edusoftApi.url= O caminho da URL que o sistema está rodando.
  • edusoftApi.login= Login do usuário.
  • edusoftApi.senha= Senha do usuário.

Observação: O login e senha devem ser de um usuário cadastrado como padrão no sistema do cliente, este deve ser um usuário que não pertence a nenhuma pessoa real e também um que não seja feito o login com frequência e alterações de senha, módulo e unidade.

  • Tendo feito a configuração do serviço, agora basta iniciar o serviço executando o .bat “Iniciar servico”.

Observação: Deve-se criar um processo agendado no windows/linux para fazer o restart desse serviço todos os dias de madrugada. isso é necessário para realizar a reautenticação na api.

Caminho e padrão dos logs:

O caminho para onde os logs criados estão sendo armazenados está nos arguments da VM. Caminho: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso\logs

Padrão que os logs estão sendo gerados. Os logs são gerados dentro de um arquivo que tem como padrão de nome “número do IP da catraca + número da porta + data e hora que o arquivo foi gerado”. Ex.: “172.31.10.121_3000-2024-02-02-14-15” Os logs em si agora tem o padrão “data e hora + o tipo de log + {Catraca + IP da catraca + número da porta] + caminho do erro ou onde o log foi gerado + mensagem do log. Ex.: “2024-02-02 14:15:03 ERROR [Catraca-172.31.10.121_3000] br.com.edusoft.controleacesso.tcp.IntegracaoTcpClient - java.net.ConnectException: Connection refused: connect”

Para conferir se os logs estão sendo gerados corretamente é só rodar o .bat como serviço e testar a catraca, depois conferir o caminho do log e verificar se estão sendo gerados corretamente. Caminho do .bat: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso - Windows

Fluxo

  • Server da Catraca solicitou acesso > O nosso projeto recebe essa requisição > Chama um endpoint na API para validar o acesso > Retorna para o nosso projeto > Envia se o acesso é liberado ou negado para o server da catraca.
  • A porta 3000 vai ser para se comunicar com o Server da catraca, via socket, a única comunicação que será feito ao mentor será na API

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