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Release notes Mentor Web | Versão 7.06


A versão 7.06 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias e correções desta versão.



IMPORTANTE: Siga as instruções abaixo antes de realizar a atualização do sistema!


LEIA ANTES DA ATUALIZAÇÃO :


A partir desta versão, está disponível uma nova funcionalidade onde passamos a gravar o log de acesso a menus, tentativas de login e requisições nos serviços para ser consultado em tela no Security. Para armazenamento destas informações, como a quantidade informações armazenada é muito grande, optamos pelo banco de dados MongoDB.


Preparamos uma documentação especial para melhorar o entendimento deste novo banco de dados e um manual para auxiliar o processo de instalação do mesmo: MongoDB - O que é, pré-requisitos e manual de instalação.


Para utilizar o recurso de armazenamento de logs será então necessário, configurar um servidor MongoDB e adicionar os parâmetros de conexão em todos XML's do MentorWeb. Abaixo segue as formas de conexão com o Mongo:


      <Parameter name="mongoDBHost" value="192.168.0.35" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBPort" value="27017" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBDataBase" value="nomeclienteMongo" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBUser" value="nomeclienteMongo" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBPassord" value="123456" override="false" />
      <Parameter name="mongoDBAuthSource" value="nomeclienteMongo" override="false" />
 



Confira também a documentação da nova funcionalidade de logs de acesso na sessão de Novidades


REALIZAR APÓS A ATUALIZAÇÃO :

1. Há um script avulso que está configurado para ser executado após a atualização do metadados, que dependendo do tamanho da base pode demorar um pouco para ser executado, caso ocorra timeout ele deve ser executado manualmente. Segue script abaixo:


UPDATE TB_INGRESSO SET ING_FASEINI = 1 WHERE ING_FASEINI IS NULL


2. Ao final da atualização, caso apresente a seguinte exceção nos logs da atualização:

Versão: 7050000
Arquivo: FUNC_GET_DOCUMENTOS
Banco: DES_API_20201201_ICO
Erro: 306
Mensagem: PLS-00306: wrong number or types of arguments in call to 'TYP_GET_DOCUMENTOS'
Script: Recompilação de objetos inválidos


Deve-se:



Novidades



Acadêmico - Matrículas em dependências e adaptação


Para melhor gerenciamento das disciplinas pendentes do aluno foi criada uma estrutura a parte (Histórico de pendências) para armazenar informações relevantes as disciplinas pendentes no histórico do aluno , permitindo assim realizar tratamentos mais específicos durante as movimentações acadêmicas do aluno dentro da instituição até a conclusão do curso.

Abaixo segue algumas alterações realizadas no sistema para melhorar o fluxo de matrícula para estas disciplinas:


Importante: Essa estrutura somente será alimentada quando a regra de matrícula for do tipo “Seriada”








O aluno realiza a solicitação do requerimento, escolhendo o período letivo que deseja cursar, disciplina a modalidade desejada, as modalidades serão apresentadas confore disponibilizado na tela de oferta de disciplina.



O requerimento é aprovado pelo responsável definido, e neste momento o sistema irá verificar se já existe naquele período letivo uma turma criada com a disciplina selecionada pelo aluno de acordo com as configurações da modalidade selecionado. Caso não exista ele irá criar a turma e vincular a disciplina.



Após o deferimento do requerimento a disciplina é automaticamente incluída na matrícula do aluno.



A matrículas realizadas via requerimentos também respeitarão a regra de matrícula “Verifica o máximo de X disciplina(s) matriculada(s) em regime de X”, para que verifique o tipo de dependência informado e máximo seja validado o tipo disciplina selecionado.





Para consultar a documentação completa deste novo recurso confira: Configurando oferta de disciplinas e inscrição em disciplinas de dependência e adaptação


Security - Logs de Acesso - Consultas


Disponibilizado no módulo security novas telas para consulta de logs de acesso, onde será possível consultar as seguintes ações:







Importante: para uso das telas citadas acima é obrigatória a instalação do banco de dados MongoDB , configuração dos XML's de aplicação conforme especificado na documentação: MongoDB - O que é, pré-requisitos e manual de instalação & instalação e configuração do serviço EdusoftAPI conforme especificado na documentação: Instalação e configuração da EdusoftApi.


Confira o passo a passo para configurar e disponibilizar esta novidade clicando aqui.



Financeiro - Tipos de baixa - +info


Disponibilizado no módulo financeiro na opção tipos de baixa em +info a flag gera lançamento no caixa para ser exibida na forma de baixa “Ambos”, as demais telas respeitam a nova regra.



Processo seletivo - Concursos - Forma de seleção - Remanejamento de vagas


Alterada a forma de buscar candidatos quando sobrar vagas em uma forma de seleção. Antes o sistema utilizava as colunas de grupo e ordem da forma de seleção, desta forma era possível buscar candidatos de formas de seleção dentro do mesmo grupo para utilizar as vagas sobressalentes de acordo com a ordem definida, porém somente permitia compartilhar as vagas entre formas de seleção do mesmo grupo. Agora o sistema passa a considerar apenas a configuração de remanejamento de vagas entre formas de seleção.


Para realizar o remanejamento das vagas deve-se preencher no cadastro de concurso, na aba formas de seleção a nova coluna chamada “Remanejamento”. Na coluna remanejamento independente do grupo ao qual a forma de seleção pertence, será possível definir para qual forma de seleção serão disponibilizadas as vagas sobressalentes. Neste campo poderá ser definida várias formas de seleção (utilizando , como separador a vírgula(',')) e a ordem de disponibilização das vagas. Segue regras para preenchimento deste campo.



Importante: Caso a coluna remanejamento não possua nenhum valor informado o sistema não fará mais nenhuma distribuição das vagas entre as formas de seleção do mesmo grupo, passando então a ser obrigatório o preenchimento da coluna remanejamento caso deseje buscar alunos de outras formas de seleção na chamada de matrícula para preencher as vagas sobressalentes.


Para consultar a documentação completa desta funcionalidade clique aqui.



Configurações LGPD - Novos recursos

Adicionado na Configurações LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais a Aba Consentimento, composta por todos os consentimentos cadastrados, sejam eles ativos ou inativos. Permite também o cadastro de novos consentimentos e a exclusão dos antigos.

As Configurações LGPD poderão ser disponibilizadas no módulo acadêmico.


Central do Aluno - LGPD - Novos recursos


Foram disponibilizados na central do Aluno/Responsável, novos recursos para que o aluno possa gerenciar suas informações de acordo com a LGPD. O novos recursos são:



As matrículas presenciais não terão o consentimento no termo. A instituição deverá tratar via contrato ou termo de consentimento impresso.


Para consultar a documentação completa da LGPD e conferir em detalhes os novos recursos clique aqui.


Integração Moodle - Enviar Customfield

Disponibilizado na Configuração EAD, o campo reservado: Consulta de campos personalizados no EAD para integração com o Moodle.


Para efetivação deste novo recurso, é necessário conferir os dados cadastrados nos Campos de perfil do usuário no Moodle, o qual deverá ser compatível com os dados utilizados no script de consulta conforme exemplo abaixo do campo.



Após acessar a tela de Campos de perfil do usuário é possível verificar os campos já cadastrados:


Nesta lista, é possível adicionar, alterar ou excluir os dados destes campos a partir do ícones disponibilizados ao lado direto de cada campo. É neste processo que deverá ser confirmado o Nome breve que será utilizado na consulta.


Para consultar o passo a passo para a integração de Campos de perfil do usuário com o Moodle acesse a documentação completa da Integração Moodle e confera em detalhes os novos recursos clique aqui.


Melhorias


190869 - Gerador de Interface - Exportar/importar serviço externo ao exportar/importar Interface


Ao exportar uma interface, foi adicionado junto a exportação os serviços externos vinculados a essa interface. Já ao importar, é verificado se o serviço externo já existe no sistema, se é padrão da edusoft e também se é permitido sobrescrever interface.


197514 - Financeiro - Zemopay - Movimentação bancária

Abaixo segue algumas melhorias realizadas na integração com a Fintech Zemopay para configurar de que forma ocorrerão as movimentações bancárias no Mentor após a baixa automática:


Observação: Para liquidação externa, por padrão a Zemopay transfere o valor recebido por cobrança em D+1 (dias uteis).


Documentações criadas/atualizadas



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