Tabela de conteúdos

Exportação para o SEB

Esta funcionalidade foi criada com o intuito de atender a Portaria Nº 1.773, que visa disponibilizar os alunos para a carteira estudantil digital. Através dela será realizada a exportação dos alunos, vale ressaltar que existe algumas validações para que a exportação ocorra corretamente, abaixo estarão apresentadas e divididas por tipo de layout/nível de curso.

Filtros

Unidade: selecionar a unidade desejada. Com base na unidade selecionada será listado as pessoas jurídicas que são instituições de ensino e que estão com o mesmo código do INEP da unidade selecionada.
Nível de curso: Educação básica ou Educação Superior, veja abaixo as particularidades dos níveis.
Subnível de curso: de acordo com o nível selecionado, será apresentado os subníveis disponíveis, campo opcional.
Ano referência: ano referência que deseja realizar a extração.
Semestre: campo opcional, pode informar se deseja extrair os alunos de determinado semestre daquele ano referência.
Curso: poderá filtrar um curso específico que deseja filtrar, este filtro é sucessivo ao subnível.
Turma: se desejar, pode filtrar uma turma específica para exportar, sempre respeitando os filtros anteriores.
Aluno: Caso deseja exportar um aluno específico que entrou depois, ou então que foi remanejado, pode utilizar este filtro.
Data base: este filtro irá buscar todos os alunos que foram matriculados a partir da data informada, podendo ser utilizado quando há alunos que ingressam em turma já em andamento, turma essa que já foi importada anteriormente.

Observação:
1 - Para que o filtro de unidade liste as pessoas jurídicas é necessário que campo “Código do Inep” presente na aba “Instituições de Ensino” esteja preenchido corretamente.
2 - Vale ressaltar se há o mesmo código do inep vinculado a mais de uma unidade, irá listar todas pessoas jurídicas e o usuário deve selecionar quais deseja exportar.
3 - A pessoa jurídica da unidade selecionada no combo é obrigatória e não permite ser desmarcada.
4 - Como é selecionado o ano referência, será possível que na exportação seja extraído informações de mais de um subnível.
Ex.: considerando que a IES possua Técnico e Graduação, ocorrendo no mesmo ano referência, sairão no mesmo arquivo se o curso estiver como exporta para o MEC.


Educação básica

Neste nível de curso, os dados obrigatórios são:

Segue abaixo, um demonstrativo das colunas e de onde retira as informações:

Educação Superior

Neste nível de curso, os dados obrigatórios são:

Segue abaixo, um demonstrativo das colunas e de onde retira as informações:


Informações Gerais


1 - Conforme testes realizado no SEB, se for realizado a importação e no retorno apontar alguma inconsistência os alunos não serão importados onde é necessário encaminhar o arquivo com todos os alunos novamente.

2 - Também verificado que se um aluno já estiver importado não aceita enviar o mesmo novamente em outro arquivo.

3 - Caso o arquivo seja editado manualmente e perder o formato UTF-8, poderá ocorrer o erro abaixo:

4 - Para o campo responsável legal no Mentor utilizaremos os campos pai, mãe ou responsável financeiro, localizado no cadastro do aluno na aba dados complementares.Conforme manual do SEB existem 3 tipos de responsáveis legais: pai, mãe ou outros, sendo assim, caso não seja encontrado um responsável com cpf válido nos campos pai ou mãe, e encontrar um responsável financeiro com CPF cadastrado, irá utilizar o responsável financeiro e setar como o tipo “outros” do sistema do SEB, no caso o responsável 3.

5 - Conforme verificamos junto aos testes, o site do SEB não faz a atualização para o APP do ID Estudantil em tempo real, sendo assim, pode verá algumas horas/dias para que fique disponível ao aluno.

6 - Caso ainda haja dúvidas, preparamos um material através de vídeo para lhe auxiliar nesta questão, veja abaixo:

Clique no vídeo para ampliá-lo. Após assisti-lo, pressionar a tecla ESC para sair.


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar