Release notes Mentor Web | Versão 08.13.00.00
A versão 08.13 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.
Importante: Caso prefira a versão em vídeo das novidades, acesse a nossa playlist
![](/lib/exe/fetch.php?w=20&tok=257e06&media=youtube.png)
no youtube sobre as novidades da versão.
Scripts ou procedimentos a serem executados na versão
226226 - Serviço externo de aplicação de desconto
Nesta versão foi necessário criar um novo campo na tabela de parcela, na qual precisa possuir um valor padrão. Por ser uma tabela com grande volume de dados, não inserimos o script de forma automática na atualização da versão. Por este motivo, deve-se executar os scripts abaixo ANTES da atualização da versão. Este script vai criar a coluna, em seguida, vai atribuir o valor padrão, e posteriormente, definir esta coluna para não permitir valores nulos.
Atenção: O script para definir o valor padrão pode ser extremamente demorado, dependendo do volume de dados da tabela. Os scripts devem ser rodados na base “ICO”.
Novidades
Acadêmico
Novas opções financeiras para o trancamento de matrícula
Disponibilizamos novas opções no Cadastro de regras de matrícula, para as opções de Trancamento. Tal melhoria servirá para agilizar o processo da secretaria com relação ao financeiro. Quando ocorre um Trancamento, os valores rescisórios podem variar de acordo com a data e situação de pagamento, isso faz com que a secretaria precise encaminhar o aluno para o financeiro, que por sua vez precisa analisar a situação do aluno e calcular os valores, sendo este um processo muito moroso e podendo gerar eventuais erros. A partir desta nova versão esse processo poderá ser configurado na regra de matrícula, agilizando assim o processo. As novas opções liberadas, para que se possam ser configuradas é necessário que o campo de seleção: “Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de curso” esteja configurada com alguma opção que altere o financeiro. Lembramos que o sistema sempre olhará primeiro a opção selecionada neste campo e aplicará as configurações das combos selecionadas. Com essa opção selecionada serão liberados um agrupamento de campos (Ações complementares) com as seguintes opções:
Caixa de seleção: Isentar a primeira parcela para desligamento até (data desejada), Após a data, cobrar: (percentual desejado) da primeira parcela, Tipo de baixa (selecionar o tipo desejado.)
Caixa de seleção: Realiza a cobrança proporcional aos dias do mês na parcela do mês de desligamento. Tipo de baixa (selecionar o tipo desejado).
Caixa de seleção: Considera somente dias úteis na cobrança proporcional.
Caixa de seleção: Gera conta a pagar de devolução com vencimento (Selecionar a opção desejada), No dia (Informar o dia desejado), Conta financeira: (selecionar a conta desejada).
Quando a opção no campo: “Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de curso” estiver selecionado como: “Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s)”, Nas: “Ações Complementares”, será apresentada apenas a opção:“Gera conta a pagar de devolução com vencimento(Selecionar a opção), No dia(informar o dia), Conta financeira(selecionar a conta).
Para maiores informações acessar
Regra de matrícula - Aba Trancamento;
Chamados: 218895
Processo de correção de provas com leitora de cartão
Cadastro de provas
Cadastro de Layout de importação
Processo de importação de provas
Consulta de respostas do aluno
Chamado 222817
Geração do diploma digital para aluno com Decisão Judicial
Chamados: 219418
Atividade Complementar
Atividade Complementar - Quantidade de disciplinas e disciplinas obrigatórias
Para turmas de atividades complementares é possível controlar a quantidade máxima de disciplinas que podem ser selecionadas e definir as obrigatórias. Este procedimento será refletido diretamente no processo de inscrição em turmas de atividades complementares. Para saber mais sobre esse processo e as devidas configurações acessar
Controle de quantidade de disciplinas e disciplinas obrigatórias para a inscrição.
Chamados: 223408
Comum
Login com conta Microsoft
É possível realizar o acesso ao mentor através do login com a conta Microsoft. Para obter instruções sobre como configurar essa opção, consulte as
configurações OAUTH. Além disso, é importante destacar que, nas configurações do security, as abas Facebook e Twitter foram descontinuadas, enquanto a aba do Google foi migrada para a aba OAUTH.
Chamados: 216815
Financeiro
Contas a pagar
Incorporamos dois novos campos à tela de cadastro e manutenção de contas a pagar: 'Descrição do Documento' e 'Anexo'. Adicionalmente, implementamos a opção de clonar contas a pagar. Para maiores informações acessar o
Cadastro de conta a pagar.
Chamados: 222789
Portal do professor
Diário Eletrônico - Integração da assinatura do diário com portal de assinaturas e GED
Liberamos a integração do diário eletrônico com a plataforma de assinatura digital. Com isso, ao professor encerrar um diário, o mesmo será enviando para a assinatura do professor, caso a
IE tenha configurado a integração com a plataforma. As opções de assinantes disponibilizadas são: professor, coordenador, diretor e secretária. No entanto o documento terá vinculo específico com o professor, portanto o documento ficará pendente apenas para o professor. Também será possível realizar o processo de envio para a assinatura manualmente. Caso ocorra algum erro relacionado ao envio para a assinatura, isso não impedirá de encerrar o diário, apenas o documento que não terá sido enviado para a plataforma, tendo que realizar esse processo manualmente através da tela de entrega de documentos do professor. Aconselhamos a acessarem a documentação através do link
Assinatura digital do Diário eletrônico, para realizarem as devidas configurações e obterem conhecimento do novo processo.
Chamados: 219712
Diário Eletrônico - lançamento de notas
Implementamos a funcionalidade de salvamento automático das notas na tela de Provas e Trabalhos. O sistema realizará o salvamento automaticamente sob os seguintes critérios: Digita e imprimi notas de zero a dez, Digita notas de zero a dez e imprime conceitos, Digita e imprime conceitos e Digita e imprimi notas de zero a cem. É possível acionar essa funcionalidade usando a tecla TAB ou ENTER, e o botão de gravar foi removido. Funcionalidade foi implementada na secretaria, central do professor e central do coordenador.
Chamados: 222617
Processo seletivo
Processo seletivo para concessão de bolsas
Disponibilizamos um conjunto de funcionalidades para configurar, acompanhar e controlar processos seletivo para a concessão de bolsas de estudos. Além dos recursos já existentes no módulo processo seletivo, pode-se agora configurar e realizar inscrições pelo responsável do candidato, definir as bolsas de estudos disponibilizadas, com o percentual e faixa de renda familiar, consultar os dados do formulário do candidato, configurar processos apenas para renovação de bolsas com bloqueio para novos bolsistas, registrar pareceres e definir a bolsa concedida e percentual por candidato, consultar o histórico de bolsas do candidato, assim como a situação da inscrição dos candidatos, solicitar a assinatura de documento de aceite da bolsa com integração com a plataforma de assinaturas e criar contratos financeiros em lote com a bolsa concedida aos candidatos. Foram disponibilizados também os formulários para preenchimento dos dados cadastrais do responsável e do candidato no processo.
-
Chamados: 200067
Controle de frequência
Integração com o sistema de Catraca Henry 8x
Disponibilizamos uma integração com o sistema de Catracas Henry, possibilitando maior controle de acesso de Alunos, Professores e Funcionários, ainda com possibilidade de estar notificando o responsável pelo aluno.
-
Chamados: 223686
Melhorias
Acadêmico
Pessoa Física > Colaborado/Professor > Ocupação > Ocupação Profissional
Realizamos algumas alterações no cadastro de profissões. O campo “Cargo no MEC” foi definido como obrigatório para a geração do xml do diploma digital do aluno, caso este campo não seja informado, e o colaborador seja assinante do xml do diploma digital, uma mensagem informando ao usuário é exibida na tela de gerar xml e enviar para a assinatura.
Lembramos que esse campo de cargo é utilizado em muitos RVDD e RVHE, portanto caso a ocupação do assinante não exista no MEC, deve-se cadastrar o mesmo como “Outros” pois assim será enviado para o xml a descrição da ocupação, exibindo essa descrição no RVDD e RVHE. Um exemplo é o cargo/ocupação secretária, este cargo não existe como um cargo no MEC e muitas IES, utilizam a secretária como assinante, portanto no campo de cargo no MEC deve-se informar o tipo “Outros”, pois assim será enviado para o xml e relatórios a descrição da ocupação (secretária). Aconselhamos a todas as IES a revisarem seu cadastro de ocupações do colaborador, e realizarem os devidos ajustes.
Chamados: 223076
Processo de matricula > Pré-matrícula
Na execução de processos de matrícula, retiramos a trava que impedia o processo de ser realizado, quando a origem dos alunos é Pré-matrícula e o tipo de processo também é uma pré-matrícula. Agora será possível na secretaria que seja feito um processo de pré-matrícula gerando o financeiro para o aluno. E a a situação do aluno na turma continuará como pré-matrícula.
Chamado: 223708
Diário eletrônico
Implementamos melhorias no diário eletrônico, quando o mesmo possui agrupamento de turma/disciplina com diferentes unidades. Agora, o professor poderá encerrar e/ou abrir o diário, digitar notas, registrar conteúdo ministrado e muito mais, independentemente da unidade à qual está conectado. Para saber mais, acesse o
agrupamento de turma/disciplina com unidades diferentes (EAD).
Chamado: 221524
Atos regulatórios do curso
No cadastro de atos regulatórios do curso, será possível informar se o ato de autorização/reconhecimento/renovação do reconhecimento, encontram-se ainda em tramitação. Ao selecionar a opção de tramitação, será necessário inserir os dados da tramitação, pois tais informações são enviadas para o xml do histórico e do diploma. Para saber mais sobre os atos regulatórios do curso acesse
Atos regulatórios do curso
Chamado: 223008
Financeiro
Configurações do financeiro
Realizamos uma melhoria que impacta a visualização das parcelas no portal do responsável. Criamos o parâmetro “Apresenta somente as parcelas do responsável financeiro no portal” na aba “Parcelas”. Quando essa opção estiver marcada, o responsável verá apenas as parcelas das quais é financeiramente responsável. Se não estiver marcada, todas as parcelas do aluno serão visíveis. Para saber mais sobre,
clique aqui.
Chamados: 219064
Portal Gerencial
Portal gerencial > BI Financeiro Recebimento
Para saber mais acesse Dashboard Recebimento
Chamado: 222896
Ajustes de inconsistências
Acadêmico
Geração de certificação > XML do Diploma Digital
Realizamos uma melhoria na geração do XML do diploma digital. Agora, quando o ato regulatório é “Credenciamento”, o sistema enviará o credenciamento sem verificar a data de validade. O recredenciamento e as renovações de recredenciamento continuarão sendo enviados de acordo com a data de validade. Para saber mais sobre, acesse
configurações no cadastro de Pessoa Jurídica para diploma digital.
Chamados: 223354
Geração de certificação > XML do Diploma Digital & Geração de Histórico digital
Realizamos uma correção na validação do código IBGE referente ao município, quando o aluno era naturalizado no Brasil. Em tais casos não se faz necessário a informação do código do município, entretanto o sistema validava o código mesmo assim.
Chamados: 225689
URL de diplomas e histórico públicos
Chamados: 214262
Financeiro
Baixa automática
Chamado: 225746
Inscrição
Realizar inscrição
Chamado: 224981
Processo seletivo
Documentos anexados no processo seletivo de bolsas
Identificamos que ao editar uma inscrição que já foi matriculada, o sistema está removendo o marcador é candidato do cadastro do aluno, impossibilitando o acesso aos documentos de inscrição. Ajustamos o sistema para manter o aluno como candidato mesmo após a efetivação da matrícula, possibilitando o acesso aos documentos de inscrição.
Chamados: 225040-1
Portal do professor
Tela de carregamento na digitação de notas
Chamados: 225233
Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!
Ficou com alguma dúvida? Nosso suporte pode ajudar! Clique aqui e abra um chamado para atendimento.