Release notes Mentor Web | Versão 08.12.00.00
A versão 08.12 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.
Importante: Caso prefira a versão em vídeo das novidades, acesse a nossa playlist
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no youtube sobre as novidades da versão.
Novidades
Atualizador
Atualizador Nova versão 10.0
Atualizador 10.0 requer uma nova configuração para funcionar, por esse motivo é necessário que os clientes solicitem para nossa equipe realizar a primeira atualização da nova versão, a fim de realizar essa nova configuração.
Acadêmico
222781 - Cadastro da Pessoa > Ficha de Saúde > Aba “Outros” > Campo de “Deficiências Múltiplas”
221999 - Operações > Validação por fase
220281- Tipos de curso
Liberamos no menu de cadastro de tipos de curso, a opção aperfeiçoamento para os campos “Tipo no MEC” e “Grau Acadêmico”, conforme a resolução do MEC de 1 de junho de 2007 (para atender aos cursos de Pós-graduação). O Grau Acadêmico aperfeiçoamento somente estará disponível para uso nos módulos Graduação e Pós-graduação.
214262 - Diploma Digital > URL para acesso aos diplomas e históricos
Liberamos um link de acesso externo, para acessar o histórico e diploma digital dos alunos. O link é formado por:[endereço da aplicação]/[nome da aplicação do G5]/jsf/diplomahistorico/diplomahistoricopublico.jsf. Neste link será apresentada uma consulta de diplomas e histórico utilizando os filtros de data inicial e final e apresentando como resultado apenas alunos que tenham certificados gerados. Também será apresentado o link para visualização do diploma e histórico escolar digital.
218895 - Regras de matrícula
Disponibilizamos novas opções no Cadastro de regras de matrícula, para as opções de cancelamento, transferência externa e desistência. Tal melhoria servirá para agilizar o processo da secretaria com relação ao financeiro. Quando ocorre um cancelamento/transferência externa ou desistência, os valores rescisórios podem variar de acordo com a data e situação de pagamento, isso faz com que a secretaria precise encaminhar o aluno para o financeiro, que por sua vez precisa analisar a situação do aluno e calcular os valores, este era um processo muito moroso e poderia gerar eventuais erros. A partir desta nova versão esse processo poderá ser configurado na regra de matrícula, agilizando assim o processo. As novas opções liberadas, para que se possam ser configuradas é necessário que o campo de seleção: “Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de curso” esteja configurada com alguma opção que altere o financeiro. Lembramos que o sistema sempre olhará primeiro a opção selecionada neste campo e aplicará as configurações das combos selecionadas. Com essa opção selecionada serão liberados um agrupamento de campos (Ações complementares) com as seguintes opções:
Caixa de seleção: Isentar a primeira parcela para desligamento até (data desejada), Após a data, cobrar: (percentual desejado) da primeira parcela, Tipo de baixa (selecionar o tipo desejado.)
Caixa de seleção: Realiza a cobrança proporcional aos dias do mês na parcela do mês de desligamento. Tipo de baixa (selecionar o tipo desejado).
Caixa de seleção: Considera somente dias úteis na cobrança proporcional.
Caixa de seleção: Gera conta a pagar de devolução com vencimento (Selecionar a opção desejada), No dia (Informar o dia desejado), Conta financeira: (selecionar a conta desejada).
Quando a opção no campo: “Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de curso” estiver selecionado como: “Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s)”, Nas: “Ações Complementares”, será apresentada apenas a opção:“Gera conta a pagar de devolução com vencimento(Selecionar a opção), No dia(informar o dia), Conta financeira(selecionar a conta).
Para maiores informações acessar Regra de matrícula - Aba Cancelamento;
Regra de matrícula - Aba Transferência; Regra de matrícula - Aba Desistência.
219322 - Exportação de professores no histórico escolar digital e validação de disciplinas
Realizamos melhorias na exportação do histórico escolar digital. Agora, é possível definir quais professores serão incluídos no histórico escolar digital. Para isso, criamos uma caixa de seleção na PAD35 chamada “Incluir no histórico”. Quando essa caixa está marcada, o professor com essa configuração será exportado no arquivo XML. Caso não esteja marcada, o professor não será incluído no XML. Além disso, se o campo referente ao papel do professor estiver em branco, ele também será exportado. Para saber mais sobre o histórico escolar digital,
acesse.
Além das mudanças na rotina de histórico escolar digital, também efetuamos alterações na rotina de validação automática de disciplinas. Essa rotina é utilizada durante a migração de grade e o processo de matrícula, especialmente quando o aluno tem equivalência de disciplinas. Nesse caso, o professor só será migrado para a disciplina equivalente se o parâmetro correspondente estiver marcado na disciplina de equivalência, ou o papel do professor estiver em branco. Para saber mais sobre a migração de grade,
acesse.
Avaliação
207543 - Consulta > Resultado
Ao gerar o XLS do resultado da avaliação, quando possui respostas objetivas, foram incluídos os campos: total e índice NPS para apresentar no relatório XLS dos resultados. Antes da atualização, esses campos eram apresentados apenas na visualização por PDF.
Comum
200067-3 - Documentos > Documentos Pessoais
Implementamos uma funcionalidade em documentos pessoais que permite que, ao selecionar “Somente no cadastro” como periodicidade e optar por usar a plataforma de assinatura digital, somente o aluno, pai, mãe, responsável financeiro e responsável pedagógico poderão assinar o documento.
222696 - Mentor Web (clientes oracle)
Colégio
219831 -Critério de avaliação por disciplina
Implementamos uma funcionalidade que apresenta o peso/nota máxima da avaliação nos portais do aluno e responsável para critérios de avaliação que utilizam provas e trabalhos, configuradas por pesos, soma ou com a opção de definida pelo professor. Ao acessar o portal do aluno, as notas do aluno serão acompanhadas por uma coluna que exibe o “Peso” ou a “Nota máxima” da avaliação.
220425 - Regras para definição dos prazos
Adicionamos no cadastro de regras para definição dos prazos o campo “Data base”, este campo servirá para realizar a validação da idade mínima e máxima informadas. Ao informar o campo de Data Base no cadastro de regras de definição dos prazos, se a idade mínima e máxima estiver informada, ao realizar a matrícula ou rematrícula do aluno, a idade do aluno será validada até a data informada no campo “Data base”. Exemplo:
Curso com idade mínima 15 anos.
Data base: 31/03 (31 de março).
Turma de 2023.
Aluno com Data de nascimento 01/04/2008.
Com a nova validação, irá verificar a idade do aluno até a data base, que é: Data Base informada + Ano do período letivo da turma.
Assim sendo, o aluno terá 14 anos, consequentemente, não será permitido realizar a matrícula/rematrícula, exibindo uma mensagem ao usuário e o mesmo necessitará contatar a secretaria da instituição.
Esta alteração é valida para os processos de matrícula e rematrícula, somente quando no subnível de ensino o parâmetro Acadêmico “Verifica prazos para secretaria realizar matrícula ”, estiver selecionado, caso o parâmetro não estiver selecionado nenhuma validação referente a idade será feita nos processos de matrícula e rematrícula.
Financeiro
219449 - Enviar/Cancelar NFSE
Implementamos uma melhoria na tela de envio/cancelamento de NFSE. Adicionamos o campo “Informações Adicionais”, com um limite de 1024 caracteres e opcional. Este campo foi incluído com a finalidade de enviar informações adicionais nas notas de um lote específico. Ele só será exibido na tela quando o tipo de integração, nas configurações do financeiro,
aba NFSE, estiver definido como “PlugNotas”. Para saber mais sobre,
clique aqui.
213777 - Configurações > Financeiro > Renegociação > Subnível de ensino
Alterado a descrição da caixa de marcação para “Seleciona todas as parcelas vencidas e renegociadas”. Além disso, quando a caixa de marcação estiver selecionada, o sistema retornará todas as parcelas vencidas do contrato e parcelas não vencidas no caso de renegociação.
218736 - Cobrança Fintech Edusoft (analítica)
Implementamos uma melhoria na tela de Cobrança Fintech Edusoft (analítica). Foram adicionados dois novos campos para visualização, a saber: turma e aluno. Ambos os campos terão seus valores obtidos das informações do contrato financeiro relacionado à parcela. Para saber mais,
clique aqui.
220294 - Contas Bancárias
Como o responsável financeiro necessita identificar as carteiras de cobrança de uma mesma conta corrente nos processos de geração, baixa e consulta de títulos bancários, liberamos na aba Títulos da conta bancária o campo “Descrição da carteira”, este é o primeiro campo da aba títulos e ao clicar em novo o sistema irá sugerir o valor para esse novo campo na seguinte concatenação: Nome do banco/Agência/Conta corrente (sem dígito), podendo ser alterado pelo usuário. O valor informado nesse campo, será visualizado em todos os menus que possuem o campo conta bancária/carteira. Para as contas já existentes no sistema, esse campo está com o valor que já aparece atualmente nas consultas de conta bancária/carteira.
222416 - Configurações do boleto
Implementamos uma melhoria de cancelamento automático de títulos quando a parcela é baixada manualmente. Para isso, adicionamos um novo parâmetro às configurações de boleto, denominado “Cancelamento automático de título com baixa manual de parcela”. Quando esse parâmetro estiver selecionado e uma baixa manual de parcela for efetuada através da rotina correspondente, o título será automaticamente cancelado. Se o parâmetro não estiver marcado, o sistema seguirá o comportamento padrão, que consiste em não realizar a baixa automática do título, deixando a responsabilidade da baixa para a própria instituição. Para saber mais,
acesse.
217902 - Campo curinga na configuração do boleto
Realizamos melhorias nas configurações do boleto, incluindo o campo curinga denominado ${LISTA_PARREN}. Esse campo foi criado para ser utilizado nas instruções do boleto e nas instruções do recibo para parcelas de renegociação. O campo curinga irá fornecer dados da parcela que deu origem à renegociação, tais como o número da parcela, a conta financeira, a data de vencimento e o mês/ano de competência. Para saber mais sobre campos curinga,
acesse.
Gerador de interface
220896 - Cadastro de Pessoa Física (Unidade) (PAD32)
Inclusão de nova opção na PAD32 - Cadastro de pessoa física. Na aba Dados complementares, foi liberado os campos de filiação, nestes campos caso desejar, será informando o pai e mãe da nova pessoa que está sendo cadastrada.
Melhorias
Acadêmico
220067 - Cadastro de Pessoa Física > Filiação
Realizamos melhorias na tabela de filiação do cadastro de pessoa física:
Ajustamos para que, ao remover informações de pai e mãe da tabela de filiação, essas informações também sejam removidas dos campos individuais de pai e mãe na pessoa física. É importante ressaltar que esses campos estão atualmente ocultos na tela, uma vez que ainda são necessários para a geração de alguns relatórios.
Agora é possível incluir um novo registro ao clicar no link de incluir/alterar. Seguindo assim o padrão dos outros campos desta tela. Ao clicar-se no link incluir/alterar, no campo de filiação > pessoa, caso já houver uma pessoa informada no campo, trará essa pessoa, para que se possa realizar as alterações desejadas, no entanto também estará disponível a opção “Novo”, para que se possa realizar o cadastro de uma nova pessoa, que alimentará esse campo de filiação.
220945 - Criação de turmas
221739 - Diário eletrônico > Critérios de avaliação > por Disciplina
Incluímos uma nova opção chamada “Exibir média da turma na consulta de notas do aluno”, onde a partir de agora, permitimos ocultar a média da turma na consulta de notas do aluno. Para isso, basta desmarcar esta opção.
Ajustes de inconsistências
Acadêmico
222633 - Configurações > Subnível de ensino
222857 - Validação de disciplinas
Identificamos uma inconsistência na validação de disciplinas quando a fase da disciplina a ser validada difere da fase atual na grade curricular. Uma mensagem de erro antes informava que não era possível validar a disciplina devido à diferença de fase. Para corrigir isso, utilizaremos o parâmetro nas configurações da grade chamado “Verificar fase da disciplina cursada para considerá-la como curricular”. Quando marcado, a validação ocorre mesmo com fases diferentes; quando desmarcado, a validação não se aplica a disciplinas de fases diferentes.
222495 - Emissão de histórico
223804 - Emissão de histórico digital (RVHE)
Corrigimos o erro que ocorria ao emitir o RVHE do aluno pela tela de ingresso do aluno. Tal erro ocorria pois o sistema buscava o último período letivo de matrícula do aluno não filtrando a situação da matrícula. Mas, na hora de buscar os dados para a impressão do histórico do ingresso nesse período letivo, era filtrado apenas a matrícula ativa. Alteramos o sistema para filtrar a corretamente a situação de matrícula do aluno referente aquele histórico digital.
223452 - Validação de disciplinas
222788 - Calendário Acadêmico
Melhoramos o layout da tela de calendário acadêmico no navegador Chrome. Ao acessar o menu pelo Chrome, dependendo da pele configurada para o módulo, ficava de difícil visualização. A alteração também é válida para a tela de Financeiro > prestador de serviço.
223906 - Cadastro de Cursos
O MEC deixou de aceitar em seu xsd o tipo de titulação: psicólogo, com isso as
IE que utilizam este tipo de titulação ao tentarem gerar o xml e enviar para a assinatura, estavam sendo impossibilitadas, pois o xml não aceitava mais esse tipo de titulação, e a mensagem era de difícil interpretação. Retiramos esse tipo de titulação do cadastro do curso, liberados um script para enviar null para os campos que possuem o valor psicólogo informado e melhoramos a mensagem gerada no momento de gerar o xml. Com isso, ao tentarem gerar novamente o xml de um curso que possui este tipo de titulação, o sistema exibirá uma mensagem informando que, o campo titulação não pode ser nulo. Com isso o usuário deverá acessar o cadastro do curso e informar o título correto e gravar novamente. Após realizado este procedimento será possível gerar o xml e enviar para a assinatura.
223264 - Digitação de notas e faltas
Identificamos que a digitação de notas e faltas por aluno, quando altera-se a situação de resultado manualmente não estava atualizando o histórico do aluno, tendo que executar a atualização do histórico de forma manual. Realizamos a correção.
223993 - Caixa de mensagens
Corrigimos um erro de formação no envio de mensagens pelo mentor, na opção de envio de e-mail pelo menu de caixa de mensagens. Com essa correção, agora os e-mails serão enviados com a formatação correta.
223392 - Cadastros > Clonagem de turmas
223319 - Manutenção do ingresso
Corrigimos a visualização da Carga horária já concluída, que são exibidas no ingresso do aluno. Quando o aluno cursava horas a mais de atividades complementares, as mesmas eram somadas, e apresentado junto, agora caso o aluno fizer horas a mais que o definido na grade de atividade complementar, o sistema exibirá no ingresso somente o que consta na grade. As horas a mais serão exibidas apenas no xml das disciplinas.
223914 - Geração de histórico digital
223964 - Registro de ocorrência > Novo
Identificamos uma inconsistência ao gerar ocorrências de pessoa, na qual estava criando mais de uma ocorrência. Para evitar que isso aconteça, uma vez que é trabalhoso excluir manualmente as ocorrências geradas indevidamente, implementamos um pop-up que será exibido após clicar em gravar uma ocorrência. Neste pop-up, mostrará informações sobre quantas ocorrências serão geradas e terá a opção de escolher entre os botões “Registrar” e “Cancelar”.
224258 - Turmas/Disciplina
Ao tentar incluir um professor na turma/disciplina através do link de professores estava ocorrendo um erro, realizamos a correção para que seja possível inserir o professor através do cadastro de turmas, aba disciplinas, link +info, link Professor(es).
224186 - Cadastro de pessoa física
Corrigimos uma inconsistência que ocorria no cadastro de pessoa física, aba Dados complementares, onde ao tentar realizar o download da assinatura da pessoa anexada no cadastro, gerava um erro de listners.
224268 - Gerar xml e enviar para a assinatura
Censo
221221 - Censo > Exportação
Identificamos uma inconsistência na exportação do censo. Verificamos que, quando o valor do campo 14 do registro 60 estava preenchido, e o campo 47 do registro 20 não estava preenchido, não gerava inconsistência no momento da exportação. Corrigimos, e agora deve gerar inconsistência quando o valor do campo 14 do registro 60 é preenchido com 1 e o campo 47 do registro 60 não é preenchido com 1.
Comum
223652 - Serviço externo
Ao tentar criar um novo Serviço Externo e utilizar o tipo de serviço 'Método Java', ao realizar a pesquisa no comando, uma mensagem de 'Recurso não disponível, definição da tela não informada' era exibida. Isso ocorreu devido aos itens não conterem a propriedade ID. Realizamos a correção e agora, ao clicar na lupa de pesquisa, os comandos disponíveis serão apresentados.
223624 - Caixa de mensagens
Quando era enviada uma mensagem para o aluno/responsável que não possuíssem email cadastrado, a mensagem não era enviada nem para as respectivas centrais. Como o aluno/Responsável, possuem acesso as centrais, alteramos para que ao enviar uma mensagem para algum aluno/responsável que não tenha email cadastrado no mentor, envie a mensagem como uma notificação na central do aluno/responsável.
Colégio
223509 - Colégio > Cálculo de média manual
Ao tentar realizar o cálculo de média manual era exibida a mensagem de erro: Outro usuário alterou o registro antes de você. Recupere-o novamente e resubmeta a alteração. E com isso não deixava realizar o cálculo. Identificamos que isso ocorria pois ao realizar o cálculo de média manual o sistema realiza a exclusão dos históricos antigos e insere um novo registro com as notas recalculadas, porem caso a fase informada no filtro de tela seja diferente da fase da turma o sistema não realiza a exclusão dos históricos, realizando um update deles com a nova nota, porem esse update contem a versão do histórico sendo 0, e não a versão correta, dessa forma ao realizar o update o sistema acusava que outro usuário alterou o registro antes de você por conta da divergência de versão. Realizamos a correção e agora será possível recalcular a média manualmente.
Gerador de interface
223157 - Execução da interface
Identificamos uma inconsistência na interface de cadastro de pessoa física. Neste caso, a interface não estava adaptada para atualizar as informações de pai e mãe da tabela de filiação com os campos individuais de pai e mãe, o que impactava na geração dos relatórios, podendo resultar em dados incorretos ou ausentes. Realizamos a correção e agora, quando os dados de pai e mãe na tabela de filiação forem atualizados, os campos individuais de pai e mãe também serão atualizados. Vale ressaltar que os campos individuais de pai e mãe estão ocultos na tela, pois ainda são utilizados na emissão de alguns relatórios.
223792 - Cadastro > Tabelas
Identificamos um erro que ocorria no momento de gravar uma tabela inserindo um campo FK, o erro ocorria devido a tabela não possuir uma PK. Com a correção, ao gravar a tabela, o sistema irá inserir a FK e criar a PK corretamente.
Portal do aluno
222601 - Portal do aluno > Matrícula com assinatura de documentos
Identificamos que, no processo de matrícula do aluno, o sistema estava enviando dois documentos para assinatura.Isso acontecia quando o aluno tinha um documento pendente do período letivo anterior. Para resolver o problema, fizemos uma correção para enviar apenas os documentos de assinatura do período atual da rematrícula.
222986 - Portal do aluno
223644 - Portal do aluno > Operações > Seleciona Requerimento
Identificamos que o sistema exibia a opção de pagamento online para o aluno, mesmo quando uma das caixas de seleção de pagamento online (na configuração financeira ou no cadastro da conta financeira) estava desmarcada. Fizemos o ajuste para que a opção de pagamento online seja exibida somente quando ambas as caixas de seleção estiverem marcadas.
223644 - Portal do aluno > Rematrícula
Identificamos que na rematrícula do aluno, com documento de contrato que é enviado para a plataforma de assinatura, na pop-up ao clicar era exibido todos os documento que o aluno tinha e estavam aguardando assinatura, realizamos a correção para trazer somente o documento atual, ou seja o contrato da matrícula atual que o aluno está fazendo.
223103 - Portal do aluno > Solicita requerimento
Identificamos que o sistema permitia que o aluno efetuasse a solicitação de requerimento em um período letivo em que ele não tinha matrícula. Realizamos uma atualização para que, quando o aluno não possuir matrícula ativa no período, o sistema apresente a seguinte mensagem: “O acesso a este requerimento foi bloqueado porque o usuário não possui situação de matrícula/ingresso condizente com o filtro vinculado a este requerimento. Entre em contato com a secretaria para obter mais informações.”
Portal do responsável
224317 - Matricula/Rematricula
Quando o plano de pagamento definido para ser utilizado na matrícula/rematrícula do aluno tivesse uma parcela de inscrição em que o seu número de parcela fosse maior que as parcelas normais do plano, o sistema gerava um erro, exatamente por causa da parcela de inscrição ter o número maior que as parcelas dentro do plano. Exemplo, um plano com doze parcelas (1 a 12), e a décima terceira parcela era de inscrição, gerava um erro no passo do financeiro, impossibilitando de realizar a matrícula/rematrícula do aluno, através das centrais, principalmente na central do responsável. Realizamos a correção necessária no sistema para que esta situação não ocorra mais.
Processo seletivo
223538 - Cadastros > Oferta de cursos
Identificamos uma questão em que, ao vincular um curso à oferta de cursos no concurso, não havia a possibilidade de selecionar o turno “Não definido”. Realizamos uma melhoria para permitir essa escolha. Agora, ao vincular o curso, você pode optar pelo turno “Não definido” quando necessário.apresentar corretamente a opção.
Portal do aluno
222084 - Inscrição em processo seletivo
Identificamos uma inconsistência no passo de dados cadastrais do processo seletivo, quando o aluno possui ocorrências que bloqueiam a matrícula. Nesse cenário, o passo de dados cadastrais estava sendo exibido para o aluno, o que poderia resultar em confusões durante o processo de inscrição. Realizamos uma correção e a partir de agora, quando o aluno possuir ocorrências que bloqueiam o processo, o passo de dados cadastrais não será mais apresentado. Isso ocorrerá apenas quando a flag “Solicita interface de alteração cadastral”, nas informações da inscrição do processo seletivo, estiver desmarcada.
Relatórios
223448 - Relatórios diversos
Requerimentos
222799 - Requerimentos solicitados > Geral > Anexo
222921 - Requerimentos pendentes > Deferir requerimento
Ao tentar deferir um requerimento que utiliza serviço externo, estava ocorrendo o erro: Não é possível realizar a recuperação pois o parâmetro “ID do local (pessoa jurídica” é obrigatório), mesmo o valor tendo sido informado no campo corretamente. Identificamos que este erro ocorria pois o sistema não tinha tratamento para valores fixos no requerimento, quando esse campos no cadastro do serviço externo, pertencesse a uma coleção, mas sim do detalhe. Ou seja estava em um nível diferente de hierarquia de valores. Assim sendo ele não substituía corretamente esse valor fixo, então o sistema não encontrava o valor e não deixa o usuário deferir o requerimento e o serviço externo ser executado corretamente para registrar a atividade complementar. Também colocamos uma validação no campo de valor fixo de pessoa jurídica para caso o usuário colocar o ID de uma pessoa física ao invés de jurídica. Caso isso ocorrer, será exibido uma mensagem de aviso ao usuário no momento de deferir o requerimento informando que o ID precisa ser de uma pessoa jurídica.
Serviço Externo
224025 - Serviço externo > Aplica desconto no contrato financeiro
Corrigimos um erro de nullpointer no endpoit que ocorria quando era enviado a requisição informando um contrato que tinha um desconto vazio, agora ao enviar a requisição caso o contrato possua algum desconto vazio, o sistema irá desconsiderar este desconto e enviará somente os descontos que estão devidamente preenchidos
Security
222486 - Opções de módulo > menu > opções de menu > permissão de acesso
Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!
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