A versão 7.10 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades e melhorias desta versão.
EXECUTAR APÓS A ATUALIZAÇÃO
Para clientes que utilizam assinatura eletrônica de documentos via processo de matrícula, é obrigatório realizar logo após a atualização da versão as instruções a seguir: Migrando configuração de assinatura do documento para o processo de matricula
Referente à vulnerabilidade divulgada recentemente no artigo https://www.randori.com/blog/cve-2021-44228/, gostaríamos de comunicar e instruir os clientes sobre os itens abaixo:
Observação: Estas informações entraram em vigência à partir da versão 07.09.02.00 do Mentor.
Matrícula – Permitir mais do que um ingresso ativo
Nas matrículas novas (não rematrícula), seja por processo de matrícula – novo aluno, processo de matrícula – importação de calouro, entre outros, será sempre buscado ingressos sem matrícula em uma turma. Se não encontrar, será criado um novo ingresso.
Material de apoio – Data de disponibilização – Disparo de notificação
Requerimentos solicitados – Cancelamento de requerimento
Alterada a tela de requerimentos solicitados para apresentar o usuário de cancelamento do requerimento. Deverá apenas apresentar quando o requerimento estiver com situação de cancelado, devendo apresentar o nome do usuário.
Registro de Atividades complementares
Agrupamento de atividades complementares por turma, quando o parâmetro “Agrupa atividades complementares por evento” nas configurações do subnível de ensino estiver marcada, caso não estiver, continua como é hoje (Agrupamento por tipo de atividade). O agrupamento de turma se comportará da seguinte forma:
Assinatura eletrônica - Permitir configurar o envio do documento para assinatura por processo de matrícula
Afim de permitir maior autonomia no processo da instituição, decidindo em qual processo(momento) de matrícula deve ser enviado o documento para assinatura digital, a partir desta versão, a configuração de envio de documentos pessoais para assinatura na plataforma de assinatura eletrônica passa a ser no passo de relatórios no processo de matrícula, e não mais no cadastro do documento pessoal.
Para isso foi adicionado uma nova combo de documento pessoal na tela de cadastro de processos de matrícula, na aba de relatórios:
Sendo assim o campo de relatório foi retirado do cadastro de documento e não será mais considerado no processo de matrícula.
Para ver a configuração completa deste processo veja: Configurando assinatura eletrônica de documentos via processo de matrícula
Diário eletrônico – permissão de professor para acessar diário
Anteriormente, mesmo quando um professor não tinha permissão, o diário era apresentado para ele na tela de consulta. Desta forma, foi ajustado para verificar a permissão, e só apresentar quando o professor tem permissão para utilizar o diário.
Diário Eletrônico – Provas e Trabalhos
Entrega de documentos
Quando um aluno possuir mais de um ingresso no mesmo curso, porém em unidades diferentes, caso exista dois documentos iguais, porém para os ingressos diferentes, deverá ser mostrado em tela a unidade respectiva daquele documento. Por exemplo:
Ingresso A unidade A
DOC CPF.
Ingresso B unidade B
DOC CPF.
Então para esses casos, será mostrado uma coluna de unidade para cada um desses, conforme imagem abaixo:
Porém quando não há nenhuma duplicidade, a tela permanecerá como era antes.
Rotina de matrícula – Mais de um ingresso ativo ou em pré-matrícula no mesmo curso
Foi alterada a validação de duplicidade do ingresso, antes não era possível ter dois ingressos ativos ou em pré-matrícula no mesmo curso. Após a customização, um aluno poderá ter dois ingressos ativos no mesmo curso desde que em unidades diferentes, caso o compartilhamento do movimento acadêmico esteja como Só criadora. Quando o filtro estiver como Unidades do mesmo grupo, ele permitirá dois ingressos, desde que estejam em grupos diferentes.
Envio de relatório acadêmico por e-mail
Nova tela criada para permitir enviar relatórios para um ou mais alunos. Clique aqui para saber mais. Para acessar a rotina, basta seguir estes passos:
Módulo Acadêmico > Menu de Processos/Operações > Envio de relatório acadêmico por e-mail.
Nesta tela, serão exibidos todos os relatórios e será exibida uma mensagem informando que o relatório necessita ter um destes filtros:
LISTA_INGRESSO, LISTA_INGRESSOS, PES_ID, PESID, LISTA_PESSOAS, IMP@ID_PESSOA, LISTA_MATRICULAS, LISTA_MESTREALU_ID.
Somente serão considerados alunos com matrícula ativa ou pré-matrícula.
Relatório E111 – Alunos com documentos pendentes
Antes da alteração, caso o aluno tivesse mais de um ingresso ativo, o relatório trazia o documento pendente em duplicidade, ou seja, de ambos os ingressos do aluno, o que pode ser considerado um erro. Com a alteração, isso não ocorre mais, será mostrado apenas os documentos do ingresso filtrado em tela.
201194 - Alterações de usuário – Não grava usuário de última alteração corretamente
Alterado para salvar o usuário da pessoa logada ao gravar o usuário por essa rotina.
203125 - Fechamento A2 – PP04
Ao realizar uma edição de cronograma de aula, foi realizada a troca do cronograma de uma data para outra. Com isso, o sistema acabou mantendo o registro perdido como “lixo” em uma tabela. O sistema foi corrigido para não manter mais este “lixo” ao realizar este procedimento.
202097 - Financeiro > Lançamento Automático de Créditos
Foi ajustado para quando desmarcada a flag, quitar as parcelas enquanto houver crédito.
203798 - Merge – Erro ao tentar matricular aluno por processo de matrícula com escolha de turma
Ajustado para recuperar a situação de resultado a partir da unidade da turma em vez da disciplina.
203917 - Merge – Financeiro > Geração de parcelas > Erro > Parcela sem conta financeira
Não estava carregando a conta financeira. Alterado a forma de recuperação da conta financeira, para considerar o compartilhamento na chave de cache, e realizar a limpeza do grupo de cache ao gravar a conta financeira tanto na tela nova quanto na antiga.
204109 - Erro ao acessar as telas do Mentor > java.lang.OutOfMemoryError: Metaspace
Erro ao realizar um parâmetro, o que fazia a rotina ficar em loop processando. Adicionado o parâmetro faltante na classe DTO.
197982 – Colégio > Cadastro de Provas e Trabalhos Em Disciplinas Com Subturmas
Ao gravar a tela de provas e trabalhos e não contém nenhuma avaliação parcial cadastrada, deveria somente mostrar um erro de que não há avaliações parciais, porém, ele mostrava também um erro do grovy MultipleCompilationErrorsException. Esse erro ocorre quando vai atualizar a media total, que é feita por uma fórmula de cálculo. Essa fórmula de cálculo é definida no Diário eletrônico > Provas e trabalhos > Definir fórmula de cálculo. Se não há nenhuma fórmula de cálculo definida, então não realiza o cálculo de média. Desta forma, Foi alterado para quando gravar, fazer a verificação de Avaliação parcial antes calcular a média das parciais.
202939 – Financeiro > Geração de títulos > Erro quando falta endereço
Ao registrar um título online, o sistema apresentou a mensagem: “O pagador não possui dados de endereço.” Neste caso, era exibida uma mensagem de erro não tratada quando não informado o logradouro. Desta forma, Foi ajustado para que quando estiver configurado opção de protesto nas configurações de boleto, validar obrigatoriedade do endereço, conforme manual do banco.
203095 – Financeiro > Consulta de parcelas demorando para carregar
Lentidão na tela de consulta de parcelas. Quando uma parcela ainda não foi paga e já passou de sua data de vencimento, os juros são calculados por uma determinada função. Porém, essa função puxa outra função, e esta estava causando lentidão para a consulta quando a data de vencimento havia passado, quanto mais tempo passado da data de vencimento mais a tela demorava a carregar. Esta situação ocorreu pois, ela tem um loop que percorre 1 vez para cada dia que excedeu o vencimento.
Portanto, foi alterada a função, e então, em vez de realizar uma consulta a cada loop para verificar se a data é um feriado, ele faz antes uma consulta que é armazenada em uma tabela temporária e usa ela para verificar se a data é ou não um feriado.
202774 – Sistema Lento
Lentidão no sistema e erros nos logs do tomcat. Erro ao excluir uma conta financeira que estava configurada nas configurações do financeiro na aba Renegociação como Tipo de baixa para parcelas renegociadas. Portanto, foi alterado para mostrar mensagem de que existe um parâmetro financeiro usando essa conta financeira.
203180 – Comum > Sistema > Arquivos > Aumentar espaço para upload de documento
Limite máximo de upload de documentos na tela de Entrega de Documentos está fixa em 5mb, porém deveria seguir o padrão definido pelo cliente na tela Comum > Sistema > Arquivos > Tamanho máximo do arquivo para upload (kilobytes). Desta forma, foi retirado do limite fixo para respeitar o que o usuário digitar como padrão.
204195 – Erro ao alterar e-mail do cadastro de uma pessoa que já havia integrado com a Clicksign como signatário
Quando havia uma testemunha (ou outro signatário da instituição) já integrado, porém, o e-mail desta pessoa era alterado, ao acessar os novos e-mails recebidos para realizar a assinatura, não estava mais sendo possível realizar assinatura em lote. Portanto, foi ajustado para verificar a existência da chave filtrando pessoa / e-mail. Se não existir, daí cria o registro vinculado a pessoa/e-mail/chave de signatário.
203925 – Processo seletivo – aluno não exibido em Notas por Componentes
No sistema foi criada uma nova rotina de prova online. Depois que o candidato se inscreve e acessa a central do candidato, ele tem a opção de prova online, porém a prova online é configurada por componente da etapa exemplo:
Etapa 1
Nesta etapa, o candidato que escolheu forma de seleção ENEM, não deveria poder responder a prova da redação, pois ele não se encaixa no Componente Redação, só quem escolheu forma de seleção VESTIBULAR.
Porém, na central do candidato, essa validação não era realizada, então a prova da etapa 1 para quem tem forma de seleção VESTIBULAR também estava aparecendo para quem tem forma de seleção ENEM. Desta forma, foi alterado para que na tela de consulta de provas da central do candidato, só apresente provas de componentes em que a forma de seleção do aluno está configurada.
202242 – Central Professor – Edição de cronograma > Permite
1. Em certos cadastros de cronograma pela central, foi identificado que o professor conseguiu selecionar uma subturma para um horário que não pertence a disciplina selecionada. Desta forma, foi realizada uma validação onde não permitirá mais cadastrar uma aula com subturma que seja de uma turma/disciplina da data selecionada.
2. Ao editar o cronograma, e trocar a data para uma data que já existe para aquela disciplina, alterando os horários juntos a data antiga, permanecia no sistema, só que sem horário. Desta forma, foi ajustado para deletar a data sem horário do cronograma.
201553 – Erro ao abrir PDF gerado pela Consulta “Parcelas na Dívida Ativa”
Na execução de consulta personalizada, existe um botão para visualizar PDF. Porém, a dependência que era utilizada para montar o html que seria gerado o PDF parou de funcionar no java 14, e por isso foi removido o método que criava o PDF. Desta forma, foi alterado para utilizar uma dependência diferente da que era utilizada antes, e também foi ajustado pequenos erros de formatação do PDF.
203023 – Financeiro > Alteração de parcelas > Erro ao alterar parcelas sem título gerado
Na rotina de alteração de parcelas, ao marcar a flag “Altera parcela(s) com título gerado” e alterar apenas a data de vencimento, se houvesse ao menos uma parcela sem título gerado, estoura um erro não tratado. Portando, o código foi reestruturado no método para melhor entendimento e correção da situação.
199643 – Graduação – Clonagem Plano de Aula
Na rotina de clonagem de plano de ensino, se houver cronograma lançado, deveria gerar os registros de aulas do plano normalmente, desconsiderando os itens a mais do plano clonado caso houver, ou não vinculando itens as aulas a mais caso o plano clonado tiver menos aulas do que a de destino. Porém, o sistema estava cadastrando esses planos de aula a mais. Desta forma, foi realizada uma validação para que quando plano de ensino de origem tiver mais planos de aulas que os de destino, o sistema desconsidere o planos a mais. Porém, caso o de destino não tenha planos de aula, devem ser copiados todos os de origem para o de destino.
202671 – Requerimentos > Consultas > Não apresenta de outros polos
O campo de unidade não respeitava os filtros verticais corretos de cada tela, no exemplo do requerimento ele não possuía filtro vertical definido, e seguia a seguinte regra:
“Se o módulo aplica filtro vertical, mostra somente a unidade logada, se não, mostra todas as unidades que o usuário tem permissão.” Quando não havia nenhuma unidade selecionada ele não filtrava por nenhuma unidade.
Desta forma, foi alterado para que ao receber o filtro vertical, o campo deverá seguir as seguintes regras:
201975 – TT – Security – Políticas de senha sem acento.
Ao trocar a senha o sistema permitia informar acentuação/cedilha, etc. Portanto, foi adicionado um novo parâmetro, para bloquear caso a senha tenha algum caractere com acentuação, então nas rotinas de troca/ criação de senha foi adicionado essa validação.
202123 – Prospect > Prospects > Não atualiza endereço ao informar CEP
O campo de CEP não estava preenchendo automaticamente os outros campos (endereço, bairro e município). Portanto, foi realizado o ajuste para que o campo de CEP busque automaticamente o endereço, e caso não encontre, deixa os campos vazios.
201496 – Financeiro > Geração de Parcelas > Erro ao Cadastrar Novo Desconto
Ao gravar o cadastro desconto estourava um erro em tela. Desta forma, foi realizada alteração para que o padrão do valor do parâmetro “Incide sobre disciplinas de adaptação” seja 0 mesmo se não estiver em tela.
203737 – Financeiro > Configurações > Financeiro
Ao realizar a correção da acentuação dos arquivos, acabou causando uma quebra de linha em dois arquivos que são usados para buscar uma String de template no JavaScript. Devido a isso, ocorria erro ao entrar na tela e ao clicar em gravar. Então, foram retiradas as linhas indevidas.
203226-1 – Processo de matrícula > Gravação do aceite
Em um processo realizado pela secretaria, foi feita a pré matricula do aluno, porém esse processo não tinha passo de aceite. Para efetivar a matrícula, o aluno deveria logar e fazer o processo pela central do aluno, processo esse que tinha passo de aceite, mas estava sendo registrado o usuário de aceite como o da secretaria. Então, foi feita validação, para apenas registrar usuário de aceite, caso o processo de matrícula executado tenha passo de aceite.
204046 – Requerimentos solicitados > Sem informar filtro de unidade
Ao consultar a tela de Requerimento solicitados e não informar nenhum filtro de unidade, não eram retornados resultados. Para isso, foi ajustado o método e o momento de execução.
202651 – Graduação > F2 > Filtro de unidade e permissão
Na tela de pessoas físicas, o sistema não permite um usuário visualizar pessoas de outra unidade quando não tem acesso. Já no atalho F2, estava sendo possível consultar a pessoa. Desta forma, foi realizada uma mudança na linha de redirecionamento no atalho F2 para a tela de pesquisa de pessoas físicas, para que a pesquisa seja feita antes do redirecionamento final para a tela de cadastro da pessoa física, assim aplicando filtro vertical na busca da pessoa.
202798 – Tesouraria > Parâmetros do usuário
Ao acessar a tela, estoura erro NullPointer, quando o filtro vertical de Pessoa Física é por grupo de unidade ou unidade e a pessoa vinculada ao usuário logado não foi criado no grupo de unidade e unidade atual. Desta forma, foi alterado para quando não conseguir recuperar o usuário, lançar exceção informando que não foi possível recuperar o usuário por causa do filtro de unidade.
204621 – Processo seletivo > Prova Online > digitação de notas > não retorna notas já informadas
Quando era realizada a digitação da nota dos inscritos de um componente de Provas, ele gravava normalmente, porém caso voltasse a tela, a nota não seria recuperada. Desta forma, foi realizada uma alteração para ajustar esta situação.
204640 – Requerimento Solicitado > não realiza consulta quando não informado o filtro de unidade
Ao pesquisar na tela de requerimentos solicitados sem informar nenhum filtro de unidade, não é realizada a pesquisa, somente quando é informado alguma unidade para filtrar. Desta forma, foi alterado para mudar o lugar onde é feita a lógica de filtro quando nenhuma unidade é selecionada, ou seja, foi alterado o método de busca.
204046 – Requerimentos solicitados > Sem informar filtro de unidade
Ao consultar a tela de Requerimentos solicitados e não informar nenhum filtro de unidade, não eram retornados resultados. Desta forma, foi ajustado o método e o momento de execução.