A padronização da estrutura de um “Help” é essencial para garantir a clareza e a eficácia da documentação, proporcionando uma experiência consistente, aumenta a eficácia da documentação e melhora a satisfação do usuário.
Os balões de avisos são uma excelente maneira de chamar a atenção do leitor para informações importantes relacionadas à rotina. Para destacar uma informação crucial no texto, Abaixo está alguns exemplos visuais.
1 - Observações
<alert type="info" dismiss="false" icon="fa fa-pencil-square-o"> **Observações:** Texto 01 </alert>
2 - Importante
<alert type="warning" dismiss="false" icon="fa fa-warning"> **Importante:** Texto 02 </alert>
Importante: Para que a instituição possa utilizar a renegociação de parcelas, é preciso configurar a rotina em Configurações > Financeiro > Aba Renegociação
3 - Informações
<alert type="info" dismiss="false" icon="fa fa-info-circle"> **Informações:** Texto 03 </alert>
4 - Exemplo
<alert type="warning" dismiss="false" icon="fa fa-mortar-board"> **Exemplo:** Texto 04 </alert>
5- Atenção
<alert type="danger" dismiss="false" icon="fa fa-warning"> **Atenção:** Texto 05 </alert>
6 - Alerta informativo
<alert type="warning" dismiss="false" icon="fa fa-exclamation-circle"> //Cadastro **não** disponível para instituições que utilizam o produto **Mentor Modular**. Entre em contato com a Edusoft para solicitar o cadastro desejado.// </alert>
OBS: Incluir este balão informativo em todas as documentações de rotinas nas quais clientes modulares não possuem acesso. Isso evitará que o cliente leia toda a documentação, e só após entrar em contato com o suporte, saber que não possui acesso em determinadas configurações.
7 - Botão
<button type="primary" size="xs" icon="fa fa-caret-right" block="false" disabled="true"> Funcionalidade disponível a partir da versão 07.XX.XX do sistema. </button>\\
Após minuciosa coleta de informações sobre as rotinas em questão, é essencial proceder à análise e organização, seguindo os passos descritos a seguir:
Exemplo:
Para obter informações mais detalhadas sobre as diversas funções e filtros disponíveis em uma determinada rotina, basta clicar nas abas abaixo. A seguir, apresentamos os tópicos expansíveis para cada aba, função, filtros ou campos relacionados à rotina:
Para criar os tópicos expansíveis, insira estas informações:
<fc #c0c0c0><accordion> <panel type="info" title="Informar o título. Ex: Agrupamento de títulos" icon="fa fa-caret-right"> Conteúdo que o usuário lerá ao abrir a aba. </panel> <panel type="info" title="Informar o título. Ex: Agrupar parcela com a conta financeira" icon="fa fa-caret-right"> Conteúdo que o usuário lerá ao abrir a aba. </panel> <panel type="info" title="Informar o título. Ex: Agrupar somente com os filtros de tela" icon="fa fa- caret-right"> Conteúdo que o usuário lerá ao abrir a aba. </panel>
Informações adicionais:
Para separar os campos e filtros obrigatórios, pode ser separado da seguinte forma:
Veja abaixo quais são os filtros e o que impactam na pesquisa:
Filtros Obrigatórios:
Filtros Opcionais:
Observação: Alguns filtros e campos terão que ter exemplo do que pode ser inserido, a fim de ajudar na compreensão para a utilização do campo. Exemplo:
Em algumas telas e rotinas do sistema, existem filtros que aparecem com certa frequência especialmente quando é possível procurar pelo nome e código, e para realizar a busca, é possível procurar com %, então, quando for documentar uma rotina na qual tenha este filtro, pode-se inserir a informação de como procurar com o sinal de %.
No Mentor Web, é possível efetuar uma pesquisa inserindo os caracteres % antes ou depois da palavra inserida para facilitar a busca da informação correta. Por exemplo:
Ao utilizar imagens na documentação, é recomendado seguir as seguintes diretrizes:
Seguindo essas diretrizes, você poderá incorporar imagens de forma eficaz na documentação, garantindo clareza e usabilidade para os usuários.
* A inclusão de vídeos no início da documentação é crucial para facilitar o entendimento dos usuários sobre o funcionamento do sistema. Ao disponibilizar um vídeo introdutório, os usuários podem visualizar as operações de forma prática e dinâmica, proporcionando uma compreensão clara desde o início. Isso torna a documentação mais eficaz, melhorando a experiência do usuário e aumentando a eficiência no uso do sistema.
Neste caso, a documentação é referente à Consulta de Contas a Pagar, e o nome do vídeo deve ser referente ao processo de consulta de contas a pagar.
* A ferramenta utilizada para gravar GIF é o Gif Record, que deverá ser baixado no computador. Para baixar o programa, deve-se acessar o link http://www.gifrecorder.com/download.htm#.Ykc_Oqhv_cs. Após gravar o GIF, deve-se salvá-lo em sua máquina, e posteriormente, adicioná-lo a documentação.
Existem alguns procedimentos diferenciados na tecnologia G5, desta forma, para documentá-la, existem alguns procedimentos a serem seguidos:
“Ao clicar nesta opção, a tela expandida primeiramente é apresentada com os campos em branco. Para inserir um novo indicador, basta preencher as informações obrigatórias.”
Usar a imagem CAMPO PARA PESQUISAR nas telas: