Tabela de conteúdos

Serviço de impressão local MentorWeb

Funcionalidades

Requisitos

Onde instalar

O serviço deve ser instalado nas máquinas com acesso as impressoras.
Exemplo:

Cada máquina possui sua própria impressora configurada:
- Instalar o serviço em cada máquina.

Se uma máquina tem acesso a impressora:
- Instalar o serviço na máquina, e outros usuários devem conectar via rede local.

Telas que utilizam autenticação

Para os usuários que possuem o serviço configurado, ao utilizar as rotinas do sistema informadas abaixo, será enviado para a impressora configurada o registro de seus movimentos.

Configurando o serviço

Instalando o serviço

Para os clientes que vão começar a usar ou para os clientes que utilizavam a antiga rotina de impressão, deve-se seguir os seguintes passos:

1. Copiar e extrair o arquivo “edusoft.zip” para o caminho C:\ da máquina.

2. Copie o arquivo “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\prunsrv.exe” para a pasta “C:\windows\system32”.

3. O serviço de impressão utiliza por padrão a porta 8082. Verifique se a porta informada está liberada no servidor. Caso necessite trocar a porta do serviço, clique aqui para ver como trocar.

4. O serviço de impressão por padrão não utiliza HTTPS. Caso necessite utilizar HTTPS clique aqui para ver como configurar.

5. Execute o arquivo “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\Install.bat” como administrador.

6. Execute o arquivo “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\Iniciar serviço.bat” como administrador.

Como executar um arquivo como administrador:


7. Testar o serviço, depois de configurar e deixar o serviço executando, é possível testar o funcionamento do serviço. Você deve executar o link abaixo no seu navegador. Este é um passo muito importante, ainda mais para quem utiliza HTTPS, para quem utiliza HTTPS o link de teste deve ser executado em todos os computadores que utilizarão o serviço. Pois ao acessar o site será pedido para adicionar a exceção. Clique aqui para verificar como adicionar a exceção.

IP: Adicionar o IP da rede local da máquina em que o serviço está executando. Se o link será aberto na própria máquina onde o serviço está executando pode-se usar o ip padrão 127.0.0.1 Porta: Coloque a porta 8082, se foi trocado a porta no arquivo “context.xml” deve-se colocar a porta que foi informada.

Para descobrir o “IP da rede local” da maquina em que o serviço está executando clique aqui. Depois de executar o teste de serviço e não gerar uma impressão verificar se não foi apresentado nenhuma mensagem de erro nos logs do serviço “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\logs”..

8. A configuração do módulo deve estar indicando que utiliza autenticação. Clique aqui para efetuar a configuração, caso a mesma não esteja configurada. Para os clientes que já utilizavam a autenticação antiga, este passo não é necessário.

9. Configurar o link do serviço na tela de Parâmetros de Usuário, porém antes do usuário configurar o link serviço que vai utilizar, deve-se liberar esta tela para o acesso no modulo em que o usuário tem permissão, o nome da tela e a action estão abaixo. Nome: Parâmetros Usuário Action: com/parametrosusuarioman.do Para ver como publicar uma nova opção no sistema, clique aqui.

O usuário tendo acesso a tela, deve acessar a mesma e configurar o serviço. Para os clientes que já utilizavam a autenticação no financeiro antiga, todos os usuários que já tinham a porta LPT1 configurada nesta tela na atualização do sistema 6.9, o atualizador coloca o domínio http://127.0.0.1 e a porta 8082 no cadastro. Se deve usar outro domínio, porta ou HTTPS, basta trocar.

Configuração Financeiro

Observações

Para os clientes que necessitam instalar o serviço em máquinas Linux, entre em contato com a Edusoft.

Configurando porta parelela

As configurações abaixo são necessários quando a impressora não estiver conectada na porta LPT1 da máquina, ou melhor, quando está conectada em porta USB por exemplo.

Para realizar essa configuração, é necessário seguir os passos abaixo para que o sistema consiga realizar a autenticação.

1. Ir em “Dispositivos e impressoras” selecionar a impressora utilizada para autenticadora, botão direito e ir em “Propriedades da impressora”. Na aba “Compartilhamento”, marcar a opção “Compartilhar esta impressora” e no campo “Nome de compartilhamento” informar o nome será utilizado nos próximos passos.

2. Ir no CMD e digitar ipconfig pegando o IP da máquina.

3. Criar um arquivo .bat como abaixo.

conecta_lpt1.bat
echo **** TODOS ****
ipconfig /flushdns
 
gpupdate /force
 
net use lpt1: /delete
net use lpt1: \\IP\NOME_DA_IMPRESSORA

4. Configurar esse .bat com base no nome da impressora do passo 1 junto com o IP do passo 2.

5. No windows foi necessário abrir o programa “Editor de Diretiva de Grupo Local” ou no WINDOWS + R e escrever “gpedit.msc”.

6. No caminho Configurações do Computador > Configurações do Windows > Scripts (Inicialização/Encerramento) - Dar dois cliques em opção “Inicialização”.

7. Na janela que abriu clicar em “Adicionar” depois “Procurar” e informar o caminho do .bat criado no passo 3.

8. Agora vamos baixar e configurar o software DOSPrint. Para realizar o download clique aqui

9. Abrir o .exe e configurar a porta LPT1 e apontar para a impressora que foi compartilhada no passo 1.

10. Com a configuração feita, agora precisa adicionar esse arquivo na pasta de inicialização do windows.

11. Após esses dois arquivos configurados e inseridos, é necessário reiniciar a máquina.

12. Com a máquina reiniciada, acessar o CMD e digitar “net use” isso irá retornar a porta lpt1 apontando corretamente. Caso não retorne nada, algum passo foi feito incorretamente.