Esqueceu sua senha

Na tela de Login, ao clicar no link “Esqueceu a senha?”, o sistema permite que o usuário solicite a redefinição da mesma.

Nessa tela, o usuário realiza a solicitação de alteração de senha. Ao abrir a tela será apresentado duas maneiras de realizar a definição de senha, através do CPF ou e-mail.


O assunto e corpo do e-mail podem ser definidos pela instituição, pois é uma mensagem do banco de mensagens. Inicialmente, foi definido um modelo padrão, porém, a instituição poderá alterá-lo.

IMPORTANTE: Para funcionar o envio de e-mail na solicitação/redefinição de senha, deve-se configurar o parâmetro abaixo no “.xml” do Security, onde deve-se alterar o valor destacado abaixo, pelo respectivo endereço da aplicação do cliente.

<Parameter name="urlServicoEmail" value="http://localhost:8081/rest/envioemail/enviar" override="false" />

Deve-se trocar a porta 8081 para a porta utilizada no arquivo .ini do serviço de e-mail e não da aplicação.
Para garantir a segurança da troca de senha, é possível solicitar o CAPTCHA no momento da solicitação de redefinição de senha. Por padrão, não é solicitado. Para a utilização do captcha, é necessário alguns requisitos:

<Parameter name="utilizaCaptchaRedefinicaoSenha" value="S" override="false" />
<Parameter name="primefaces.PUBLIC_CAPTCHA_KEY" value="INFORMAR_CHAVE_PUBLICA" override="false" />
<Parameter name="primefaces.PRIVATE_CAPTCHA_KEY" value="INFORMAR_CHAVE_PRIVADA" override="false" />

Quando estiver configurado para gerar o Captcha, na tela de solicitação de redefinição de senha, será solicitado logo abaixo do campo e-mail o captcha.

Após informar o e-mail e captcha, deve-se clicar no botão “Enviar e-mail”. O sistema emitirá a seguinte mensagem “As informações foram enviadas para o e-mail abaixo. O prazo máximo para a redefinição da senha é 1 hora.”, e uma opção de voltar para a tela de login. Nesse momento, o sistema irá enviar a mensagem definida, para o e-mail informado. A mensagem pode ser personalizada pela instituição, utilizando campos coringas. Segue abaixo as informações necessárias para a customização da mensagem de e-mail: Atenção: O e-mail informado para a redefinição de senha deve ser o e-mail cadastrado no security.

A chave das mensagens são as seguintes:

Assunto: trocaSenha.msg.personalizada.assunto
Corpo: trocaSenha.msg.personalizada.conteudo

Para atualizar essas mensagens, deverá alterá-las na base de mensagem do cliente, utilizando o seguinte script:

UPDATE TB_MESSAGE SET ME_MESSAGE_CLIENT = 'MENSAGEM_ASSUNTO' WHERE ME_KEY = 'trocaSenha.msg.personalizada.assunto'
UPDATE TB_MESSAGE SET ME_MESSAGE_CLIENT = 'MENSAGEM_CORPO' WHERE ME_KEY = 'trocaSenha.msg.personalizada.conteudo'

Campos coringas:

${URL_TROCA_SENHA}: Url para onde será redirecionado para realizar a troca de senha.
${DATA_HORA_ATUAL}: Data e hora atual
${IP}: IP do solicitante
${NOME_USUARIO}: Nome do usuário que possui o e-mail informado.
${LOGIN_USUARIO}: Login do usuário no sistema.

Exemplo de utilização de campos coringa no e-mail:

Caro(a) ${NOME_USUARIO},<br /><br />
 
Você solicitou a redefinição da sua senha.<br />
 
Clique no link abaixo para redefini-la.<br /><br />
 
<a href=“${URL_TROCA_SENHA}style=“font-size: 18px;” >Redefinir senha</a><br /><br />
 
A solicitação foi realizada em “${DATA_HORA_ATUAL}”.<br />
 
Você possui o prazo de 1 hora realizar a redefinição de senha. Após exceder este período, você deverá realizar uma nova solicitação.<br /><br />
 
Obrigado!

Após a efetivação da alteração de senha, o sistema emite um e-mail ao usuário, informando que foi realizada a alteração de senha. O assunto e conteúdo do e-mail poderão ser personalizados pela instituição. Os campos coringas permitidos nesse e-mail são o nome do usuário e a data atual, conforme descritos acima. Seguem abaixo as respectivas chaves no banco de mensagens:

Assunto: alteracaoSenha.msg.senhaAlteradaSucesso.assunto
Conteúdo: alteracaoSenha.msg.senhaAlteradaSucesso.conteudo

Mensagens personalizadas:
Ao entrar na tela de solicitação de senha do sistema:

Chave: recuperacaoSenha.msg.mensagemSolicitacao

Mensagem padrão: Informe seu e-mail para enviarmos os dados de redefinição de senha.

Após enviar o e-mail de redefinição de senha

Chave: security.recuperasenha.msg.emailenviado

Mensagem:

As informações foram enviadas para o e-mail abaixo.<br />O prazo máximo para a redefinição da senha é 1 hora. Após clicar no link enviado via e-mail, ao entrar na tela para redefinição da senha\

Chave: recuperacaoSenha.msg.mensagemRedefinicao

Mensagem: Por favor, informe a sua nova senha.