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Utilizar reCAPTCHA no sistema

Funcionalidades

Fazer com que o sistema obrigue o usuário informar que não é um robô em certas telas.

Requisitos

Configurando o reCAPTCHA

1º Passo: Criar um novo reCAPTCHA no link: https://www.google.com/recaptcha/admin

Para cadastrar o reCAPTCHA de forma correta, basta verificar a imagem abaixo e cadastrar da mesma forma. Porém fique atento com o campo “Domains”, nele você deve informar a URL de acesso da sua aplicação. (Ao adicionar a URL, deve-se retirar o “https://.” ou “http://.” da frente do link)


Após salvar as informações nesta tela, você será levado a uma tela que tem os campos: Site key e Secret key.
Copie esses dois campos, pois serão utilizados no sistema.


Tendo esses dois códigos, acesse o Security do sistema na tela de Configurações.
Nesta tela, acesse a aba “OAUTH”, Conexão “Google” e item “Chaves do ReCaptcha (Recuperação de senha e Processo de Inscrição)”.
No ReCaptcha Público coloque a Site Key e no ReCaptcha Privado coloque a Secret Key.


O reCAPTCHA é exibido nas seguintes telas: “Redefinição de senha”, “Inscrição em Processos Seletivos” e “Autenticação de Documentos”.

Por padrão na tela de autenticação de documentos, assim que configurado, o reCAPTCHA é sempre exibido, porém nas outras duas telas só é exibido se configurado nos campos: