Cadastro de Requerimentos - Aba Validações

Na aba de Validações é realizado o cadastro de validações para o requerimento, podendo registrar bloqueios ou avisos.

Exemplo: A Instituição deseja cadastrar um requerimento que não deverá aparecer para alunos que estão cursando a fase 3. Para isso, deverá ser cadastrado uma instrução, que contabilize quantas matrículas na fase 3 este aluno logado possui.

Caso o aluno tenha uma matrícula na fase 3, o resultado dessa instrução será o total de: 1 registro. Ao retornar 1 ou valor maior, o requerimento deixará de ser exibido para este aluno. Se o aluno não tiver matricula na fase 3, o resultado será um total de: 0 registro, então o requerimento será exibido para o aluno.

Para realizar o cadastro de uma validação, deve-se clicar na opção + que está sublinhado na imagem acima. Ao clicar, será adicionado uma linha para cadastrar uma nova validação, onde deve-se preencher os seguintes campos:

Descrição: deve-se preencher a descrição da validação, indica-se que seja cadastrada a validação com uma descrição que seja facilmente identificada.
Momento da execução: deve-se definir o momento que a validação será executa, existindo as seguintes opções:

Ou seja, este novo parâmetro servirá para definir se um requerimento específico deverá ou não ser apresentado para determinado grupo de usuários. A regra aplicada é a seguinte: caso no campo Dados para validação a instrução retorne valor maior que zero, não será exibido o requerimento para o usuário.

Ação: nesta opção define-se qual a ação que a validação irá realizar, podendo ser três opções: Avisa, Bloqueia e avisa e Não listar.
Dados para validação: ao clicar neste opção, será disponibilizado uma pop-up para cadastrar a instrução SQL.



Na manutenção dos dados para validação deve-se preencher os seguintes campos:

Script SQL: deve-se adicionar a instrução que fará a validação, devendo seguir as seguintes regras:

É possível adicionar campos coringas na instrução SQL, para isso deve-se clicar no link abaixo do campo e selecionar os campos desejados.
Mensagem de retorno: é necessário informar a mensagem de retorno que será exibida ao solicitante.

Observação: No cadastro do perfil de usuário no Security quando a opção Permite realizar consultas/operações no banco de dados estiver desabilitada esta aba de validação não será habilitada.


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