Requerimento

Nesta opção de menu é realizado o cadastro de um novo requerimento ou alterações de um já cadastrado, a tela expandida primeiramente ao clicar nesta opção é apresentada com os campos em branco, então para inserir um novo requerimento basta preencher as informações necessárias. Para efetuar a alteração de um requerimento deve-se pesquisar o mesma no campo de pesquisa, conforme apresentado na imagem abaixo.


Observação: Para cadastrar um requerimento, há duas opções: Criar um requerimento ou utilizar um modelo padrão disponibilizado pela Edusoft.
Os modelos padrões são requerimentos pré-cadastrados pela Edusoft.

Para cadastrar um novo requerimento primeiramente deve-se preencher os campos abaixo e as demais opções são divididas em abas:


Código: é opcional o preenchimento do código, caso não seja informado o sistema irá gerar o código.
Descrição do requerimento: deve-se informar a descrição do requerimento que será apresentado para o solicitante.
Categoria do requerimento: é possível vincular uma categoria ao requerimento.
Modelo: é utilizado para exibir o modelo do relatório que será entregue. Neste campo de “Modelo” é possível colocar um modelo de atestado para o aluno verificar como será o relatório que será entregue para ele.
Exemplo: o requerimento ao ser deferido, irá enviar o atestado de matrícula para o aluno.
Ativo: quando desmarcado o requerimento não fica disponível para ser solicitado.
Modelo padrão: exibe todos os requerimentos com cadastros já pré-definidos pela Edusoft, para verificar os modelos padrões clique aqui.



No cadastro de requerimento, os campos são agrupados em abas, para verificar a documentação das abas, clique abaixo na aba desejada.

Aba Geral

Para cadastro de um novo requerimento torna-se necessário definir alguns parâmetros fundamentais, como quem pode solicitar, se será disponibilizado no portal e dentre outras informações importantes em um requerimento e que encontram-se na aba “Geral” apresentada detalhadamente abaixo.


Os primeiros campos desta aba a serem preenchidos são:


Requerimento para: deve-se selecionar quem pode solicitar o requerimento. Sendo que tem as seguintes opções: Aluno, Professor, Coordenador, Colaborador, Orientador e Candidato.
Disponível no portal: se marcado esta caixa de marcação, o requerimento estará disponível nos portais, por exemplo se o requerimento for para aluno, o requerimento vai estar disponível no portal do aluno. Se o requerimento for para professor, o requerimento vai estar disponível no portal do professor. Essa opção não estará disponível quando o tipo de pessoa selecionado é um tipo que não possui portal, como é o caso do orientador, contudo pessoas do tipo especificado no requerimento poderão ver o requerimento através de outros portais quando o tipo não possuir portal específico.
Deferido automaticamente: pode-se marcar se o requerimento será deferido automaticamente, porém a opção fica desabilitada quando se utiliza uma interface no requerimento, quando está marcado ao ser solicitado já será deferido sem depender de aprovação. Clique aqui para saber algumas premissas.
Requerimento deve ser assumido no setor: caso marcado, todos os requerimentos do tipo, deverão ser assumidos por uma pessoa do setor, antes de serem analisados e tramitados.
Subnível de ensino: pode-se selecionar o subnível de ensino do requerimento. Ao selecionar um subnível, como por exemplo Graduação, e se o requerimento for para aluno, este só poderá solicitar se tiver cursando na graduação. E se o requerimento for para professor, só será disponível para solicitar se ele estiver lecionando na graduação.
Requerimento de cancelamento: pode-se selecionar um requerimento de cancelamento. Pois, a pessoa que faz a solicitação de um requerimento pode cancelar o mesmo se desejar, porém a instituição pode definir que o cancelamento vai ser mediante a aprovação. E para que a instituição defina ou não basta selecionar um requerimento na opção “Requerimento de cancelamento”, ao requerimento ser cancelado, será feita uma solicitação do requerimento de cancelamento em nome do solicitante, se for aprovado o requerimento é cancelado.
Interface: pode-se selecionar uma interface que irá complementar os dados que serão solicitados no requerimento. Essas informações serão especificas do requerimento que a mesma for vinculada e posteriormente essas informações poderão ser utilizadas como campos curingas no envio de e-mail ou de instruções SQL ou até mesmo como parâmetros para o serviço externo. Para verificar como deve ser cadastrada uma interface para utilizar em um Requerimento clique aqui. Vale ressaltar, que quando o requerimento for solicitado este campo de interface não poderá mais ser alterado.

Exemplo: Na imagem acima, foi usado a interface REQ - Sugestão de matrícula - Disciplinas (PAD57). Na interface o solicitante pode selecionar disciplinas ainda não cursadas. Ao deferir o requerimento utiliza-se uma ação que tem um serviço de Inclusão de Disciplinas que por parâmetro passa as disciplinas selecionadas na interface.

Na opção “Configurações da interface” apresenta-se as configurações de duas formas, quando a interface tem detalhe, é apresentado conforme imagem abaixo:


Nas configurações de interface, estão disponíveis os seguintes campos:


Campo de Disciplina: este campo tem a finalidade de identificar a disciplina na turma ou a disciplina na matrícula e ele precisa estar nas entidades de requerimento solicitado ou informações de requerimento solicitado.
Detalhe: deve-se selecionar a tabela de detalhes utilizados na interface.
Campo de Status do detalhe: deve-se selecionar o campo que indicará o status do detalhe (Ex: Em análise, Deferido, Indeferido ou Cancelado).
Mínimo/Máximo de detalhes: Mínimo e máximo de detalhes que o solicitando pode selecionar.

Importante: O Campo de Status do detalhe não será apresentado na solicitação do requerimento.

E quando a interface não possui detalhes será somente solicitado o preenchimento da opção “Campo de Disciplina”.
Após essas informações, é disponibilizado os campos referente ao “Prazo de solicitação e entrega”, conforme apresentado na imagem abaixo.



Nas informações de prazo de solicitação e entrega deve-se preencher os seguintes campos:


Tipo de evento para prazo de solicitação: neste campo define-se a data em que o requerimento poderá ser solicitado, e define-se o período letivo que será utilizado na solicitação do requerimento. Tipos de eventos podem ser cadastrado no módulo acadêmico, e para definir as datas e período letivo basta acessar o calendário acadêmico do ano corrente e adicionar uma novo evento com data inicial e final e o período letivo. Após fazer isso, basta vincular o tipo de evento ao cadastro do requerimento.

Exemplo: O evento A está adicionado no calendário acadêmico com as datas 18/01/2018 a 28/02/2018 com o período letivo 2018/1. Este evento foi vinculado a um requerimento de cancelamento de matrícula. Ele só pode ser solicitado se a data atual estiver entre 18/01/2018 a 28/02/2018 e na solicitação vai vir com o período 2018/1 selecionado (sem poder trocar), logo ele só pode cancelar matriculas referentes as 2018/1.


Prazo de entrega: o campo “Prazo de entrega” é utilizado para informar ao solicitante o prazo para o que foi solicitado ser entregue. No campo existem 3 opções: Dias, Ver calendário, Indeterminado.

  • Dias: ao selecionar esta opção, será exibido ao lado o campo “Dias para entrega”, onde deve-se informar a quantidade de dias em que o que foi solicitado será entregue.
  • Ver calendário: ao selecionar esta opção, será exibido ao lado o campo “Tipo de evento para prazo de entrega”,onde deve-se informar um tipo de evento, e a data deste tipo de evento no calendário acadêmico será a data informada ao solicitante.

Exemplo: O evento A está na data 18/01/2018 a 28/02/2018. Ao solicitar, o solicitante terá a informação que o que foi solicitado será entregue entre 18/01/2018 a 28/02/2018.

  • Indeterminado: ao selecionar esta opção, não será exibido um campo adicional, pois então o requerimento não terá um prazo estipulado para ser entregue.

Abaixo dos campos de prazo de solicitação e entrega, existe os campos de Filtro para alunos, porém é habilitado estas opções somente quando o requerimento é para aluno, abaixo é apresentado os campos de Filtro para alunos.



Os campos disponíveis nas opções de Filtro para alunos são:


Somente alunos com situação de ingresso: neste campo existem as seguintes opções: Ativo, Concluído, Jubilado, Transferência externa, Transferência de curso, Migração de grade, Desistente ou abandono, Cancelado, Desligado e Pré matricula. Ao selecionar uma dessas opções somente alunos com o ingresso no curso com a situação selecionada poderão solicitar o requerimento.
Somente alunos com situação de matrícula: neste campo existem as seguintes opções: Ativo, Concluído, Jubilado, Transferência externa, Transferência de curso, Migração de grade, Desistente ou abandono, Cancelado, Desligado e Pré matricula. Ao selecionar uma dessas opções somente alunos com a situação de matrícula selecionada poderão solicitar o requerimento.


Abaixo na aba Geral, são apresentados os campos de informações gerais referentes ao requerimento que esta sendo cadastrado, conforme ilustrado na imagem abaixo.


Nas informações gerais estão disponíveis os seguintes campos para preenchimento:


Relatório para solicitação: pode-se selecionar um relatório para a solicitação de requerimento, que será emitido após o solicitante confirmar sua solicitação de requerimento.
Escolhe forma de envio: pode-se marcar a caixa de marcação para escolher uma forma de envio para o solicitante, ao marcar esta opção será disponibilizado uma nova opção para então escolher a respectiva forma de envio desejada.
Solicita observação: pode-se marcar a opção solicita observação, ao marcar será aberto uma caixa de texto para o solicitante escrever as observações referentes a sua solicitação.
Pergunta a ser solicitada: no campo “Pergunta a ser solicitada” pode-se informar uma pergunta que o solicitante tenha que responder ao solicitar o requerimento, e ao preencher o campo de pergunta será aberto abaixo um campo onde pode-se informar o “Modelo para resposta”.
Permite anexar documentos na solicitação: para que o solicitante tenha a opção de anexar documentos no requerimento deve-se marcar a opção “Permite anexar documentos na solicitação”. Ao realizar o preenchimento dessa caixa de marcação será disponibilizado os seguintes campos: “Quantidade mínima de anexos”, “Quantidade máxima de anexos” e “Mensagem para informar sobre o anexo”.
Mensagem auxiliar: neste campo é possível preencher uma mensagem auxiliar, que será exibida ao solicitante no momento que este selecionar o requerimento.

Geração de documento e assinatura eletrônica


Abaixo na aba Geral, são apresentados dois campos dentro da barra com o título “Deferimento”, esse campos somente são apresentados quando selecionada a opção “Aluno” no campo Requerimento para, conforme ilustrado na imagem abaixo.

  • Relatório para geração: Relatório que deve ser gerado quando o requerimento for deferido.
    • Observações: Se o requerimento estiver configurado para ser deferido automaticamente na solicitação, então não será possível configurar relatório para solicitação e relatório para geração ao mesmo tempo, pois os dois seriam gerados e impressos na solicitação. A exceção desta ocorre, caso haja documento informado, pois neste caso o relatório de geração será gerado e disponibilizado para o usuário, somente após as assinaturas na plataforma.
  • Documento: Campo para seleção de um documento caso seja necessária a assinatura na plataforma de assinaturas.

Aba Motivo

Os motivos podem ser utilizados para a instituição obter conhecimento pelo qual motivo que o requerimento foi solicitado. Todos os motivos cadastrados serão listadas em tela ao solicitante do requerimento.
Exemplo: Requerimento de cancelamento de Curso, pedir ao solicitante qual o motivo de sua solicitação para cancelar seu ingresso no curso.


Ao abrir a aba, deve-se informar o seguintes campos:


Descrição: deve-se informar a descrição/nome do motivo.
Motivo: deve-se selecionar um motivo, dentre todos que são listados neste campo.
Motivo da solicitação do requerimento: deve-se preencher o motivo da solicitação do requerimento
Exemplo de cadastro de um motivo de um requerimento: Descrição do motivo: Problemas financeiros, Motivo: Requerimento - Problemas financeiros. Em tela o motivo será Requerimento - Problemas financeiros, então podemos identificar que o motivo foi aplicado pelo Requerimento.

Aba Parâmetros por Unidade

Na aba de parâmetros por unidade pode-se configurar em quais unidades e quais portais o requerimento estará disponível. Conforme exemplificado na imagem abaixo, onde o requerimento em questão esta disponível no portal de 2 unidades e em uma unidade não.


Para adicionar unidade e liberar o requerimento nos portais da unidade, deve-se clicar na opção “+“, selecionar a unidade desejada e preencher a caixa de marcação nas colunas dos portais que deseja habilitar o requerimento.

Aba Trâmites

Na aba de Trâmites é onde estrutura-se o workflow do requerimento, ou seja quem defere ou indefere um trâmite, o que acontece quando um trâmite é deferido ou indeferido.



Para adicionar um trâmite deve-se clicar na opção ”+” que está sublinhado em vermelho na imagem acima, após deverá preencher os seguintes campos:


Ordem: a ordem é gerada pelo sistema, mas pode-se preencher o campo de forma manual, pois ao adicionar um novo trâmite a ordem do mesmo é sempre a ultima ordem +1, caso seja o primeiro trâmite a ordem inicia no 1.
Tipo de Responsável: O campo “tipo de responsável” possui 2 opções: Setor ou Pessoa.

  • Setor: ao selecionar esta opção, o campo ao lado “Setor” carrega todos os setores disponíveis no sistema.
  • Pessoa: ao selecionar esta opção, é possível escolher entre as opções: Professor da disciplina, Coordenador do curso, Vice Coordenador do curso e Orientador do aluno.

Setor: as opções listadas neste campo variam de acordo com o tipo de responsável definido, conforme citado na opção acima.


Existe a possibilidade de configurar mais de um responsável ao mesmo trâmite, permitindo assim que na falta de um dos responsáveis o outro posso realizar o deferimento em seu lugar. Para adicionar mais de um responsável em um tramite do requerimento é necessário configurar o cadastro do requerimento através da aba Tramites, ao lado do responsável e selecionar a opção (+) adicionar responsável.



Sempre que possuir mais de um responsável ao tramite, o sistema apresentará em vez do responsável, a opção “Editar responsáveis” que permitirá editar, excluir ou adicionar novos responsáveis ao tramite.



Desta forma no momento do deferimento ou indeferimento, assim que um dos responsáveis configurados no tramite realizar a ação o trâmite em questão será considerado concluído.


Usar a opção de mais de um responsável por trâmite apenas quando o deferimento do tramite em questão puder ser realizado, por um OU outro responsável, quando o deferimento do requerimento depender da aprovação de mais (+) de um responsável, utilizar um tramite para cada responsável como já é realizado.

Trâmite ao indeferir: no campo “trâmite ao indeferir” é onde define-se como será o workflow do requerimento. As opções disponíveis neste campo sempre são trâmites com ordem maiores.
Trâmite ao deferir: também é um campo relacionado a designação de como será o workflow do requerimento, seguindo a mesma regra em relação ao campo acima.
Permite alterar: é possível marcar a opção “Permite alterar”, quando este campo estiver marcado, o responsável do trâmite pode alterar os anexos, as respostas e observações e caso o requerimento utilize interface, será possível alterar informações do solicitante na interface. Para isso basta selecionar a interface utilizada no campo “Interface de alteração”, que é habilitado ao marcar a opção “Permite Alterar”.
Interface de alteração: ao marcar o permite alterar, caso o requerimento utilize interface listará as opções neste campo.
Ações: Nesta opção é cadastrado todas as ações que o trâmite do requerimento faz ao ser deferido, indeferido ou quando o trâmite chega no setor. Para saber mais informações sobre a opção ações, clique aqui.

Importante: no cadastro do perfil de usuário no Security, quando a opção “Permite realizar consultas/operações no banco de dados” estiver desabilitada os seguintes opções não serão apresentadas:

  • Não será apresentada a ação “Executar SQL” e “Executar serviço externo”.
  • Ação enviar e-mail, SMS e Aplicativo não será apresentada a opção avançada, que possui a opção de inserir Script SQL.

Aba Financeiro

Na aba Financeiro, é onde configura-se toda a questão financeira de um requerimento. Ao entrar na aba, deve-se marcar a caixa de marcação “Possui custo” para configurar o financeiro do requerimento, pois assim habilitará os demais campos que são necessários.



Na configuração financeira de um requerimento, deve-se preencher os seguintes campos:


Defere primeiro trâmite no pagamento da taxa: ao ser marcado esta opção cria-se o primeiro trâmite automático para o deferimento do pagamento. Este trâmite possui algumas ações que podem ser lançadas, porém elas se limitam a envio de e-mail, sms e notificação. As demais ações não são permitidas.
Tipo de geração: deve-se preencher o tipo de geração, podendo ser uma das duas opções: Valor fixo (onde será aberto ao lado do campo tipo de geração a opção de preencher o valor e os campos referentes ao parcelamento do requerimento) ou Número de créditos (onde será aberto o campo ao lado para informar o valor de número de créditos).

Observação: No final da tela, é disponibilizado a área para informar os valores por curso, disponibilizando os campos: Curso, onde é informado o curso e o campo Valor de crédito que define o valor de cada crédito, conforme imagem acima.
Exemplo: Se o número de créditos for 3, e nos valores por curso, o curso de Administração tem o valor de crédito 10. Nesse caso o valor gerado do requerimento é R$ 30,00.

Momento da geração do custo: deve-se selecionar quando o custo será gerado, neste campo existem duas opções, sendo elas:

  • Gera o custo no momento da solicitação, que ao solicitante confirma a solicitação o custo já é gerado.
  • Gera o custo no momento do deferimento de algum trâmite, que ao ser selecionado na aba trâmites é habilitado o campo “Gerar custo no deferimento”. Onde é possível selecionar o trâmite que ao ser deferido gera o custo ao solicitante.

Conta financeira: é necessário selecionar a conta financeira referente ao custo do requerimento, são listadas todas as contas financeiras ativas do sistema.
Forma da geração do custo: deve-se configurar como o custo será gerado, neste campo existem duas opções:

  • Gerar uma nova parcela, o custo do requerimento será gerado como parcela.
  • Gerar como um débito para o solicitante, o custo do requerimento será gerado como débito.


Ao selecionar “Gerar uma nova parcela”, são habilitados os campos conforme imagem abaixo:



Onde então deverão ser preenchido os seguintes campos:


1º vencimento após quantos dias: deve-se informar o vencimento após quantos dias para geração da parcela.
Forma de vencimento: é necessário selecionar qual será a forma de vencimento, existindo as opções: Dias úteis ou Dias corridos.
Parcelamento em até: é necessário informar em até quantas parcelas o valor do requerimento pode ser dividido. O sistema sempre trará uma parcela como padrão de parcelamento.
Utiliza dia fixo: quando habilitada, esta opção apresentará o campo “Dias de vencimento para os demais vencimentos” na tela.
Dias de vencimento para os demais vencimentos: se o campo “Utiliza dia fixo” estiver marcado, o sistema exibirá o campo onde você deverá preencher o dia de vencimento para as demais parcelas do requerimento.
Dias de intervalo para os demais vencimentos: é necessário informar a quantidade de dias de intervalo que será utilizada para o vencimento das demais parcelas, contando a partir do vencimento da primeira parcela.
Gera título bancário: para gerar a parcela com um título bancário, deve-se marcar o campo “Gerar título bancário”, no momento que preenchido esta opção será habilitado o campo “Conta bancária ao lado”, onde deverá ser selecionada uma conta.


Observação: o campo “cobrar valor por detalhe” somente é habilitado quando o requerimento utiliza uma interface com detalhe, quando este campo for marcado, para cada detalhe será cobrado o valor do custo.
Exemplo: Se o custo é R$ 10,00, se o solicitante escolher 3 detalhes, será adicionado um custo de R$ 30,00 para o mesmo.

Aba Validações

Na aba de Validações é realizado o cadastro de validações para o requerimento, podendo registrar bloqueios ou avisos.

Exemplo: A Instituição deseja cadastrar um requerimento que não deverá aparecer para alunos que estão cursando a fase 3. Para isso, deverá ser cadastrado uma instrução, que contabilize quantas matrículas na fase 3 este aluno logado possui.

Caso o aluno tenha uma matrícula na fase 3, o resultado dessa instrução será o total de: 1 registro. Ao retornar 1 ou valor maior, o requerimento deixará de ser exibido para este aluno. Se o aluno não tiver matricula na fase 3, o resultado será um total de: 0 registro, então o requerimento será exibido para o aluno.

Para realizar o cadastro de uma validação, deve-se clicar na opção + que está sublinhado na imagem acima. Ao clicar, será adicionado uma linha para cadastrar uma nova validação, onde deve-se preencher os seguintes campos:

Descrição: deve-se preencher a descrição da validação, indica-se que seja cadastrada a validação com uma descrição que seja facilmente identificada.
Momento da execução: deve-se definir o momento que a validação será executa, existindo as seguintes opções:

  • Ao confirmar a solicitação: será executada a validação quando o solicitante confirmar sua solicitação do requerimento.
  • Ao selecionar o requerimento: será executada quando o solicitante selecionar o requerimento para realizar a solicitação.
  • Ao trocar de curso: quando o solicitante tem ingresso em mais de um curso este poderá escolher para qual curso deseja realizar a solicitação, sempre que o mesmo trocar o curso a validação será executada.
  • Ao trocar de período letivo: quando o solicitante tem matrícula em mais de um período letivo ele pode escolher para qual período letivo deseja realizar a solicitação, sempre que o mesmo trocar o período letivo selecionado a validação será executada.
  • Ao listar: Quando essa opção é selecionada automaticamente bloqueia-se qualquer alteração no campo Ação, onde este ficará com o valor padrão Não listar REQUERIMENTO_ID e ID_SOLICITANTE são os únicos campos curinga, por ora, que poderão ser utilizados no item Dados para validação.

Ou seja, este novo parâmetro servirá para definir se um requerimento específico deverá ou não ser apresentado para determinado grupo de usuários. A regra aplicada é a seguinte: caso no campo Dados para validação a instrução retorne valor maior que zero, não será exibido o requerimento para o usuário.

Ação: nesta opção define-se qual a ação que a validação irá realizar, podendo ser três opções: Avisa, Bloqueia e avisa e Não listar.
Dados para validação: ao clicar neste opção, será disponibilizado uma pop-up para cadastrar a instrução SQL.


Na manutenção dos dados para validação deve-se preencher os seguintes campos:

Script SQL: deve-se adicionar a instrução que fará a validação, devendo seguir as seguintes regras:

  • Deve utilizar a função COUNT
    • Essa função retorna o número de registros que correspondem a um determinado critério, por exemplo: quantas pessoas físicas nasceram no dia 09/10/1991. Esta função retornará a quantidade de registros encontrados.
  • E se o momento da execução for Ao confirmar a solicitação, torna-se obrigatório existir o parâmetro RSO_ID = :REQUERIMENTO_NRO na cláusula where.

É possível adicionar campos coringas na instrução SQL, para isso deve-se clicar no link abaixo do campo e selecionar os campos desejados.
Mensagem de retorno: é necessário informar a mensagem de retorno que será exibida ao solicitante.

Observação: No cadastro do perfil de usuário no Security quando a opção Permite realizar consultas/operações no banco de dados estiver desabilitada esta aba de validação não será habilitada.


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