Enviar e-mail - Requerimento

No cadastro de requerimento, ao configurar a aba “Trâmites”, é possível parametrizar as ações que o sistema fará em relação a cada tramitação do requerimento. Para isso, basta preencher os campos em tela e clicar em Gravar, pois o botão “Ações” somente é habilitado quando o requerimento já está cadastrado.


Ao clicar no botão ações, será apresentada a tela abaixo, e nela, deverá clicar em “Editar”:


Ao clicar em “Editar”, será apresentada a tela para edição de ações que o sistema deverá executar, respeitando as configurações informadas. Neste caso, ao abrir a tela, deve-se selecionar a ação “Enviar e-mail”. Com isso, serão exibidos os campos abaixo:

Campos para preenchimento:

Assunto: deve-se informar o assunto do e-mail, pois esst informação será utilizada para montar o e-mail. Abaixo deste campo, existe um link chamado “Campos coringa”, que quando clicado, habilita uma pop-up com todos os campos coringas disponíveis no sistema, incluindo os campos do Requerimento solicitado, campos da interface e campos retornados no SQL adicionado no campo Script SQL. Para verificar a configuração correta de inserção de campos coringa no e-mail, clique aqui.
Encaminhar anexos do requerimento: pode-se marcar a opção de encaminhar os anexos do requerimento. Quando esta opção é marcada, envia os anexos do solicitante do requerimento neste e-mail.
Encaminhar relatório em anexo: pode-se marcar a opção de encaminhar relatório em anexo no e-mail. Quando esta opção é marcada, abre uma opção abaixo para selecionar o relatório que será enviado neste e-mail.
Conteúdo: é necessário informar o conteúdo do e-mail. Abaixo deste campo, também existe o link de Campos curinga, onde pode-se fazer uso destes na montagem do conteúdo do e-mail.
Enviar para: deve-se definir para quem será enviado o e-mail, escolhendo as opções que são listadas.
Outros e-mails: pode-se definir outros e-mails que irão receber, informado manualmente o endereço destes.
Avançado: pode-se definir um comando em SQL no qual retornará campos curinga para a utilização deles no corpo do e-mail.


Avançado - Comando SQL


É possível utilizar campos curingas dinâmicos, vindos de uma instrução em SQL. Para isso, basta montar esta instrução partindo da tabela de requerimentos solicitados (TB_REQUERIMENTOS_SOLIC), utilizando o campo curinga de protocolo (REQUERIMENTO_NRO) para filtrar a instrução. Partindo da tabela de requerimentos solicitados, pode-se montar uma instrução SQL utilizando as informações do requerimento solicitado para chegar nas demais informações necessárias, como por exemplo: nome da pessoa, nome da unidade de matrícula, dentre outros.

Abaixo, um exemplo de um SQL onde recupera-se o nome da unidade, que vem da matrícula do aluno que solicitou o requerimento:

SELECT DBO.FUNC_GET_NOME_UNIDADE(MAL.UNIDON) AS UNIDADE, PES_NOME
FROM
TB_REQUERIMENTOS_SOLIC
INNER JOIN TB_PESSOA ON (RSO_PESID = PES_ID)
INNER JOIN TB_MESTRE_ALUNO MAL ON (RSO_MALIDORI = MAL_ID) 
WHERE RSO_ID = :REQUERIMENTO_NRO


No corpo do e-mail, basta utilizar os campos retornados no SQL, conforme exemplo abaixo:

Caro ${PES_NOME},

Você realizou uma solicitação de requerimento no nosso sistema, na sua matrícula da unidade ${UNIDADE}.

Por favor, acompanhe o andamento de seu requerimento.

Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)