Chat

Hoje, a comunicação é essencial, e o chat se torna uma opção conveniente para nos comunicarmos facilmente com os responsáveis dos alunos, atendendo às diversas necessidades diárias do colégio. Os pais esperam informações atualizadas, por isso oferecemos uma agenda eletrônica facilitando esse processo. Em linhas gerais, o chat é configurado e executado da mesma forma que outros processos, cabendo a instituição de ensino, definir as configurações de acordo com as necessidades.

Algumas novidades ainda estão por vir! Em breve, disponibilizaremos a opção para anexar arquivos nas conversas via chat, e uma opção para realização de backup das conversas!

Abaixo são detalhadas as configurações necessárias e os recursos disponíveis para a configuração e utilização do Chat.


Configurações do chat

Primeiramente deve-se cadastrar a configuração do chat.

Na tela inicial temos os seguintes campos:

Campo de busca - Faz a busca das configurações já cadastradas.
Botão Novo - Cria uma nova configuração do chat.
Botão Clonar - Clona uma configuração já existente do chat.
Botão Gravar - Grava a configuração do chat.
Botão Excluir - Exclui a configuração do chat.
Id - Id da configuração do chat, gerado automaticamente.
Descrição - Nome da configuração do chat.
Caixa de marcação (Permite abrir chats) - Permite a abertura de chats entre alunos e responsáveis, com setores, professores e coordenadores.
Encerra chats pedagógicos automaticamente x dias após a data de término da disciplina - Encerra automaticamente chats de grupos ou individuais entre professor ou coordenador com aluno ou responsável pedagógico, após a quantidade de dias configurada da data de término da disciplina ou da turma.
Exclui mensagens enviadas automaticamente 180 dias após a data de envio - Faz a exclusão das mensagens e dos chats abertos, após x dias configurados, com valor padrão de 180 e não permitindo valor menor que 180 somente maior.
Tamanho máximo de arquivos enviados no chat(MB)- Tamanho máximo que dos arquivos e imagens são enviados no chat.

* Configurações para alunos:

  • Permite a abertura de chats com coordenadores - Permite a abertura direta de chats com o coordenador da turma ou curso.
  • Permite a abertura de chats com professores - Permite a abertura direta de chats com o professor da disciplina ou turma.
  • Por padrão a caixa de marcação vem no padrão desmarcado.

* Configurações para responsáveis:

  • Permite a abertura de chats com coordenadores - Permite a abertura direta de chats com o coordenador da turma ou curso.
  • Permite a abertura de chats com professores - Permite a abertura direta de chats com o professor da disciplina ou turma.
  • Por padrão a caixa de marcação vem no padrão desmarcado.

* Configurações para professores:

  • Permite a abertura de chats com alunos - Permite a abertura direta de chats com alunos da turma ou disciplina.
  • Permite a abertura de chats com responsáveis pedagógicos - Permite a abertura direta de chats com responsáveis pedagógicos de alunos da turma ou disciplina.
  • Por padrão a caixa de marcação vem no padrão desmarcado.

* Configurações para coordenadores:

  • Permite a abertura de chats com alunos - Permite a abertura direta de chats com alunos das turmas coordenadas.
  • Permite a abertura de chats com responsáveis pedagógicos - Permite a abertura direta de chats com responsáveis pedagógicos de alunos das turmas coordenadas.
  • Por padrão a caixa de marcação vem no padrão desmarcado.


Vínculo de configurações de chats com cursos e sub níveis

Possuímos um campo para a seleção de cadastro de configurações de chat no cadastro do curso (aba básico) e nas configurações de sub nível de ensino (aba acadêmico). Ambos os campos são caixa de seleção, não obrigatórios.

Para seguir em diante com a configuração, acessaremos a rotina Configuração > Parâmetros Sub nível de ensino, combo para selecionar a configuração de chat.

Logo após a configuração citada acima, faremos a seleção de cadastro de configurações de chat no cadastro do cursos (aba básico).

Abertura/Estruturas do chat

  • Abertura de chats por alunos e responsáveis:
  • Abertura de chats por professores e coordenadores:
  • Estruturas/Consulta de chats:
  • Será apresentado os chats abertos do usuário, onde será possível utilizar uma lupa para a pesquisa/filtro pela descrição do chat sendo possível apresentar os chats ativos/encerrados.
  • Cabeçalho do Chat:
    • Foto da pessoa
    • Nome (social) da pessoa
    • Ícone que indica o tipo da pessoa (coordenador, professor, aluno, responsável pedagógico)
    • Na linha de baixo:
      • Para professores/coordenadores: Nome completo (social) do aluno
      • Para alunos/responsáveis:
        • Se for chat com professor regente ou coordenador: Turma
        • Se for chat com professores de disciplinas: Turma - Disciplina
  • Última Mensagem:
    • Última mensagem enviada ficará em negrito, caso o usuário ainda não a tenha lido.
    • Se o usuário não leu mais de uma mensagem do chat, ao lado direito da mensagem é apresentado a quantidade de mensagens não lidas.
  • Carregamento da Página:
    • Ao acessar um chat ativo, a página irá carregar na última mensagem lida.
    • Chat possui uma opção para ir para o final do chat.
  • Modo Somente Leitura:
    • Após a quantidade de dias configurada da data final da turma ou da disciplina, o sistema apresenta o chat em modo somente leitura.
    • Será indicado que o chat está encerrado.
  • Barra de Opções para Envio de Mensagem:
    • Abaixo da última mensagem, será exibida a barra de opções para o envio de mensagem no chat.
  • Para cada chat aberto:
    • Será apresentado a foto da pessoa com quem se está conversando
    • Primeiro nome (social) da pessoa
    • Ícone que identifica o tipo da pessoa (coordenador, professor, aluno, responsável pedagógico)
    • Ao clicar no nome da pessoa, será aberto um quadro com as informações completas:
      • Nome (social) completo do aluno, seu responsável ou do professor/coordenador
      • Turma(s) ou turma - disciplina(s) relacionada(s) entre ambos participantes do chat
      • Caso faltem 30 dias para o chat ser encerrado, é apresentando um mensagem indicando a data de encerramento.
  • Corpo do Chat:
    • Será apresentado a data no topo do corpo do chat.
    • As mensagens do usuário logado são posicionadas à direita e destacadas com uma cor definida na identidade visual do sistema.
    • As mensagens das outras pessoas serão posicionadas à esquerda.
    • Cada mensagem terá ao lado direito a hora que foi enviada.
    • Terá uma notificações específicas para quando um chat é encerrado pelo sistema ou pelo usuário.
  • Ícone de notificações:
  • Página Inicial:
    • Será apresentado um ícone para acesso aos chats.
    • Será apresentado um ícone para acesso às notificações.
  • Central de Notificações:
    • Será apresentado mensagens e notificações.
    • Irá permitir o envio de novas mensagens.
  • Outros processos de controle:
  • Exclusão de Mensagens:
    • Quando uma mensagem atinge a quantidade de dias conforme configurada, ela será excluída da estrutura automaticamente.
  • Exclusão de Chats:
    • Quando um chat ficar sem mensagens, ele será excluído automaticamente da estrutura.
  • Controle de Tamanho do Arquivo no Chat:
    • Configuração do controle que limita o tamanho dos arquivos enviados no chat.
  • Opção de Compartilhamento via E-mail:
    • Opção de compartilhamento que permite enviar o chat para o e-mail do usuário.
  • Controle de licença do produto:
  • Verificação da Licença:
    • Verificar se o produto “Comunicação” está liberado na licença.
    • Certificar-se de que a data de início e término do acesso ao produto “Comunicação” esteja definida.
  • Ativação do Produto:
    • Acessar o painel de administração.
    • Selecionar o cliente desejado.
    • Ativar o produto de “Comunicação”.
  • Geração de Nova Licença:
    • Após ativar o produto de comunicação, gerar uma nova licença com os produtos vinculados.
    • Certificar-se de que a nova licença gerada inclua o acesso ao módulo de Chat.

Armazenamento/contatos

Algumas novidades ainda estão por vir! Em breve, disponibilizaremos a opção para anexar arquivos nas conversas via chat, e uma opção para realização de backup das conversas!

Em construção



Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar