Nesta opção de menu, é possível realizar o pagamento da parcela selecionada.
A rotina pode ser acessada tanto pelo menu de Operações > Baixas manuais, quanto pela tela de consulta de parcelas.
Para saber mais a respeito das funções disponíveis no processo de pagamento de parcela, clique nas abas abaixo:
Ao acessar a rotina pela tela de consulta de parcelas, o sistema apresentará uma tela de pagamento, no qual contém as seguintes informações:
Nesta tela, são carregadas as informações de data de vencimento da parcela, valor de saldo, Juros, indexadores, Multa e Valor do pagamento. Apenas alguns campos não podem sem alterados, são eles: Data de pagamento, Valor de saldo, Valor do pagamento e Troco. Os demais, é possível alterar conforme necessidade (Multa, Desconto, etc.).
No campo Valor recebido, deve ser informado o valor que está sendo pago ao caixa. Ao lado deste campo, existe o campo Troco, que ao receber um valor maior que o valor da parcela, calcula automaticamente o valor a ser devolvido ao cliente. Veja a ilustração abaixo:
Além disso, é possível selecionar um comprovante de pagamento para ser emitido após a baixa da parcela em questão. A Edusoft disponibiliza para seus clientes, alguns relatórios padrões. No caso do Recibo, temos o relatório E5, que pode ser configurado para que no momento de realizar uma baixa, ele esteja disponível para seleção e emissão.
Para realizar o pagamento, é necessário informar o Tipo de baixa, que deverá estar previamente cadastrado na rotina de Cadastro de Tipos de baixa.
Utiliza diversas formas de pagamento: Ao marcar este parâmetro, será habilitado um botão Novo, que ao clicar nele, habilitará os seguintes campos:
Tipo de baixa: deve-se informar o tipo de baixa a ser utilizado para cada tipo de pagamento.
Valor do pagamento: deve-se informar o valor de cada pagamento.
Adicionar cheque: é possível realizar o pagamento de parcelas utilizando cheques. Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma nova janela, e nela, poderá adicionar cheques para realizar o pagamento das parcelas selecionadas, bem como, incluir uma observação para a baixa destas.
Adicionar cartão: é possível realizar o pagamento de parcelas utilizando cartões de crédito. Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma nova janela, e nela, poderá adicionar cartões para realizar o pagamento das parcelas selecionadas.
Utiliza mais de um cheque para pagamento: é possível realizar o pagamento de uma única parcela utilizando mais de um cheque. Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma nova janela, e nela, poderá adicionar os cheques para realizar o pagamento da parcela selecionada.
Pagamento parcial: ao marcar este parâmetro, é habilitado o campo Valor pendente. Esta opção serve para informar qual valor deverá ficar em aberto, e este valor pendente não será considerado no cálculo de juros e multa. Ao definir o valor que ficará pendente, o sistema calculará o valor a ser pago ao tesoureiro no ato da baixa da parcela. Veja a ilustração abaixo:
Após definir o pagamento conforme necessidade, deve-se clicar em Confirmar pagamento.
Ao acessar a rotina de pagamento, temos a opção de realizar o pagamento da parcela com cheques. Ao acessar a aba Cheques, deve-se clicar no botão adicionar cheque:
Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma nova janela, e nela, poderá adicionar cheques para realizar o pagamento da parcela selecionada, bem como, incluir uma observação para a baixa destas.
Após definir o pagamento conforme necessidade, deve-se clicar em Confirmar pagamento.
Ao acessar a rotina de pagamento, temos a opção de realizar o pagamento da parcela com cartões de crédito/débito. Ao acessar a aba Cartão de Crédito / Débito, deve-se clicar no botão adicionar cartão:
Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma nova janela, e nela, poderá adicionar cartões para realizar o pagamento da parcela selecionada.
Após definir o pagamento conforme necessidade, deve-se clicar em Confirmar pagamento.
Após definir o pagamento conforme necessidade, deve-se clicar no botão Confirmar pagamento.
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