Alterar parcela

Nesta opção, é possível alterar as informações de uma ou mais parcelas, e caso tenha título gerado, este também será alterado.

A rotina pode ser acessada tanto pelo menu de Operações > Parcelas > Alteração, quanto pela tela de consulta de parcelas.





Para saber mais a respeito da rotina de alteração de parcelas, clique nas abas abaixo:

Seleção de parcelas

Na aba seleção de parcelas, é possível selecionar uma ou mais parcelas nas quais deseja realizar alguma alteração:



Campos em tela:

  • Parcela com contrato financeiro: ao marcar este parâmetro, serão carregadas em tela apenas parcelas vinculadas à um contrato financeiro.
  • Parcela sem contrato financeiro: ao marcar este parâmetro, serão carregadas em tela apenas parcelas que não estão vinculadas à um contrato financeiro.

Filtros para parcelas

  • Período letivo: ao informar período letivo, serão carregadas parcelas referentes à este período.
  • Contrato financeiro: ao informar contrato financeiro, serão carregadas parcelas referentes à este contrato.
  • Responsável: ao informar responsável, serão carregadas parcelas vinculadas à este responsável.
  • Curso: ao informar curso, serão carregadas parcelas vinculadas à este curso.
  • Turma: ao informar turma, serão carregadas parcelas vinculadas à esta turma.
  • Vencimento inicial e final: ao informar vencimento inicial e final, serão carregadas parcelas que possuam data de vencimento dentro do período informado.
  • Parcela inicial e final: ao informar parcela inicial e final, serão carregadas as parcelas que possuam número dentro dos filtros informados. Ou seja, se informarmos parcela inicial 1 e parcela final 12, o sistema apresentará todas as parcelas de 1 a 12.
  • Conta financeira: ao informar conta financeira, serão carregadas parcelas referentes à conta financeira informada.


Opção de alteração

Na aba Opção de alteração, deve-se informar o motivo pelo qual deseja realizar a alteração de uma ou mais parcelas, bem como, marcar os parâmetros de compreendem a alteração desejada.

É possível realizar alterações de data de vencimento, conta financeira, valor bruto, cálculo de descontos/acréscimos, responsável pela parcela, entre outros.



Campos em tela:

  • Data da alteração: neste campo, solicita a data da alteração da parcela.
  • Motivo: selecionar um motivo para realizar a alteração da parcela, como: alteração da data de vencimento, alteração de descontos, entre outros.
  • Nova data de vencimento: caso a alteração seja referente a data de vencimento, deve-se informar a nova data de vencimento da parcela.
  • Novo dia de vencimento: caso a alteração seja referente ao dia de vencimento de várias parcelas, deve-se informar o novo dia de vencimento.
  • Nova conta financeira: caso a alteração seja referente à conta financeira, deve-se informar a nova conta financeira para a(s) parcela(s) selecionada(s).
  • Novo responsável: caso a alteração seja referente ao responsável da parcela, deve-se informar o novo responsável.
  • Novo número da parcela: caso a alteração seja referente ao número (ordenação) da parcela, deve-se informar o novo número desta.
  • Novo mês/ano competência: caso a alteração seja referente à competência da parcela, deve-se informar o novo mês/ano de competência.
  • Altera valor bruto, desconto e acréscimo, novo valor bruto * : caso a alteração seja referente ao valor bruto, desconto ou acréscimo, deve-se informar o novo valor, levando em consideração, a observação abaixo:
  • Realiza ajuste de créditos: caso a alteração seja referente a ajuste de créditos, deve-se marcar este parâmetro. Ao marcar este parâmetro, serão apresentados dois novos campos, onde deverão ser informadas a parcela inicial e final que deverão ter os créditos ajustados. Lembrando que, caso não seja informada nenhuma parcela, os ajustes serão aplicados à todas as parcelas do contrato selecionado.
  • Recalcula descontos/acréscimos: deve-se marcar este parâmetro caso os descontos e acréscimos devem ser recalculados na alteração desta parcela. Ao marcar este parâmetro, será exibida a opção abaixo.
  • Mantém descontos/acréscimos de diferença de pagamento.: deve-se marcar este parâmetro caso a instituição deseja manter os descontos/acréscimos de diferença de pagamento.
  • Utiliza créditos financeiros: deve-se marcar este parâmetro caso a instituição deseja utilizar os créditos financeiros, realizando pagamento parcial com o valor do crédito.
  • Altera parcela(s) com título gerado: quando a parcela já possuir um título gerado, e esta sofre alteração, é necessário marcar este parâmetro, para que a alteração realizada na parcela seja aplicada no título.


Ao preencher os filtros de acordo com a necessidade da alteração, deve-se clicar no botão Verificar e Realizar Alterações. Então, antes de finalizar o processo, será apresentada uma prévia das parcelas que serão alteradas:



Após confirmar as parcelas a serem alteradas, deve-se clicar em Realizar Alterações, e após, será apresentada uma mensagem, informando se a parcela foi ou não alterada com sucesso.


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