Na aba Opção de alteração, deve-se informar o motivo pelo qual deseja realizar a alteração de uma ou mais parcelas, bem como, marcar os parâmetros de compreendem a alteração desejada.
É possível realizar alterações de data de vencimento, conta financeira, valor bruto, cálculo de descontos/acréscimos, responsável pela parcela, entre outros.
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_finceiro:alteracoes_de_parcelas_-_opcao_de_alteracao.png)
Campos em tela:
Data da alteração: neste campo, solicita a data da alteração da parcela.
Motivo: selecionar um motivo para realizar a alteração da parcela, como: alteração da data de vencimento, alteração de descontos, entre outros.
Nova data de vencimento: caso a alteração seja referente a data de vencimento, deve-se informar a nova data de vencimento da parcela.
Novo dia de vencimento: caso a alteração seja referente ao dia de vencimento de várias parcelas, deve-se informar o novo dia de vencimento.
Nova conta financeira: caso a alteração seja referente à conta financeira, deve-se informar a nova conta financeira para a(s) parcela(s) selecionada(s).
Novo responsável: caso a alteração seja referente ao responsável da parcela, deve-se informar o novo responsável.
Novo número da parcela: caso a alteração seja referente ao número (ordenação) da parcela, deve-se informar o novo número desta.
Novo mês/ano competência: caso a alteração seja referente à competência da parcela, deve-se informar o novo mês/ano de competência.
Altera valor bruto, desconto e acréscimo, novo valor bruto * : caso a alteração seja referente ao valor bruto, desconto ou acréscimo, deve-se informar o novo valor, levando em consideração, a observação abaixo:
Necessário informar quando o tipo de geração for por valor fixo. Caso não seja informado, não altera o valor.
Para os tipos de geração por crédito, carga horária ou por disciplina o valor bruto será calculado conforme a matrícula do aluno, ou seja, o valor informado nesse campo será desprezado.
Realiza ajuste de créditos: caso a alteração seja referente a ajuste de créditos, deve-se marcar este parâmetro. Ao marcar este parâmetro, serão apresentados dois novos campos, onde deverão ser informadas a parcela inicial e final que deverão ter os créditos ajustados. Lembrando que, caso não seja informada nenhuma parcela, os ajustes serão aplicados à todas as parcelas do contrato selecionado.
Recalcula descontos/acréscimos: deve-se marcar este parâmetro caso os descontos e acréscimos devem ser recalculados na alteração desta parcela. Ao marcar este parâmetro, será exibida a opção abaixo.
Mantém descontos/acréscimos de diferença de pagamento.: deve-se marcar este parâmetro caso a instituição deseja manter os descontos/acréscimos de diferença de pagamento.
Utiliza créditos financeiros: deve-se marcar este parâmetro caso a instituição deseja utilizar os créditos financeiros, realizando pagamento parcial com o valor do crédito.
Altera parcela(s) com título gerado: quando a parcela já possuir um título gerado, e esta sofre alteração, é necessário marcar este parâmetro, para que a alteração realizada na parcela seja aplicada no título.
Ao preencher os filtros de acordo com a necessidade da alteração, deve-se clicar no botão Verificar e Realizar Alterações. Então, antes de finalizar o processo, será apresentada uma prévia das parcelas que serão alteradas:
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_finceiro:alteracao_de_parcela_-_previa_das_parcelas_que_serao_alteradas.png)
Após confirmar as parcelas a serem alteradas, deve-se clicar em Realizar Alterações, e após, será apresentada uma mensagem, informando se a parcela foi ou não alterada com sucesso.