Detalhar parcela

Através desta funcionalidade, é possível conferir várias informações sobre a parcela selecionada, desde a geração da parcela e título, até o pagamento.


Para saber os detalhes desta funcionalidade, clique nas abas abaixo:

Aba Contrato Financeiro

Nesta aba, serão exibidas diversas informações sobre o contrato financeiro.



Campos em tela:

Contrato financeiro: é exibido o código e o nome do contrato financeiro para qual foi gerada a parcela. Ao clicar sobre este item, o usuário será redirecionado para tela de cadastro do contrato.
Portador do contrato: código e nome da pessoa a qual pertence o contrato.
Período letivo: a qual período letivo o contrato em questão refere-se.
Curso: a qual curso o contrato em questão refere-se.
Turma: a qual turma o contrato em questão refere-se.
Unidade: a qual unidade o contrato em questão refere-se.

Aba Descontos/Acréscimos

Nesta aba, serão exibidos os descontos e acréscimos que foram aplicados a uma determinada parcela.



Campos em tela:

Tipo: neste campo, será informado se teve Desconto e/ou acréscimo na parcela selecionada.
Descrição: neste campo, será apresentada a descrição do Desconto/Acréscimo.
Valor: neste campo, será apresentado o valor do desconto ou acréscimo a ser aplicado à parcela.
Valor concedido: neste campo será apresentado o valor do desconto ou acréscimo que foi aplicado à parcela, no caso, somente será apresentado após a baixa da parcela.
Data de validade: neste campo é apresentado a data de validade do Desconto/Acréscimo na parcela.
Único: Informa se o desconto é único ou não. Ou seja, nos casos de Desconto de Pontualidade, por exemplo, se a instituição trabalha com 3 descontos de pontualidade, é interessante que eles sejam do tipo único. Abaixo, segue um cenário no qual explica como utilizar este tipo de desconto:

Aba Título bancário

Nesta aba, serão exibidas algumas informações, como: dados da Conta bancária, Nosso número, Usuário e data de geração, entre outros.



Campos em tela:

  • Dados da Conta bancária (Banco, Carteira, Titular, Agência e Nº da conta): Informa a conta bancária na qual o título foi gerado.
  • Nosso número: Informa o nosso número gerado para o título.
  • Data de validade: Informa o vencimento da parcela.
  • Valor da tarifa: Caso seja cobrado alguma tarifa para a geração do título, esta será mostrada neste campo.
  • Usuário que gerou: Informa o usuário que gerou o título.
  • Último usuário que alterou: Informa o último usuário que alterou o título.
  • Data de emissão: Informa a data de emissão do título.
  • Data de contabilização: Informa a data em que a parcela foi contabilizada.
  • Imprimir: Mostra um ícone de impressora, onde é possível reimprimir o título, conforme imagem abaixo:





  • + Ações: Disponibiliza informações da remessa bancária, conforme imagem abaixo:





Se utilizar registro online e o título estiver registrado ou com alguma pendência, ao final da aba, será adicionado os detalhes do envio do registro.

Neste exemplo, o título foi registrado com sucesso:



Neste outro exemplo, houve falha no registro do título:



Caso ocorra alguma falha no serviço de registro online de títulos, é possível reenviar os títulos para registro, à partir da rotina de Remessa Online.

Aba Alterações

Essa aba será exibida quando houver alterações na parcela, demonstrando detalhadamente as informações da alteração.



Ao clicar no link +info, é possível visualizar mais detalhes a respeito de cada alteração:





Aba Cadastro

Nesta aba, serão apresentados os dados referentes ao responsável financeiro, sendo eles:



Responsável: neste campo, serão apresentados os dados do responsável pela parcela, e terá as seguintes informações:

  • Nome: Nome do responsável.
  • CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ da pessoa responsável pela parcela.
  • Fone e Fone Comercial: Se informados no cadastro de pessoa física do responsável, estas informações serão apresentadas neste campo.
  • Endereço e CEP: Se informados no cadastro de pessoa física do responsável, estas informações serão apresentadas neste campo.
  • E-mail: Se informado no cadastro de pessoa física do responsável, o e-mail será apresentado neste campo.
  • Cadastro> >: Caso seja necessário revisar/alterar/inserir algum dado do responsável, poderá clicar no link inteligente Cadastro> >, localizado ao final da aba.

Aba Outras informações

Nesta aba, serão apresentadas informações gerais sobre a parcela, como: situação do pagamento, plano de pagamento utilizado para gerar a parcela, datas, cálculo de créditos, entre outros.



Campos em tela:

Situação de pagamento: neste campo, mostra se a parcela está em aberto, paga ou paga parcialmente.
Plano de pagamento: mostra qual o plano de pagamento utilizado na geração da parcela.
Data base para cálculos: por padrão, será carregada a data atual. Mas, na baixa manual, existe a possibilidade de informar uma data inferior ou superior a data atual, e então, o valor devido será recalculado com base na data informada.
Confirmou entrada de título: este campo mostra se o título desta parcela foi vinculado à um arquivo remessa.
Data de geração: data de geração da parcela.
Data da última alteração: data da última alteração da parcela.
Último usuário que alterou: último usuário que alterou a parcela.
Data de contabilização: neste campo, é apresentada a data de contabilização da parcela. À partir do momento em que a parcela foi contabilizada, esta não poderá ser alterada.
Quantidade de créditos: quantidade de créditos do aluno para a parcela selecionada.
Valor em dependência: caso o aluno possua alguma disciplina em dependência, será apresentado o valor desta neste campo.
Valor de ajuste: quando a instituição trabalha com tipo de geração por crédito, é possível realizar ajustes de crédito de acordo com as disciplinas da matrícula dos alunos. Quando utilizado este tipo de geração, nos detalhes da parcela, os detalhes sobre os créditos serão apresentados desta forma:



Tipo de geração: neste campo, mostra qual o tipo de geração da parcela, se ela é por valor fixo, por crédito, por carga horária ou por disciplina.
Log de geração/alteração: neste campo, serão listadas todas as alterações e a geração da parcela, contendo informação de data e hora.
Observação da parcela: campo para informar alguma informação específica da parcela.

Aba Permite pagamento menor

Nesta aba, se o parâmetro Permitir alterar valores de pagamento estiver marcada, o usuário poderá alterar valores no momento da baixa como: juros, multa, indexador e acréscimo calculados pelo sistema.



Ao marcar o parâmetro, são apresentados dois campos:

Valor mínimo para pagamento: ao disponibilizar esta opção de pagamento menor, poderá definir um valor mínimo para pagamento.
Data validade: poderá também, definir uma data de validade para o aluno realizar o pagamento menor.

Aba Renegociação

Esta aba será exibida quando houver renegociação de títulos, demonstrando as parcelas de origem e destino.



Ao clicar no link +info ao lado de cada parcela, serão apresentados seus detalhes:



Bem como, o log dos pagamentos:


Aba Pagamentos

Essa aba será exibida quando houver pagamento das parcelas, demonstrando detalhadamente as informações do pagamento.



Ao clicar no link Log, será exibido o detalhamento dos pagamentos:


Aba Cancelamento da parcela

Essa aba será exibida quando houver o cancelamento de uma parcela.



Campos em tela:

Motivo para cancelamento: neste campo, será apresentado o motivo utilizado ao cancelar esta parcela.
Usuário que cancelou: neste campo, será apresentado o usuário que realizou o cancelamento desta parcela.
Data do cancelamento: neste campo, será apresentada a data em que esta parcela foi cancelada.
Observação: neste campo, poderá ser apresentada uma observação, caso esta tenha sido informada no ato do cancelamento da parcela.

Informações referentes ao cancelamento serão exibidas somente para as parcelas canceladas.


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar