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Passos para geração do Pix

O Pix é um meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas.

Para facilitar os pagamentos para a instituição, necessita-se ofertar uma solução de cobrança bancária com registro de boletos online com tarifas atrativas para as instituições de ensino. Além de cobrança via boleto bancário (títulos), será utilizado o Pix como uma nova forma de pagamento.


Confira abaixo o detalhamento da funcionalidade Pix, desde os pré-requisitos, até a utilização da rotina.


Pré-requisitos




Configurações necessárias


Para saber mais a respeito das configurações necessárias para utilizar o Pix, clique nas abas abaixo:

Tipos de baixa

  • Tipos de baixa: Cadastrar um tipo de baixa para o Pix, de natureza Receita e a Forma de baixa deverá ser Arquivo retorno.

Configurações da Conta bancária

  • Configurações da Conta bancária: Para emitir Pix pelo sistema intermediador de pagamentos, é necessário cadastrar uma conta bancária com o parâmetro “Utilizado na geração de Pix” marcado.

Configurações do financeiro (Pix)

  • Configurações do financeiro (Pix): Nas Configurações do financeiro > aba Título, pode-se definir o tempo que levará para o título Pix ser registrado junto ao banco. Se o campo estiver vazio, o registro será realizado no momento da emissão do Pix.

Contas financeiras

  • Contas financeiras: Cadastrar uma conta financeira específica e marcar o parâmetro “Gera Pix”. Quando marcado, gerará Pix para a conta financeira selecionada. Além disso, caso a instituição desejar, poderá habilitar o parâmetro “Permite alteração do tipo do título”, que permite o aluno/responsável alterar o tipo do título em seu portal.

Planos de pagamento

  • Planos de pagamento: No cadastro do plano de pagamento, aba Geral, poderá definir a conta que será utilizada para geração de Pix das parcelas geradas com esse plano de pagamento, a partir do campo “Conta bancária Pix”.


Configurações do boleto

  • Configurações do boleto: Nas configurações do boleto, ao lado do campo descrição, deve-se marcar o parâmetro “Fintech”. Ao gravar, o sistema esconderá todas as abas de configuração do boleto e carregará o modelo padrão para os campos obrigatórios.



Funcionalidades


A funcionalidade Pix está disponível em rotinas financeiras da Portal do Aluno, Portal do Responsável, Processo seletivo e Consulta de parcelas do financeiro.

Para saber mais a respeito das funcionalidades que utilizam o Pix, clique nas abas abaixo:

Portal do aluno/responsável

  • Processo de matrícula/rematrícula: Ao realizar uma matrícula/rematrícula pelos portais, os alunos e responsáveis poderão optar por gerar Pix ou boleto para as parcelas do plano de pagamento. Para disponibilizar as duas opções, deve-se definir no plano de pagamento uma conta bancária para boleto e outra para Pix:

Além disso, se a conta financeira estiver configurada para gerar título ou Pix, gerará um arquivo PDF para os títulos (agrupados se houver mais de uma parcela).

  • Prorrogação de parcelas: Na rotina de prorrogação de parcelas pelo portal do aluno/responsável, ao concluir a prorrogação, pode-se emitir Pix para a parcela prorrogada. Ao ser registrado, nos detalhes da parcela serão apresentadas as informações de prorrogação, geração e registro online do Pix:


  • Renegociação de parcelas: Na rotina de renegociação de parcelas pelo portal do aluno/responsável, o aluno poderá definir qual sua forma de pagamento preferencial. Poderá optar entre boleto bancário e Pix, conforme ilustração abaixo:

Ao informar boleto, deverá gerar o boleto para as novas parcelas da renegociação. Ao selecionar Pix, deverá gerar o Pix para as novas parcelas de renegociação.

Detalhes do Pix

  • Detalhes da parcela - Aba Pix: Na tela de consulta de parcelas > detalhes da parcela > aba Pix, é possível visualizar os detalhes do Pix gerado. Nesta aba, serão apresentadas as informações de data de validade, data de emissão, data de vencimento e chave para pagamento (linha digitável do Pix). Também será apresentado um ícone do Pix, para que seja possível emitir o arquivo PDF do Pix gerado.

Processo seletivo

  • Inscrição em processo seletivo: Ao realizar uma inscrição pelo processo seletivo, o candidato poderá escolher diversas formas de pagamento, dentre elas, o Pix. No passo financeiro do processo, serão apresentadas as formas de pagamento, conforme mostra o GIF abaixo:



Ao optar pela forma de pagamento Pix, ao final da inscrição, será gerado um arquivo PDF contendo o título Pix com QR Code da parcela de inscrição.

Cancelar Pix

  • Cancelar somente títulos/pix: Na tela de consulta de parcelas > cancelar, é possível realizar o cancelamento apenas do Pix gerado para a parcela, assim como é realizado cancelamento apenas dos títulos da parcela:

Após realizar os cancelamentos, o aluno ou responsável poderá acessar o portal para emitir um novo Pix para a parcela desejada.

Registro online - Pix

Ao realizar a emissão do Pix, o MentorWeb fará a integração com o banco a partir do registro online. Essa integração fará com que os títulos do tipo Pix sejam registrados junto ao banco.

O registro online do Pix será realizado da seguinte maneira:

No momento de carregar as informações de títulos a serem registrados, a integração deverá buscar o campo referente ao “tipo do título”. Será verificado para onde será enviado o registro do título. No caso, será verificado na conta bancária se é do sistema intermediador de pagamentos, e se for, ainda será verificado se é boleto ou Pix.
Ao reconhecer que o título a ser registrado é do tipo “Pix”, será realizada a integração de Pix com o sistema intermediador de pagamentos. Dentro desta nova integração, será verificado se o registro é uma “emissão de Pix” ou um “cancelamento de Pix”.

  • Emissão de Pix: Quando o título retornado for do tipo “Pix”, e o tipo for de “inclusão”, deverá realizar a integração de emissão de Pix. Ao finalizar a integração, nas telas que utilizam emissão de Pix, será apresentado em tela o título contendo o QR Code do Pix. Neste caso, deverá considerar o título como registrado.
  • Cancelamento de Pix: Quando o título retornado for do tipo “Pix”, e o tipo for de “cancelamento”, deverá realizar a integração de cancelamento de Pix.

Baixa automática

Os pagamentos que forem realizados através do Pix serão integrados com a plataforma do MentorWeb, através de um processo agendado a ser executado diariamente.

Caso haja necessidade, o processo de sincronização poderá ser realizado manualmente.

Para realizar o processo manual, acesse a opção de menu “Baixa automática” e selecione a opção “online”. Além disso, deve-se informar o Tipo de baixa, e também, a Conta bancária.


Ao informar os filtros e clicar em Gravar, o MentorWeb fará uma chamada via Web service com o sistema intermediador de pagamentos, e então, retornará a informação de todos os pagamentos realizados. Ao retornar, as parcelas serão baixadas automaticamente.


Relatórios


O sistema permite realizar a emissão de relatório de recebimentos oriundos do Pix.
Para saber mais detalhes do relatório E1150 - Recebimentos Fintech, acesse a documentação Relatório de Recebimentos Fintech.


Informações importantes




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