A dívida ativa nada mais é que o cadastro que o governo municipal tem para reunir as informações das pessoas que possuem algum tipo de débito com ele. Todas as contas que devem ser pagas ao governo, como impostos, e no caso das instituições de ensino público municipal , as mensalidades dos alunos, quando não pagas, podem se transformar em uma dívida ativa. Nesse caso, o CPF do aluno/responsável que está inadimplente é registrado pelo órgão do governo em uma espécie de cadastro devedor. Para cadastrar um contribuinte, o governo precisa informar a Procuradoria-Geral da região, que é a responsável por emitir a Certidão de Dívida Ativa.
Confira abaixo o detalhamento da rotina de dívida ativa, desde os pré-requisitos, até a utilização da rotina.
As actions podem ser liberadas em cada agrupador de item de menu (Cadastros, Operações e Consultas/Relatórios). Mas também, pode-se criar um agrupador de item de menu exclusivo para as ações relacionadas a Dívida ativa, conforme exemplo abaixo:
O sistema possui um recurso para controle de dívida ativa das parcelas inadimplentes em instituições de ensino que exigem tal controle.
Para utilizar este recurso, basta seguir o roteiro abaixo, no qual apresentará um passo a passo do processo:
Considerando que todas as configurações citadas acima estejam concluídas, pode-se iniciar a geração dos livros de dívida ativa. Para cada tipo de geração, existe uma série de regras, no caso, as dívidas a serem inscritas nos livros precisam estar em determinadas condições para serem inscritas ou baixadas da dívida ativa.
Regras de utilização dos livros:
Processos a serem executados referentes ao registro da dívida ativa:
Consultas personalizadas da dívida ativa:
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.