Nesta opção é realizado a configuração referente a consulta de parcelas provindas de outros sistemas, por padrão o parâmetro “Consulta parcelas de outro sistema” vem desmarcado, também configura-se a data inicial e final de operações financeiras da Instituição, e a parametrização de geração e alteração de parcelas e cancelamento de parcelas.
Abaixo serão descritas as funcionalidades que compõe a aba:
Data inicial/final da operação financeira: pode-se selecionar a data inicial/final correspondente a operação financeira.
Apresenta somente as parcelas do responsável financeiro no portal: ao selecionar esta opção, no portal do responsável, serão listadas apenas as parcelas das quais a pessoa é a responsável financeira, e não todas as parcelas do aluno. Se a opção não for marcada, serão exibidas todas as parcelas do aluno, independentemente do responsável financeiro.
Utiliza execução de baixa automática em segundo plano: ao marcar a opção e fornecer o e-mail para notificações, o sistema realizará as baixas em segundo plano. Isso significa que será possível prosseguir com outras tarefas no módulo sem interrupções enquanto o sistema cuida das baixas automaticamente. Quando essa opção está marcada, não é possível visualizar as prévias das baixas.
Envia notificação para responsável financeiro de pagamento de parcelas para (selecionar a opção): Ao selecionar essa opção, o sistema enviará uma notificação para o responsável financeiro (somente pessoa física), quando for realizado o pagamento de uma parcela/título. Também será habilitado a opção de personalizar a notificação que será enviada, pode-se utilizar o modelo padrão, clicando no botão “Carregar modelo padrão”, ou poderá customizar a mensagem conforme desejado utilizando os campos curingas disponibilizados para criação da mensagem. Para ter acesso aos campos curingas disponíveis basta clicar no botão “Campos curingas”.
Validar pendências de avalista: Ao selecionar um avalista para o contrato financeiro o sistema irá validar essa configuração e o seu comportamento de ser:
Motivo padrão de cancelamento da parcela via serviço externo: valor padrão que será usando no serviço externo de cancelamento de parcelas, quando não informado um valor no parâmetro motivoCancParcId do serviço externo.
Consulta de parcelas de outro sistema: ao marcar a tag o sistema habilita a seguinte opção;
Observação: A integração com a Senior apresenta automaticamente os campos que irá utilizar, porém caso seja cadastrado manualmente deve-se preencher tudo corretamente.
Geração/alteração/cancelamento:: disponibilizam as seguintes opções: normal, não permite meses anteriores e não permite data anterior, onde cada parâmetro irá se comportar diferente nos processos de geração de parcelas, alteração, renegociação e cancelamento no financeiro.
Importante: Para cancelamento de parcelas as mesmas opções acima são disponibilizadas e seguem a mesma regra de validação:
Consulta de parcelas do portal do aluno
Cor da fonte para parcelas vencidas: pode-se selecionar a cor que as parcelas vencidas serão apresentadas.
Cor da fonte para parcelas à vencer: pode-se selecionar a cor que as parcelas á vencer serão apresentadas.
Quando a parcela estiver vencida a mais de dias, não exibe as opções, e solicita para que entre em contato com o financeiro: como a própria descrição já menciona, não serão possível acessar as seguintes opções: imprimir boleto, prorrogar título, realizar pagamento e imprimir nota fiscal, orientando o aluno entrar em contato com a Instituição.
Avisa pagamento adiantado, com parcelas mais recentes em aberto: quando esse parâmetro se encontra marcado, o sistema avisará no portal do aluno/responsável que está tentando ser paga uma parcela futura e que ainda existem parcelas com vencimento anterior em aberto. Caso o parâmetro não esteja marcado, o sistema não avisará sobre parcelas anteriores em aberto.
A título de curiosidade:
Com as configurações da imagem acima, vamos exemplificar como as parcelas serão apresentadas no portal do aluno/responsável:
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