Baixas Manuais

Para instituições que utilizam o módulo financeiro, o sistema disponibiliza uma rotina para baixa de parcelas manualmente. Esta opção é utilizada normalmente por instituições que trabalham com tesouraria. A rotina de baixa manual de parcelas permite a visualização separada por abas das parcelas a pagar e das parcelas pagas. Além das informações gerais das parcelas, pode-se visualizar as informações detalhadas ao clicar em “Opções”. Na aba de parcelas a pagar pode-se realizar o pagamento de uma ou mais parcelas, enquanto que na aba de parcelas pagas pode-se imprimir comprovante te pagamento e também realizar o estorno de parcelas quando a instituição não trabalha com caixa do sistema.

Para selecionar parcelas deve-se informar os filtros e aplicar a pesquisa.

Após informar os filtros e executar a pesquisa, o sistema apresenta as parcelas em aberto e as parcelas pagas filtradas.

A apresentação das parcelas em aberto traz em destaque as informações referentes aos valores devidos por parcela. Caso a mesma possua uma ocorrência financeira, também é apresentada. Para que seja feito o pagamento de uma ou mais parcelas deve-se selecionar as parcelas que estão sendo pagar e clicar no botão realizar pagamento.

No cabeçalho da área de seleção de parcelas, o sistema sugere a data de pagamento, bem como apresenta a quantidade de parcelas selecionada e o valor total a ser pago. Há também a opção de alterar a data de pagamento manualmente. Isto fará com que o sistema recalcule os descontos, acréscimos, valor líquido, juros, indexadores, multas e valor devido. Ao clicar no botão realizar pagamento, o sistema apresenta uma janela para o preenchimento das informações do pagamento.

Nesta janela o sistema apresenta os valores de pagamento. É possível que o tesoureiro altere os valores de multa, descontos e etc. Para isso é necessário que o mesmo possua permissões para estes processos.

Com outra permissão especial, além de alterações nos valores de pagamento, é possível também que o usuário baixe parcelas que possuam ocorrência financeira que bloqueia a baixa das parcelas.

Para realizar o pagamento o tesoureiro deve informar o tipo de baixa do pagamento.

Quando o tipo de baixa informado tem uma conta bancária vinculada registra movimentação bancária. Após realizar a baixa, insere um registro de movimentação bancária na tela de movimentação bancaria com as devidas informações e valores, e atualiza o saldo atual da conta bancária.

Quando selecionado um tipo de baixa que a data do saldo inicial informada no cadastro de conta bancaria for maior que a data do pagamento, a baixa é bloqueada, deve-se então escolher outro tipo de baixa ou alterar a data inicial.

Pagamento online:

Se o tipo de baixa selecionado para o pagamento tiver a marcação de que permite pagamento online (ver cadastro de tipos de baixa),

ao confirmar o pagamento o sistema vai chamar o serviço de pagamento utilizado pela instituição de ensino (PagSeguro ou Aprova fácil) para realização do pagamento online através de cartão de crédito/transferência eletrônica.

Pagamento com cheque:

Há ainda a possibilidade de cadastrar cheques para o pagamento. Para cadastrar cheques, basta acessar a aba cheques e clicar no botão adicionar cheques.

Pagamento parcial:

O pagamento parcial é feito através da marcação do campo na aba geral. Pode-se então informar mais de um tipo de baixa e para cada tipo de baixa definir o valor pago e se utilizou cheques informar o cheque. Neste caso o valor é rateado entre as parcelas baixadas parcialmente, bem como os descontos, acréscimos, juros e multas. , utilizar mais de uma forma de pagamento e imprimir comprovante de pagamento.

Comprovante de pagamento:

Para imprimir comprovante de pagamento, deve-se definir o grupo de relatórios para comprovantes nas configurações financeiras, tornando assim possível a seleção de um relatório de comprovante no processo de baixa de parcelas.

Processos executados na baixa da parcela:

Ao realizar a baixa de parcelas, o sistema pode executar diversos processos internos:

Na aba de parcelas pagas pode-se visualizar informações referentes aos pagamentos realizados das parcelas. Uma parcela em que foram realizados dois pagamentos é apresentada duas vezes.

É possível por esta visualização, reimprimir os comprovantes de pagamento, bem como estornar pagamentos realizados.

Quando a parcela tem um tipo de baixa com uma conta bancária vinculada registra movimentação bancária. Após realizar o estorno, insere um registro de movimentação bancária na tela de movimentação bancaria com as devidas informações e valores, e atualiza o saldo atual da conta bancária.

**Quando a parcela tem um tipo de baixa que a data do saldo inicial informada no cadastro de conta bancaria for maior que a data do estorno, o estorno é bloqueado, deve-se então escolher outro tipo de baixa ou alterar a data inicial.

O estorno de recebimentos não é permitido nas seguintes condições: • Os recebimentos que o usuário deseja estornar foram contabilizadas. • Os recebimentos que o usuário deseja estornar foram baixados com 100% de desconto. • Os recebimentos que o usuário deseja estornar foram baixados pela rotina de baixa automática e o usuário não possui permissão para estornar baixas automáticas. • Os recebimentos que o usuário deseja estornar possuem RPS/NFSE emitidas e nas configurações de NFSE a forma de envio das RPS/NFSE esta configurada como recebimento. Neste caso o sistema exibirá um log


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