Para que seja possível disponibilizar o pagamento online utilizando o sistema de pagamento PagSeguro, é necessário realizar algumas configurações, tanto no Mentor Web, quanto na conta PagSeguro utilizada pela instituição.
Para configurar o Serviço de pagamento online do PagSeguro no Mentor Web, deve-se acessar a rotina Configurações > Financeiro:
Ao clicar em novo e selecionar “PagSeguro” no serviço de pagamento online, os seguintes campos serão exibidos na tela:
Para funcionamento do pagamento online utilizando o serviço do PagSeguro, deve-se preencher os seguintes campos:
Serviço de pagamento online: deve-se selecionar a opção PagSeguro para que sejam habilitados os campos abaixo, que são exigidos pelo Pag Seguro para seu funcionamento.
Subnível de ensino: não é de preenchimento obrigatório, porém quando informado, esta configuração somente será válida para o subnível de ensino informado.
Filtro de curso: o filtro de curso tem o objetivo de definir uma ou mais configurações de pagamento online para cada curso. Acesse a documentação Filtro de curso nas configurações do pagamento online para saber mais.
Disponibiliza pagamento online no portal do aluno: quando marcada esta opção, o pagamento online será disponibilizado no portal do aluno, para que o mesmo possa realizar os pagamentos de suas parcelas/títulos em aberto.
Disponibiliza pagamento online na inscrição (Processo seletivo e inscrição no curso): o pagamento online somente será disponibilizado no processo seletivo e inscrição em algum curso/concurso quando este parâmetro estiver marcado. Vale ressaltar que, só poderá utilizar o pagamento online quando o plano de pagamento tiver parcela de inscrição e o parâmetro “Utilizado para inscrição/processo seletivo” habilitado. Caso não tenha essa configuração, o sistema informará que não possui configuração de pagamento online para subnivel de ensino em questão.
Parcelas disponíveis para pagamento online com datas de vencimento entre: é opcional o preenchimento destes dados, porém, quando informado, o pagamento online somente será permitido para parcelas com vencimento entre as datas informadas.
Tipo de baixa: deve-se informar o tipo de baixa, pois as parcelas serão baixadas utilizando o tipo de baixa informado.
Após preencher os campos acima e salvar, serão exibidos 3 novos campos na tela: Token, Token de Atualização e Data de Expiração do Token. Além disso, o link “Autorizar integração PagBank” será apresentado:
Os campos Token, Token de Atualização e Data de Expiração do Token não são editáveis, pois serão preenchidos automaticamente por meio do link “Autorizar integração PagBank”. Ao clicar no link, será redirecionado para o PagBank, onde deverá efetuar o login na conta e, em seguida, clicar no botão “Autorizar”. Após concluir essa ação, será redirecionado de volta para o Mentor, e os três campos mencionados serão preenchidos automaticamente.
Deve-se utilizar a conta principal do PagSeguro para realizar a autorização para intermediação do pagamento, subcontas não são aceitas neste processo, ocorrerá inconsistência ao realizar o pagamento.
Para conhecer as funcionalidades da conta do Pag Seguro, acesse as documentações PagVendas | Acesso Web.