Fator Proporcionalidade

O fator proporcionalidade é utilizado para calcular o repasse de um percentual dos juros futuros calculados no ato da renegociação ao setor jurídico, bem como, também da multa, juros e acréscimo informados durante a baixa da parcela. Para que o sistema passe a calcular o fator de proporcionalidade, deve ser habilitado o parâmetro “Considera fator de proporcionalidade no cálculo de honorários” nas configurações do financeiro, aba renegociação.
Para o cálculo dos honorários durante a renegociação é necessário inicialmente encontrar o fator de proporcionalidade, este pode ser calculado da seguinte forma:



Em seguida, será realizado o cálculo do valor de honorário nas parcelas:



Com isso, é importante ressaltar que:


Após o cálculo dos honorários, o mesmo será apresentado na coluna Honorários na tela da renegociação.



Quando realizada a baixa de uma parcela, o sistema utilizará o fator de proporcionalidade, calculado anteriormente, sobre os juros, multa e acréscimos informados durante a baixa da parcela e somará com o valor de honorários da renegociação para então, definir o valor final de honorários pagos na parcela.


Após a baixa total da parcela, o valor de honorários pagos pode ser consultado nos detalhes da parcela, na aba Outras informações conforme visto na imagem abaixo.



Existem alguns processos que alteram o valor da parcela mas que não serão considerados na hora do cálculo do fator de proporcionalidade para definir total dos honorários pagos na baixa da parcela, sendo eles:


Para fins contábeis, foi criado um novo campo coringa, que traz o valor pago de honorários para ser utilizado na configuração contábil.


Ainda há dúvidas? Se você preferir, retire suas dúvidas com nosso suporte. Clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar