Após feitas todas as configurações e preenchidos todos os filtros de acordo com a necessidade da instituição, para efetivamente emitir as notas fiscais o usuário deve clicar no botão Executar.

Ao clicar no botão Executar, o sistema calcula e apresenta em tela o numero de notas que serão emitidas de acordo com os filtros configurados pelo usuário e também o valor total das notas fiscais que serão emitidas, solicitando ao usuário que confirme a emissão das notas com os valores apresentados.

Após o processamento das NFSE, o sistema informa ao usuário que a operação foi realizada com sucesso.

A partir deste momento as notas fiscais estão aguardando o processamento pela prefeitura. Caso haja alguma rejeição no envio das notas, por parte do sistema da prefeitura, será informado ao usuário através da tela de consulta de lotes de NFSE.

O tempo entre clicar no botão Executar e o sistema retornar a mensagem de que o processo foi realizado será diferente para cada lote de NFSE enviado, pois o tempo de processamento depende da quantidade de notas fiscais que serão emitidas, quantidade de processos sendo executados no sistema, Infraestrutura da prefeitura para qual as notas são eletronicamente enviadas, etc.

Rejeição de RPS/NFSE: Se no resultado dos filtros selecionados pelo usuário houverem débitos em que a RPS foi rejeitada pela prefeitura, o sistema fará uma nova emissão para esses débitos mantendo o numero atual da RPS.