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Consulta de NFSE

Na tela de consulta de RPS/NFS-e o sistema exibe o status de cada parcela pertencente ao lote selecionado, individualmente. A tela apresenta os filtros Lote, Responsável, Código da RPS, Número da NFS-e e Status não sendo eles de preenchimento obrigatório.


Lote: Pode-se informar o código do lote que se deseja visualizar as NFS-e. Quando o usuário acessa esta tela através do link +info da tela Lotes NFSE, o sistema sugere como filtro o número do lote que o usuário visualizou.
Responsável: Pode-se preencher o nome do responsável pelos débitos na qual foram emitidas RPS/NFS-e.
Código da RPS: Pode-se preencher o número da RPS emitida, na qual o usuário deseja consultar as informações.
Número da NFSE: Pode-se preencher o número da NFS-e retornada pelo sistema da prefeitura, na qual o usuário deseja consultar as informações.
Status: Pode-se definir qual status de NFS-e ele deseja consultar as RPS/NFS-e.

Definidos os filtros de interesse, deve-se clicar em Pesquisar, o sistema retornará uma lista de parcelas de acordo com os filtros preenchidos.

Coluna Responsável: O sistema exibe o nome do responsável financeiro do débito na qual foi emitida a RPS/NFS-e.
Coluna Data emissão: O sistema exibe a data em que foi emitida a RPS.
Coluna RPS: O sistema exibe o número da RPS gerada pelo sistema e enviado para o processamento pela Prefeitura.
Coluna NFSE: O sistema exibe o número de nota fiscal retornado pelo sistema da Prefeitura, referente ao número da RPS enviada para processamento.
Coluna Data de competência: o sistema exibe:

Coluna Valor enviado: O sistema retorna o valor da RPS/NFS-e enviada para a prefeitura. Este valor é o resultado da fórmula cadastrada no Valor da nota fiscal que está presente nas configurações da NFS-e;
Coluna Status: O sistema exibe a situação da RPS/NFS-e enviada para a prefeitura. Existem 4 (quatro) status de NFS-e:

Coluna Motivo: Se o status da RPS/NFS-e for Cancelada, Rejeitada ou Autorizada, o sistema apresenta um botão Motivo, que se clicado, exibe o motivo do cancelamento, rejeição e autorização da RPS/NFS-e.

Coluna Arquivo(s): O sistema exibe um link que se clicado, faz com que apresente uma janela que permite ao usuário visualizar ou copiar para o seu computador os arquivos .xml enviados para o integrador de RPS/NFS-e. Nesta janela o sistema traz as informações de data de envio, tipo de arquivo enviado e o link de download do arquivo .xml. Coluna +info: É disponibilizado este link, que se clicado faz com que o sistema apresente a janela Informações das parcelas da NFSE, onde o usuário pode visualizar informações referentes aos débitos que fazem parte da RPS/NFS-e emitida.



Botão Cancelar

Para realizar o cancelamento de uma ou mais RPS/NFS-e do lote consultado, o usuário deve clicar sobre a caixa de marcação da(s) RPS/NFS-e que será(ão) canceladas e em seguida clicar no botão Cancelar. Neste momento o sistema exibirá uma janela solicitando que o usuário confirme o cancelamento da(s) RPS/NFS-e selecionada(s) conforme mostra a imagem abaixo:

Motivo de cancelamento: Deve-se fazer uma breve descrição do motivo pelo qual esta solicitando o cancelamento do lote de NFS-e. A descrição deve conter o mínimo de quinze (15) caracteres.
Motivo: Deve-se escolher os motivos disponíveis. Se escolher a opção Outros (descrever), o sistema obrigará a descrever o motivo do cancelamento no campo acima, Motivo de cancelamento. Lembrando que a descrição deve conter no mínimo de quinze (15) caracteres. Vale ressaltar, campo em questão apenas ficará visível para as instituições que nas configurações da NFS-e selecionaram a forma de envio Pública.

Importante:

  • Após o processamento do lote de RPS/NFS-e pelo sistema da Prefeitura, cada Prefeitura disponibiliza um prazo para que o contribuinte solicite o cancelamento de um lote de RPS/NFS-e já processado. Passado este prazo, não será permitido cancelar uma RPS/NFS-e já processada. Cabe ao cliente consultar este prazo junto a prefeitura do seu município.

Botão Atualizar

Esse botão fica disponível quando o sistema de integração da Nota Fiscal estiver configurado. Ao clicar no botão “Atualizar”, o sistema atualiza o código da nota fiscal, protocolo, código do recebimento, motivo e status. O sistema já faz automaticamente isso, quando o link de retorno volta do sistema integrador. Porém se o sistema estiver offline, o link de retorno não irá atualizar nada, então nesse caso, deve-se usar esse botão.


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