O processo de geração de parcelas inicia com o cadastramento de um Plano de Pagamento, pois é através do plano que o sistema obtém todas as informações necessárias para a geração conforme veremos a seguir:
Orientações para preenchimento:
Tipo de geração: definição de como será gerado o valor da parcela.
Observação: Vale destacar que os valores cobrados pelo sistema podem variar caso os valores informados para disciplinas em Regime de dependência por média ou frequência.
Conta bancária boleto: Definição da conta que será utilizada para geração de título das parcelas geradas com esse plano de pagamento.
Conta bancária Pix: Definição da conta que será utilizada para geração de Pix.(Esta é uma customização que está em implementação)
Gera parcelas com os descontos do responsável: Parâmetro que indica se os descontos cadastrados no responsável do contrato serão considerados na geração das parcelas desse plano de pagamento.
Gera parcelas com os acréscimos do responsável: Parâmetro que indica se os acréscimos cadastrados no responsável do contrato serão considerados na geração das parcelas desse plano de pagamento.
Valor cobrado a cada disciplina por nota: Percentual a ser cobrado a cada dependência por nota em relação a matrícula normal.
Valor cobrado a cada dependência por frequência: Parâmetro que indica se ao gerar as parcelas do plano de pagamento será aplicado os descontos/acréscimos cadastrados no contrato financeiro do aluno.
Gera parcela única por responsável: Parâmetro utilizado para indicar se deve ser gerada uma parcela única por responsável em vez de gerar uma para cada aluno.
Máximo de disciplinas: Parâmetro que indica a quantidade máxima de disciplinas que o aluno poderá se matricular quando o mesmo possuir esse plano de pagamento no contrato financeiro (preenchido na inscrição do curso). Também é necessário informar se as disciplinas em regime de dependência serão consideradas para esse limite de disciplinas na matrícula.
Configurações boleto: Modelo de boleto padrão para o plano de pagamento, sempre que informado aqui, será sugerido nas telas de geração de títulos que permitem selecionar plano de pagamento.
Código de integração: Parâmetro utilizado para migração do plano de pagamento de outro sistema para o Mentor Web.
Utilizado para inscrição/processo seletivo: Indica se o plano de pagamento poderá ser utilizado também para gerar parcelas de inscrição (processo seletivo, cursos extras, especializações, pré-matrículas,…). Nesse caso, deve-se preencher algumas informações na aba parcelas para geração desse tipo de parcela (número, valor, tipo de débito, data de vencimento, indicar se gera título, indicar se deve descontar esse valor da primeira parcela do plano e definir se serão considerados descontos/acréscimos para essa parcela de inscrição.
Valor fixo para parcela de inscrição: Esse parâmetro indica se a parcela de inscrição terá um valor fixo ou se baseará no “tipo de geração” das parcelas, mas tal parâmetro somente é habilitado quando estiver marcado para ser “utilizado para inscrição”.
Somente renegociação: Parâmetro que indica se o plano de pagamento deverá ser utilizado somente nos processos de renegociação de parcelas.
Dia fixo de vencimento: Ao marcar está opção, irá desbloquear uma nova flag “Dia fixo de vencimento é dia útil?”. Está flag serve para definir se o dia de vencimento será fixo. Para saber mais sobre esta função, clique aqui.
Dia fixo de vencimento é dia útil?: Esta flag definirá se nos dias fixos de vencimentos serão contabilizados somente dias úteis.
Parcela com 100% de desconto: Quando a parcela que será gerada com esse plano de pagamento atingir 100% de desconto a mesma será quitada pelo sistema com as informações que deverão ser parametrizadas nesse tópico (definição da data de pagamento, tipo de baixa, e definição da data base para considerar os descontos com limite).
Dias antes do primeiro vencimento para cobrança recorrente: Campo que define a quantidade de dias do primeiro vencimento das parcelas, em que será feita a primeira cobrança em caso de utilização de cobrança recorrente no cartão de crédito.
Nº da parcela: Preenchido automaticamente conforme ordem das parcelas.
Valor bruto: Informar valor bruto das parcelas.
Conta financeira: Definição da conta que será utilizada para geração da parcela.
Forma de vencimento: Definição da forma de vencimento:
Vencimento: Informar DD ou DD/MM/AAAA do vencimento da parcela.
Mês/Ano competência: Informar MM/AAAA da competência.
É possível inserir parcelas em lote clicando no botão “Simular parcelas em lote”. Ao clicar, abrirá uma nova tela para inserir as informações, conforme abaixo:
Parcela Inicial: Informar a quantidade inicial das parcelas.
Vencimento inicial: Informar a data do vencimento inicial.
Valor: Informar o valor das parcelas.
Vencimentos em dias não úteis: Definição do vencimento das parcelas em dias não úteis, podendo ser as opções abaixo:
Conta financeira: Definição da conta que será utilizada para geração da parcela.
Gerar simulação: Opção para realizar simulações das parcelas, antes de finalizar o cadastro.
Parcela final: Informar a quantidade final das parcelas.
Forma de vencimento: Definição da forma de vencimento:
Tipo de valor: Definição do tipo de valor:
Excluir parcelas atuais: Parâmetro que indica se as parcelas que estão cadastradas atualmente no plano, serão excluídas do cadastro após a conclusão da simulação.
Gerar valor da parcela com juros futuros: Parâmetro que indica se as parcelas serão geradas com o “Tipo de taxa” vinculado a conta financeira.
Ao marcar a opção Utilizado para inscrição/processo seletivo na aba Geral, será exibida a seguinte tela.
Número da parcela: Informar número da parcela.
Valor de inscrição: Informar valor da inscrição.
Conta financeira: Definição da conta que será utilizada para geração da parcela.
Dias de vencimento: Informar a quantidade de dias no formato DD. Quando informada uma quantidade de dias neste campo, ao gerar a parcela, o sistema verificará a data atual + quantidade de dias informado em tela, e vai considerar o resultado como a data de vencimento.
Mês/Ano competência: Informar MM/AAAA da competência.
Gerar título: Gerar título bancário para parcela de inscrição.
Descontar da primeira parcela: Se o valor da inscrição deve ser descontado do valor da primeira parcela.
Data Fixa?: Se esta opção estiver marcada, o campo de Dias de vencimento dará lugar ao campo Data de vencimento, onde é possível definir uma data fixa para vencimento da parcela de inscrição.
Aplica desconto/acréscimo para a inscrição: define a aplica do desconto/acréscimos para parcela.
Matricular automaticamente: Define se aluno será automaticamente matriculado ao pagar parcela referente à matrícula.
Para isso, é necessário que no Plano de pagamento, o parâmetro “Matricular automaticamente” esteja marcado.
Para facilitar, a instituição poderá definir no processo de matrícula que as Parcelas de geração e impressão inicial e final devem ser 1 e 1, por exemplo. Isto se, no plano de pagamento, a parcela desejada estiver como número 1 também.
Para que isto funcione corretamente, é necessário que o plano de pagamento seja configurado corretamente, com os números corretos das parcelas, e o parâmetro de “gera título” marcado, para que durante o processo de matrícula, seja possível gerar o boleto para pagamento.
Na aba “Descontos/acréscimos”, os mesmos serão aplicados de acordo com seus respectivos cadastros, ou seja, para aplicar um desconto ou acréscimo no plano de pagamento é necessário que ele esteja previamente cadastrado.
O mesmo cadastro de desconto poderá ser utilizado para ser aplicado somente a um contrato financeiro ou a todas as parcelas geradas através do plano de pagamento.
Não é obrigatório o vínculo de desconto/acréscimo no plano de pagamento ou no contrato financeiro.
Ao utilizar a opção desconto/acréscimo deverá ser informada a validade inicial e final, bem como o tipo de desconto: sobre o valor bruto, responsável ou plano de pagamento. Essas informações estarão disponíveis na opção “+ info” mostrada na tela a seguir:
A aplicação de filtros implica na geração de parcelas do plano de pagamento apenas para o filtro especificado, podendo ser filtrado por subnível de ensino, curso e turma. Ao informar um curso, por exemplo, os campos, fase inicial e final devem ser informados, bem como o turno do curso conforme mostrado na tela abaixo
Período letivo: selecionar o período letivo desejado.
Filtrar por: possui as opções fixas: subnível de ensino, curso e turma.
Forma de Matricula: Pode-se selecionar a forma de matrícula em que o plano estará disponível. Formas disponíveis: Matrícula, Rematrícula, ou vazio. O valor padrão do sistema é vazio.
Subnível de ensino: Campo para definir o filtro de subnível, valores permitidos: Os subníveis cadastrados no sistema, tais como Graduação, colégio, Pós-graduação, qualificação…;
Fase inicial: Estará disponível para a fase inicial informada;
Fase final: Estará disponível para a fase final informada;
Turno: Estará disponível para o turno informado;
Forma de Ingresso: Esta campo apenas será habilitado, quando o filtro for por curso. Neste campo é exibido todas as formas de ingresso ativas na unidade logada e ao configurar para uma forma específica quando for gerar as parcelas para determinado aluno, o sistema sempre identificará a forma de ingresso do aluno, se for a mesma do plano, será exibido o plano para seleção, caso contrário, o plano não ficará disponível.
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