Desconto é um valor que será subtraído de uma parcela/mensalidade de um aluno. Este recurso deve ser utilizado quando a pessoa possuir um valor de desconto em sua parcela/mensalidade. Os descontos deverão ser aplicados posteriormente nas parcelas/mensalidades, de forma individual ou lote assim como poderão ser inseridos nos planos de pagamento para que sejam aplicados a todos os alunos que utilizam determinado plano.
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Id: campo preenchido automaticamente pelo sistema, sendo este o identificador do desconto.
Descrição: nome de identificação do desconto. Exemplo: Bolsa 50%.
Tipo de desconto: identificação do desconto que está sendo cadastrado. Exemplo: o desconto que está sendo cadastrado é uma Bolsa de 50%, então no tipo de desconto, deverá ser informado o tipo de desconto cadastrado no menu “Tipo de Desconto”. Se quiser mais informações referente ao tipo de desconto, clique aqui.
Ativo: esse parâmetro indica se esse desconto ainda poderá ser utilizado, se desmarcado, não será possível vinculá-lo às parcelas dos alunos.
% do desconto: é o valor que será concedido em porcentagem. Exemplo: 25%, 50%, 100%.
Valor do desconto: é o valor que será concedido em reais. Exemplo: R$100,00, R$200,00.
Casas decimais: este campo serve para arredondar o valor do desconto.
Parcela inicial e Final: este campo serve para definir para qual parcela inicial e final que este desconto será concedido. Exemplo: O aluno tem 10 parcelas, e o desconto está configurado para parcela inicial 2 e final 9, desta forma, o desconto somente será vigente a partir da parcela 2 e 9 do aluno, parcela 1 e 10 não terão este desconto vinculado.
Validade: determina a data de vigência do desconto nas parcelas. Na validade é possível configurar as datas que o desconto ficará vigente, abaixo detalhamento do que pode ser utilizado para configurar a validade do desconto:
Mínimo de créditos e Máximo de créditos: este campo serve para definir qual é o mínimo e máximo de créditos na matrícula do aluno que este desconto será concedido. Exemplo: O aluno tem 10 créditos financeiros na matrícula, e o desconto está configurado para mínimo e máximo de créditos respectivamente 2 até 9, desta forma, o desconto não será aplicado pois não entrou na faixa de créditos.
IMPORTANTE: Somente serão validados o valores mínimo e máximo de créditos, quando a geração de parcelas for configurada “Por crédito” no cadastro do Plano de Pagamento.
Exige indicação de aluno: este campo deve ser marcado, caso o desconto seja para alunos que façam indicação da instituição para novos alunos. Quando esse parâmetro estiver marcado, no momento de incluir o desconto para o aluno no contrato financeiro irá aparecer um campo para informar qual foi o aluno que indicou o desconto e o preenchimento desse campo será obrigatório.
Incide sobre disciplinas de dependência: essa configuração definirá se deverá ser calculado o valor do desconto considerando ou não o valor cobrado pelas disciplinas em regime de dependência. Essa configuração somente será verificada quando o desconto for cadastrado em percentual, pois quando definido em valor o mesmo sempre será considerado.
Incide sobre disciplinas de adaptação: essa configuração definirá se deverá ser calculado o valor do desconto considerando ou não o valor cobrado pelas disciplinas em regime de adaptação. Essa configuração somente será verificada quando o desconto for cadastrado em percentual, pois quando definido em valor o mesmo sempre será considerado.
Observação: esta configuração de incidência sobre disciplina de dependência e adaptação somente será válida se a forma de cobrança da mensalidade for por disciplina.
Bloqueia alteração do desconto: quando marcada esta opção não será permitido que na aplicação do desconto o valor ou percentual do desconto sejam alterados.
Considera na dívida ativa: quando esse parâmetro estiver marcado, o desconto será considerado no cálculo do valor da parcela inadimplente para inclusão na dívida ativa.
Controla limite de reprovações: esta opção serve para controlar a quantidade de reprovações do aluno, caso este ultrapasse a quantidade de reprovações permitidas, perderá o desconto. Assim que selecionada esta opção os campos “máximo de reprovações” e “motivo” serão apresentados para que possa ser configurado o limite de reprovações que o aluno poderá ter para poder receber o desconto.
Máximo de reprovações: campo para informar o máximo de reprovações aceitas. O campo será exibido quando o campo “Controla limite de reprovações” estiver marcado;
Motivo: campo para informar o motivo. O campo será exibido quando o campo “Controla limite de reprovações” estiver marcado.
Desconto: nessa aba é possível relacionar um ou mais descontos que não serão concedidos simultaneamente com o desconto atual, ou seja, se o aluno possuir determinado desconto, não poderá receber outro. Exemplo: Se o desconto que está sendo cadastrado é uma Bolsa 50% e na aba Descontos não concomitantes é informado um desconto Convênio Prefeitura, caso o aluno possuir o desconto Convênio Prefeitura, o sistema não irá permitir conceder a Bolsa 50%.
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