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Registro online: Banco do Brasil

O sistema disponibiliza o registro online de boletos pelo Banco do Brasil. Para utilizar, deve-se seguir as orientações abaixo:

Operações disponíveis




Particularidades



Procedimentos para configuração e disponibilização do Remessa on-line em novos clientes


1. O primeiro procedimento a ser feito é, verificar se o MentorWeb possui o serviço de integração com o Banco e então, deve-se realizar a devida coleta de dados com o cliente. Para isso, precisaremos solicitar ao cliente:

2. Seguir as instruções deste endereço: https://developers.bb.com.br/how-to-begin. O cliente é quem deve realizar o cadastro, e o mesmo poderá solicitar o auxílio da Edusoft, caso necessário. Deve-se seguir as orientações abaixo detalhadas:

3. Com o agendamento definido, antes da execução do processo, deve-se confirmar/solicitar à infra, que o sistema esteja trabalhando em HTTPS. Neste caso, se o sistema não estiver configurado, o cliente deverá enviar outro certificado digital.


4. Com os títulos atuais devidamente atualizados, deve-se configurar a conta bancária de acordo com a documentação de Cadastro de contas bancárias do sistema.

5. Com a conta bancária configurada, deve-se gerar uma parcela de validação da integração. Deve-se atentar-se aos dados cadastrais da pessoa física responsável da parcela (endereço de cobrança e CPF) e ao vencimento do título.

6.Após a geração do título, é interessante conferir a alinhar com o cliente, o tempo em que o sistema deve tentar registrar os títulos. A configuração está em Configurações do Financeiro > aba título > campo Quantidade (minutos) após o registro que o título será enviado para registro online com o banco.

7. Deve-se verificar na consulta de remessa on-line (disponibilizar a action jsf/financeiro/remessa/remessaonlinecon.jsf no perfil de usuário se necessário), se o título foi registrado com sucesso. Caso a situação encontre-se pendente, pode-se filtrar novamente na tela pela situação e forçar a integração. Se o retorno for sucesso, a integração estará funcionando.

8. Caso ocorra falha no processo, deve-se verificar o motivo e avaliar com a documentação. Em alguns casos, trata-se de configuração, e em outros, pode haver algum ajuste necessário no sistema. Caso as configurações não resolvam a falha, deve-se entrar em contato com o desenvolvimento para avaliar o caso de forma mais técnica.

9. Esclarecer ao cliente que os processos não previstos no registro on-line (Cancelamento, Alteração e Baixa) devem continuar sendo registrados manualmente via arquivo remessa.

10. Orientar o cliente sobre a configuração de “registro sob demanda” nas contas financeiras, caso o cliente deseje que os títulos sejam gerados e registrados pelo próprio aluno ou seu responsável.


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