Configurando o envio de WhatsApp no Mentor Mensageria

Funcionalidade disponível a partir da versão 08.11.00 do sistema. Vale ressaltar que a rotina antiga de WhatsApp foi removida, assim como os números cadastrados anteriormente a essa nova funcionalidade.

Ao acessar as configurações da mensageria e selecionar a opção “WhatsApp” no campo “tipo de mensagem”, será exibida a tela de configuração das instâncias do WhatsApp. Nesta tela, é possível criar ou editar instâncias. Para criar uma instância, basta selecionar a opção vazia no campo 'Instância' ou botão “+” e opção “Novo”, preencher os campos necessários e salvar. Para editar uma instância, é necessário selecioná-la no campo 'Instância'.

Instância: filtro para a seleção de uma instância já cadastrada ou cadastrar uma nova instância.
Instância para notificações padrões do sistema: trata-se da instância padrão do sistema, sendo possível definir apenas uma instância como padrão. A instância selecionada será a utilizada nas rotinas: envio de boletos, assinatura eletrônica e notificações de prova online.
Ativo: campo que determina se a instância está ativa ou não. Quando inativa, ela simplesmente não será exibida nas telas que possuem integração com o WhatsApp. Importante ressaltar que o campo “ativo” não se refere à permissão de envio de mensagens pela instância, mas sim ao controle da exibição da instância em telas de envio de WhatsApp.
Descrição: a descrição da instância. Ela será exibida ao pesquisar pela instância em outras telas que possuem a integração do WhatsApp.
Nome de contato da instância: nome do contato da instância a ser enviado pelo WhatsApp. Esse campo será enviado nas mensagens quando o campo “Notificações do WhatsApp” do cadastro de pessoa física, aba de dados complementares, estiver vazio. Dessa forma, uma mensagem será enviada, questionando se a pessoa permite receber notificações por WhatsApp. Se a resposta for afirmativa, este campo (ou seja, o nome do contato da instância junto com o número de telefone da instância) será enviado.
Status de conexão com o dispositivo: o status de conexão. Neste campo, sempre serão exibidas duas conexões: desconectado ou conectado. Quando estiver desconectado e o usuário possuir permissões de segurança no security (Security > Perfil do usuário > Selecionar “comum” no campo “módulo” > Selecionar “processo” no campo “tipo”. Após essa seleção, surgirá a opção “Permite conectar instâncias WhatsApp a dispositivos”), um código QR code será exibido para realizar a conexão com o dispositivo.
Data da última notificação da instância: a data da última mensagem enviada por esta instância e pode ser proveniente de todas as rotinas do sistema que enviam notificação de WhatsApp. Em outras palavras, ao enviar uma mensagem utilizando esta instância em qualquer uma das rotinas mencionadas, o campo de data será atualizado. Com base nesse campo, o sistema contará a diferença de dias com a data atual e caso seja maior ou igual a 10 dias, a instância enviará uma notificação padrão para ela mesma “Esta notificação foi enviada para manter a instância conectada”.
Instância ID: id da conta disponibilizada ao contratar o serviço de mensageria de Whatsapp.
Token: token da conta disponibilizada ao contratar o serviço de mensageria de Whatsapp.
Número de tentativas: utilizado para determinar quantas vezes o sistema deve tentar enviar uma mensagem.
Nível de log: escolher o nível de log.
Mensagem para aceite de notificações: mensagem de aceite a ser enviada via WhatsApp. Esta mensagem será incluída nas mensagens quando o campo “Notificações do WhatsApp” na seção de dados complementares do cadastro da pessoa física estiver vazio. Assim, a mensagem será enviada, contendo também as opções “permito” e “não permito”, permitindo que a pessoa escolha se deseja ou não receber notificações via WhatsApp. Ao fazer a escolha, o campo correspondente no cadastro da pessoa será atualizado com a opção selecionada. Importante: após enviar a mensagem de aceite, o campo “Notificações do WhatsApp” automaticamente receberá o valor de não permite.

Veja um exemplo da 'Mensagem para aceite de notificações':

  • Mensagem cadastrada:


  • Mensagem recebida no WhatsApp:


Além dos campos citados, também será exibida uma tabela de permissões. Nesta tabela, é possível definir quem possui permissão para enviar mensagens através de cada instância específica. Quando uma pessoa ou setor não possuir permissão, a instância não será listada nas telas de envio de mensagens de WhatsApp. Por outro lado, quando a pessoa ou setor possuir permissão, a instância será exibida nas telas de envio de mensagens:

Tipo de responsável: possui as opções fixas “setor” e “pessoa”.
Setor/Pessoa: permite a seleção de um setor ou pessoa física, sendo que o campo trará apenas setores e pessoas físicas que estão ativas e visíveis conforme filtro de compartilhamento em componente de lista de seleção.


Além das configurações mencionadas anteriormente, é viável estabelecer conexões com dispositivos. É necessário que o usuário tenha permissão para conectar ou desconectar instâncias à dispositivos. Caso contrário, será mostrada a mensagem na tela “O seu usuário não possui permissão para conectar instâncias a dispositivos”. Para conceder essa permissão, é essencial seguir as etapas: Security > Perfil do usuário > Selecionar “comum” no campo “módulo” > Selecionar “processo” no campo “tipo”. Após essa seleção, surgirá a opção “Permite conectar instâncias WhatsApp a dispositivos”. Habilitando essa opção, a mensagem desaparecerá e o usuário estará apto a conectar e desconectar dispositivos. A ativação dessa medida de segurança resultará na exibição da seguinte tela:

Observações: Para conectar a instância, basta escanear o QR Code. Para desconectar, clicar no botão “+” e na opção “desconectar”.


Enviar mensagem de teste

Após informar as configurações da instância, selecione a opção “mensagem de teste” no botão flutuante:

Ao clicar no botão, será aberta a tela para informar o número de celular destinado aos testes. Após inserir o número, clique em “enviar” para prosseguir com o processo.



Para acessar a documentação técnica e os passos de Instalação e Configuração do Mentor Mensageria, clique aqui

Atenção: Após a contratação do serviço efetivada, a Edusoft deverá acessar este documento (acesso restrito) para configurar a instância do cliente.

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