Com este recurso é possível que os usuários utilizem a conta do Google para enviar e-mails pelo sistema, a partir do Google Cloud Console que é configurado no recurso de mensageria.
Pré-requisitos:
Para que seja possível realizar o envio de e-mails aos alunos, professores e demais pessoas da instituição, é necessário que seja configurado o ID e a chave secreta do cliente.
Para realizar estas configurações, deve-se acessar o módulo Comum, menu de Configurações > Mensageria:
Ao clicar, deverá selecionar o Tipo de mensagem que deseja-se configurar. Neste caso, deve-se selecionar o tipo de mensagem “E-mail”.
Ao selecionar o tipo de mensagem “E-mail”, o campo “Tipo de autenticação” será apresentado em tela, com duas opções: Padrão ou Google OAuth. Nessa configuração, selecionaremos o Google OAuth para prosseguir com a configuração:
Para saber mais a respeito das configurações do Mensageria com o Google OAuth para o envio de e-mails, clique nas abas abaixo:
Para configurar o Google OAuth, é necessário ter uma conta no Google Cloud Console.
Após criar a conta no Google Cloud Console, siga o passo a passo abaixo para gerar as chaves de acesso, que serão posteriormente vinculadas ao Mentor Web.
1º passo: após a criação da conta no google console, acessar o link https://console.cloud.google.com/ e clicar em: APIs e serviços:
2º passo: será necessário acessar a tela de permissão Oauth para posteriormente criar as credenciais da aplicação. Para acessar a tela de permissão, deverá clicar em “Tela de permissão Oauth”:
3º passo: ao acessar a tela de permissão OAuth, selecionar o user type “Externo” e clicar em criar. Quando o google redirecionar para a próxima tela precisamos preencher alguns campos conforme abaixo:
4º passo: após preencher os campos da aba na tela de permissão OAuht, a próxima aba será a de escopos e nessa aba não é necessário preencher nenhum campo.
5º passo: a penúltima aba que é apresentada no google console, é a de usuários de teste. Será necessário inserir um e-mail que será utilizado para logar na autenticação do mensageria. Dica: utilizar o próprio e-mail em que está logado no google console.
6º passo: após salvar e continuar estamos aptos a criar a credencial que utilizaremos na configuração do mensageria. Para isso, basta clicar em: Credenciais.
7º passo: Ao clicar em Credenciais, a tela abaixo será exibida. Para prosseguir com a criação das credenciais, clique no botão Criar credenciais no topo da tela e selecione a opção ID do cliente OAuth.
8º passo: após clicar em “ID do cliente OAuth” será aberta a tela de preenchimento da criação do ID que deverá ser preenchida conforme abaixo:
9º passo: após clicar em Criar, o Google Cloud Console gerará o ID do cliente e a chave secreta do cliente que serão utilizados na configuração do Mentor Web. Para acessar esses dados, clique no nome da credencial criada no passo anterior. Com o ID e a chave secreta copiados, você poderá prosseguir com a configuração da mensageria diretamente no Mentor Web.
Para mais detalhes, continue a leitura na seção “Configurações na mensageria” deste documento.
Agora que já possuímos o ID e a chave secreta do cliente, podemos continuar com a configuração no mensageria.
Após selecionar o tipo de autenticação OAuth:
A título de curiosidade, segue abaixo os limites de envio por parte de alguns servidores de e-mail:
Servidor de E-mail | Minuto | Hora | Dia | Mês |
---|---|---|---|---|
G Suite - Google | Não há limite | Não há limite | 2.000 | Não há limite |
Free Gmail | Não há limite | 20 | 100 | 3.000 |
Office365 | 30 | Não há limite | 10.000 | Não há limite |
GoDaddy | 200 | 300 | 250 (Possibilidade de aumentar a quantidade diária, porém, com custo adicional) | Não há limite |
Rackspace | Não há limite | Não há limite | 10.000 | Não há limite |
Yahoo! Mail Plus | Não há limite | 100 | 500 | Não há limite |
Host Gator | Não há limite | 500 | 12.000 | Não há limite |
Ao realizar as configurações de envio de e-mail, é possível preencher algumas informações automaticamente a partir do botão “Carregar modelo padrão”, localizado ao final da tela:
Ao selecionar um provedor de e-mail, os campos abaixo serão preenchidos automaticamente:
Então, pode-se realizar as alterações conforme necessidade e completar as configurações.
Ainda nas configurações do Mensageria, é possível definir uma ordem de envio dos e-mails. No caso, quando a instituição enviar um e-mail, o sistema respeitará a ordem configurada na tela abaixo:
No exemplo acima, ao enviar um e-mail, o sistema seguirá a seguinte ordem de envio:
Para alterar a ordem de envio, basta clicar sobre o número da ordem e arrastar para a posição desejada, conforme apresentado no GIF abaixo:
Após definir a nova ordem, deve-se clicar no botão Gravar para que as ordens sejam redefinidas.
Envia cópia: ao marcar este parâmetro, além de enviar o e-mail ao destinatário de prioridade superior, enviará uma cópia para os próximos destinatários marcados com este parâmetro. Veja um exemplo:
Ao final da tela de configurações do Mensageria, é possível configurar um rodapé para os e-mails a serem enviados:
Após definir o rodapé, deve-se clicar em Gravar, e então, o rodapé será apresentado nos e-mails conforme configurado:
Após concluir as configurações, orienta-se realizar o envio de uma mensagem de teste, a fim de certificar-se que as configurações estão corretas.
Para enviar o e-mail de teste, deve-se clicar no botão flutuante (localizado ao final da tela), e selecionar a opção “Mensagem de teste”, e posteriormente informar o destinatário. Recomenda-se utilizar uma conta de destinatário na qual a instituição possua acesso, para confirmar o recebimento do e-mail.
Neste envio de e-mail, será validado se:
Após essas validações, se o e-mail teste foi recebido, poderá iniciar os envios das mensagens de e-mail. Caso ocorra algum erro em tela, ou não receba o e-mail, deverá revisar as configurações informadas.
Ao confirmar o devido funcionamento das configurações de e-mail e execução do serviço de Mensageria, é necessário colocar o serviço em modo de produção para que inicie o envio de mensagens do sistema. Para isso, deve-se:
Durante as configurações do Mensageria, ou até mesmo, durante a execução do serviço, algumas situações/erros podem ocorrer. Abaixo, seguem algumas situações que já ocorreram durante as configurações e que foram solucionadas com as orientações indicadas:
1) Erro original: javax.mail.MessagingException: Could not convert socket to TLS;nested exception is: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target.
- Deve-se retirar o escaneamento SSL ou retirar o escaneamento de envio de e-mail SMTP do antivírus.
2) Deve-se verificar a quantidade de e-mail que o provedor possibilita enviar por dia. Caso a quantidade enviada for igual à máxima permitida pelo seu provedor, os e-mails ficarão numa fila aguardando 24 horas para reenviar. Obs.: Caso a cota seja excedida, será notificado via e-mail sobre esta informação. Também poderá acompanhar pelo log da mensageria em Log Serviço.
3) Deve-se verificar o tamanho máximo de anexo que o provedor permite enviar. Caso um e-mail tenha um anexo maior que o permitido pelo seu provedor, o mesmo será barrado e consequentemente, não será enviado.
4) Quando não enviado e-mails pelo Gmail, deve-se verificar se foi ativado o envio de e-mail através de aplicativos menos seguros:
https://support.google.com/mail/answer/13287?hl=en
https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps
https://myaccount.google.com/security?utm_source=OGB&pli=1#connectedapps → Permitir aplicativos menos seguros
5) Caso não esteja realizando o envio de e-mails, pode-se alterar as configurações de envio para modo DEBUG. Com esse modo ativado, será possível obter informações mais detalhadas, que poderão facilitar na identificação do problema. PORÉM, este modo deverá ser alterado para WARN, depois que o serviço estiver funcionando.
6) Caso no Gmail, mesmo realizando e validando todos os itens citados acima, porém ainda não está enviando os e-mails, recomenda-se seguir os seguintes passos:
Para acessar a documentação técnica e os passos de Instalação e Configuração do Mentor Mensageria, clique aqui
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