Configuração do Mensageria para envio de e-mails

Para que seja possível realizar o envio de e-mails aos alunos, professores e demais pessoas da instituição, é necessário que seja configurado o servidor e a conta de e-mail a ser utilizada.

Para realizar estas configurações, deve-se acessar o módulo Comum, menu de Configurações > Mensageria:

Ao clicar, deverá selecionar o Tipo de mensagem que deseja-se configurar. Neste caso, deve-se selecionar o tipo de mensagem “E-mail”.


Para saber mais a respeito das configurações do Mensageria para o envio de e-mails, clique nas abas abaixo:

Configurações do Mensageria

Após selecionar o tipo de mensagem, será apresentada a tela de configurações do mensageria:


Para realizar as configurações, é necessário que sejam preenchidos os seguintes campos:

Servidor de e-mail: deve-se informar o servidor de e-mail que será utilizado pela instituição.
Porta: deve-se verificar nas configurações pertinentes do servidor de e-mail utilizado, qual a porta a ser informada, bem como, o tipo de segurança da conexão. Por exemplo, o servidor SMTP do Gmail utiliza com o tipo de segurança de conexão TLS, a porta 587 e com o tipo de segurança SSL, a porta 465.
Segurança da conexão: deve-se informar a segurança da conexão com o servidor de e-mail e a porta.
Versão do Protocolo: pode-se informar a versão do protocolo de segurança.
Utiliza autenticação: quando marcado, indica que será utilizada autenticação.
Usuário: quando marcado a opção “Utiliza Autenticação”, é necessário informar o usuário e a senha de acesso da conta utilizada como remetente no respectivo servidor de e-mail. Quando não marcado que a configuração de e-mail utiliza autenticação, não solicitará os dados de “Usuário” e “Senha”.
Senha: deve-se informar a senha do usuário informado, que acessa a conta de e-mail do remetente.
Nome do remetente: deve-se informar o nome do remetente.
E-mail do remetente: é obrigatório o preenchimento do e-mail do remetente.
Número de tentativas: deve-se informar o número de tentativas para o envio de e-mail. O serviço respeitará esse valor para tentar enviar a mensagem.
Número de mensagens por lote: por padrão, esse campo será apresentado com valor 95 (noventa e cinco), mas pode-se alterar o valor, porém, o número máximo permitido é 100 (cem), mas orienta-se validar qual o limite máximo de envio de mensagens que seu provedor de e-mail disponibiliza.
Utiliza e-mail da conta como remetente: quando marcado, utilizará o e-mail cadastrado no campo “E-mail do remetente” para envio das mensagens. Ao marcar este parâmetro, habilitará o parâmetro “Permitir a pessoa visualizar o remetente ao responder o e-mail?”.
Permitir a pessoa visualizar o remetente ao responder o e-mail?: quando marcado, habilitará no e-mail o campo “Responder para”, possibilitando que o e-mail seja respondido para o remetente configurado. O padrão para os clientes deverá ser marcado, que é como o processo ocorria anteriormente. Clientes que desejarem não utilizar esta função, deverão desmarcar o parâmetro.
Quantidade de envio por minuto, hora, dia e mês: pode-se informar a quantidade de envio de e-mails por minuto, hora, dia ou mês.
Nível de log: nível de Log se refere ao quão detalhada a mensagem gerada é. Os Níveis de Log referem-se ao tipo de severidade escrita no Arquivo de Log. Quando utilizado o nível DEBUG, por exemplo, coletará muitas informações. Desta forma, será mais fácil encontrar e corrigir um possível erro. Esta opção é indicada para o processo de configuração do Mensageria, pois caso ocorra algum erro, será possível corrigir antes de liberar o processo para funcionamento em produção. Em contrapartida, se utilizar esta opção em produção (após a validação das configurações do mensageria), poderá sobre carregar o sistema. O ideal a ser utilizado em produção é o nível ERROR, pois todos os erros que ocorrerem no processo serão registrados, e as informações coletadas com este nível de Log já serão suficientes para a correção/solução do erro. Os níveis de log são: “FATAL”, “ERROR”, “WARN”, “INFO” e “DEBUG”.

Limites de envio de e-mails de alguns servidores

A título de curiosidade, segue abaixo os limites de envio por parte de alguns servidores de e-mail:

Servidor de E-mail Minuto Hora Dia Mês
G Suite - Google Não há limite Não há limite 2.000 Não há limite
Free Gmail Não há limite 20 100 3.000
Office365 30 Não há limite 10.000 Não há limite
GoDaddy 200 300 250 (Possibilidade de aumentar a quantidade diária, porém, com custo adicional) Não há limite
Rackspace Não há limite Não há limite 10.000 Não há limite
Yahoo! Mail Plus Não há limite 100 500 Não há limite
Host Gator Não há limite 500 12.000 Não há limite

Carregar modelo padrão

Ao realizar as configurações de envio de e-mail, é possível preencher algumas informações automaticamente a partir do botão “Carregar modelo padrão”, localizado ao final da tela:



Ao selecionar um provedor de e-mail, os campos abaixo serão preenchidos automaticamente:



Então, pode-se realizar as alterações conforme necessidade e completar as configurações.

Prioridade de envio

Ainda nas configurações do Mensageria, é possível definir uma ordem de envio dos e-mails. No caso, quando a instituição enviar um e-mail, o sistema respeitará a ordem configurada na tela abaixo:


No exemplo acima, ao enviar um e-mail, o sistema seguirá a seguinte ordem de envio:

  • Primeiramente, buscará o e-mail institucional do destinatário para enviar o e-mail.
  • Caso o destinatário não possua e-mail institucional, o sistema buscará o próximo da ordem, no caso, o e-mail pessoal do destinatário.
  • Caso o destinatário não possua e-mail pessoal, o sistema buscará o próximo da ordem, no caso, o e-mail alternativo do destinatário.

Para alterar a ordem de envio, basta clicar sobre o número da ordem e arrastar para a posição desejada, conforme apresentado no GIF abaixo:



Após definir a nova ordem, deve-se clicar no botão Gravar para que as ordens sejam redefinidas.

Envia cópia: ao marcar este parâmetro, além de enviar o e-mail ao destinatário de prioridade superior, enviará uma cópia para os próximos destinatários marcados com este parâmetro. Veja um exemplo:

Rodapé de e-mail

Ao final da tela de configurações do Mensageria, é possível configurar um rodapé para os e-mails a serem enviados:



Após definir o rodapé, deve-se clicar em Gravar, e então, o rodapé será apresentado nos e-mails conforme configurado:

Mensagem teste

Após concluir as configurações, orienta-se realizar o envio de uma mensagem de teste, a fim de certificar-se que as configurações estão corretas.

Para enviar o e-mail de teste, deve-se clicar no botão flutuante (localizado ao final da tela), e selecionar a opção “Mensagem de teste”, e posteriormente informar o destinatário. Recomenda-se utilizar uma conta de destinatário na qual a instituição possua acesso, para confirmar o recebimento do e-mail.



Neste envio de e-mail, será validado se:

  • As configurações informadas estão corretas;
  • O serviço de Mensageria está respeitando as configurações;
  • Está realizando a conexão entre Mentor e Servidor de e-mail corretamente.

Após essas validações, se o e-mail teste foi recebido, poderá iniciar os envios das mensagens de e-mail. Caso ocorra algum erro em tela, ou não receba o e-mail, deverá revisar as configurações informadas.

Execução do serviço de Mensageria

Ao confirmar o devido funcionamento das configurações de e-mail e execução do serviço de Mensageria, é necessário colocar o serviço em modo de produção para que inicie o envio de mensagens do sistema. Para isso, deve-se:

  • Acessar o aquivo “\edusoft\servicos\mensageria\context.xml”;
  • Editar o item “iniciaEmModoTeste”, alterando de “true” para “false”;
  • Reiniciar o serviço do Mentor Mensageria.
  1. No Windows: Execute o “C:\edusoft\servicos\mensageria\Parar serviço.bat” e depois “C:\edusoft\servicos\mensageria\Iniciar serviço.bat”
  2. No Linux: Execute o comando “/ etc / init .d / EdusoftServicoMensageria stop” e depois “/ etc / init .d / EdusoftServicoMensageria start”.

Erros conhecidos com o serviço de envio de e-mails

Durante as configurações do Mensageria, ou até mesmo, durante a execução do serviço, algumas situações/erros podem ocorrer. Abaixo, seguem algumas situações que já ocorreram durante as configurações e que foram solucionadas com as orientações indicadas:

1) Erro original: javax.mail.MessagingException: Could not convert socket to TLS;nested exception is: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target.

- Deve-se retirar o escaneamento SSL ou retirar o escaneamento de envio de e-mail SMTP do antivírus.


2) Deve-se verificar a quantidade de e-mail que o provedor possibilita enviar por dia. Caso a quantidade enviada for igual à máxima permitida pelo seu provedor, os e-mails ficarão numa fila aguardando 24 horas para reenviar. Obs.: Caso a cota seja excedida, será notificado via e-mail sobre esta informação. Também poderá acompanhar pelo log da mensageria em Log Serviço.


3) Deve-se verificar o tamanho máximo de anexo que o provedor permite enviar. Caso um e-mail tenha um anexo maior que o permitido pelo seu provedor, o mesmo será barrado e consequentemente, não será enviado.


4) Quando não enviado e-mails pelo Gmail, deve-se verificar se foi ativado o envio de e-mail através de aplicativos menos seguros:
https://support.google.com/mail/answer/13287?hl=en
https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps
https://myaccount.google.com/security?utm_source=OGB&pli=1#connectedapps → Permitir aplicativos menos seguros


5) Caso não esteja realizando o envio de e-mails, pode-se alterar as configurações de envio para modo DEBUG. Com esse modo ativado, será possível obter informações mais detalhadas, que poderão facilitar na identificação do problema. PORÉM, este modo deverá ser alterado para WARN, depois que o serviço estiver funcionando.


6) Caso no Gmail, mesmo realizando e validando todos os itens citados acima, porém ainda não está enviando os e-mails, recomenda-se seguir os seguintes passos:

  • Primeiro passo: Verificar na caixa de entrada, do e-mail configurado, se não foi recebido nenhum e-mail ou notificação do Google com os temas “Alguém tem sua senha” ou “Tentativa de login bloqueada”. Caso exista, deverá aparecer um link com a label “REVISAR SEUS DISPOSITIVOS AGORA” ou algo semelhante, onde deverá clicar neste link e liberar o acesso para todos os dispositivos.
  • Segundo passo: Ainda logado no Gmail e no mesmo navegador, acessar o link https://accounts.google.com/DisplayUnlockCaptcha, clicar em continuar, ou se solicitar novamente login, insira os dados de acesso a conta do Gmail.
  • Terceiro passo: Tentar novamente enviar um e-mail de testes.

Para acessar a documentação técnica e os passos de Instalação e Configuração do Mentor Mensageria, clique aqui


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