Requerimentos no portal do professor

Detalhamento de como funciona o processo de requerimentos via portal do professor.


Solicitação de requerimentos

Para que um requerimento apareça a um professor no portal do professor, para que ele possa solicitar, é necessário a criação de um requerimento indicando que a pessoa do requerimento é do tipo professor, ou então não especificar nenhum tipo, assim todas os portais conseguem solicitar, inclusive o portal do professor. Além disso, só será exibido no portal do professor caso a opção de “disponível no portal” esteja marcada. Configurar conforme imagem abaixo: Requerimento na Secretaria

Para realizar a seleção do requerimento é necessário clicar no requerimento no portal do professor via tela de seleção de requerimentos: Seleciona Requerimento no Portal do Professor

Além de preencher as informações do requerimento e solicitar o mesmo: Solicita Requerimento

IMPORTANTE: Os requerimentos solicitados pelo portal do professor só podem ser feitos pelo usuário logado, não sendo mais possível solicitar requerimentos em nome de outros alunos. Esta alteração foi feita na versão 09.01.04.00.

Requerimentos solicitados

Para consultar os requerimentos solicitados o professor poderá visualizar através da tela de requerimentos solicitados no portal do professor. Dentro da tela terá vários filtros, um deles é filtro de solicitante, onde o professor poderá indicar ele mesmo na busca (é sempre o primeiro carregado no campo) ou então um dos alunos ao qual ele é responsável por lecionar. Conforme imagem abaixo: Requerimentos solicitados

Uma vez filtrado o solicitante, na listagem aparecerá os requerimentos daquele solicitante, podendo abrir e ver o detalhamento dos mesmos. Ou seja, o acompanhamento de todas as tramitações realizadas naquele requerimento.

Requerimentos em análise

Em 1º lugar, para poder solicitar um requerimento a um professor e o mesmo realizar uma tramitação indicando deferimento/indeferimento, é necessário que no cadastro do requerimento, na aba “Trâmites” indique que a pessoa responsável por realizar a operação é o professor da disciplina. Conforme imagem abaixo: Aba Trâmites

Em seguida, no cadastro do requerimento, deve ser indicada uma interface que execute um serviço de consulta, retornando as turmas ou disciplinas disponíveis para que o solicitante possa selecioná-las e o professor responsável possa analisá-las. Quando não houver esse vinculo com o professor, o requerimento não será exibido ao professor, dessa forma requerimentos relacionados a turma/disciplinas do professor ficarão disponíveis para ele e não para os demais professores, assim cada um sendo responsável por seu escopo acadêmico. Para configurar essa interface é necessário seguir os passos abaixo:

  • Criação de uma interface do tipo cadastro:

Cadastro de Interface

  • Inserção da tabela de requerimentos solicitados na interface, indicando um serviço externo de consulta dos dados de turma/disciplina para seleção no requerimento posteriormente:

Edição da interface - Serviço Externo

  • Inserção de campo de turma na interface (turma de destino da tabela de requerimentos solicitados, se atentar ao campo de valor padrão, pois pode variar de serviço para serviço):

Edição da interface - Tabela

  • Depois de criado a interface, voltar ao cadastro de requerimento e indicar o código da interface:

 Inserir Interfaces no Requerimento

  • Por fim, dentro das configurações da interface indicar o campo de turma/disciplina de destino, conforme imagem abaixo:

Configuração da Interface no Requerimento

Uma vez terminado de adicionar a interface é só solicitar um requerimento indicando uma turma/disciplina, assim o professor dessa turma/disciplina indicada poderá realizar o deferimento/indeferimento do trâmite (deverá ter atenção a qual consulta é selecionada na interface, pois dependendo do serviço outros critérios precisaram ser atendidos para que seja retornado as turma/disciplinas para seleção na abertura do requerimento): Solicitar Requerimento

Aparecendo na tela de requerimento em análise o requerimento solicitado ao professor da disciplina: Requerimento solicitado pelo aluno

IMPORTANTE: Os requerimentos só poderão ser visualizados e tramitados pelos professores, quando esses requerimentos tiverem vínculo com as turma/disciplinas do professor, além de que, para fazer deferimento/indeferimento via setor de trabalho só é possível via módulo de requerimento, para exibir em análise no portal é necessário indicar o professor responsável da disciplina na aba trâmites do cadastro do requerimento.